Pais, o momento é de reflexão!!!



CARLOS LUQUETTI
(*) Carlos Luquetti

Deixando de lado a conotação comercial que paira sobre o “Dia dos Pais”, comemorado no 2º domingo do mês de agosto, a data foi oportuna para nos levar a uma importante e significativa reflexão: como teu filho te vê?
Talvez esta resposta neste exato momento não soe como deveria soar no seu íntimo, e a resposta para si mesmo, deixa algo a desejar, ainda mais sabendo que ser Pai nunca foi e nem será uma tarefa fácil, mas existe um caminho onde esta nobre missão é totalmente possível e está ao alcance de todos.
Algumas atitudes podem nos levar a este caminho, ser Pai envolve dedicação, justiça, amor, paciência, disciplina e, principalmente tempo.
É através do tempo que precisamos criar um ambiente familiar de amor. O futuro de nossos filhos depende muito do ambiente familiar. Se eles não receberem amor enquanto crianças, logo se tornarão pessoas frias, solitárias e rebeldes. Também precisamos aprender a ser amigos deles, não permitindo que se tornem estranhos a nós mesmos.
Um grande erro desta era de modernidade é os Pais preferirem comprar os filhos ao invés de gastar tempo conversando com eles. Enchem os armários de brinquedos, porém não separam um minuto para uma conversinha amigável.
Temos o hábito de ficar apenas no trono para julgá-los, quando na verdade, precisamos incentivá-los no fracasso e apoiá-los no sucesso das suas próprias decisões, mas para que isto flua, se faz necessário cultivarmos diariamente a sua amizade.
A intimidade que eles têm conosco depende da maneira como os tratamos nos primeiros vinte anos de vida.
Você pode agora estar dizendo... Mas sou separado, não tenho tanto convívio com o meu filho, mas posso lhe afirmar, caro leitor, amigo e Pai... Hoje em dia, com as facilidades comunicacionais: email, torpedo, orkut, celular, dentre outros, você não manterá contato e acesa a chama da amizade com seus filhos somente se não quiser.
Estamos precisando ficar vigilantes e muito mais presentes nas vidas de nossos filhos, pois a qualidade dos relacionamentos entre pais e filhos está se degradando a cada dia.
A grande maioria dos lares foi transformada em campos de batalha, onde Pais e filhos se digladiam numa luta sem fim. Quando as pessoas discutem, o que acontece na verdade é um jorrar de coisas negativas do seu próprio interior que são exteriorizadas. Quanto mais se discutem, mas sujo fica o ambiente familiar. Toda luta é originada nesta esfera da vida natural.
Talvez, esta seja a situação do seu lar; talvez você não saiba onde errou ou o que fazer para viver tempos de tranqüilidade e paz de espírito, no entanto, a resposta está mais próxima do que imagina. Eis que é chegada à hora de atrair os filhos ao seu verdadeiro PAI. Deus é o alvo dos pais que verdadeiramente amam o Senhor.
Ao crermos em Jesus, recebemos o Espírito Santo e nossa vida se faz nova em todo o seu interior, dando-nos uma habilidade para vivermos numa outra esfera, sobrepujando a vida natural.
No mundo, eis que as mais diversas mudanças acontecem em frações de segundos, seja na política ou na economia, estamos sempre vivendo num constante processo de aprendizagem e a vida entre Pais e Filhos, não é diferente desta conotação; também precisamos mudar nosso estado de espírito.
Um sábio provérbio diz que “a criança entregue a si mesma envergonhará os seus pais”, assim sendo, precisamos aprender a importância de alimentar à mente de nossos filhos com coisas positivas e sem dúvida, a televisão não é o melhor meio para tal.
Salomão, em sua inenarrável sabedoria advertiu: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”.
Na rapidez dos tempos, também irá chegar à hora em que nosso verdadeiro Pai nos perguntará... O que fizestes do meu filho? Em que caminho os instruiu?
Ainda está em tempo de você resgatar o amor do seu filho!!! Assuma este compromisso diante de Deus. Assim como nós, “PAIS” devemos ser os verdadeiros amigos dos nossos filhos, nós também precisamos ser leais a Deus!!! Somente ele será capaz de nos auxiliar, dar a sabedoria necessária para sairmos da influência do mundo levando nossos filhos conosco.
Quem de fato deve ser o melhor amigo de nossos filhos? O mundo é cruel e se nossos filhos não forem nossos amigos, certamente o traficante de drogas, o marginal e outros terão muito prazer em ser!!!
Precisamos andar com Deus para que nossos filhos tenham um referencial. Não basta apontar a direção e pronto, precisamos andar na frente para que eles possam nos seguir.
Pense nisto e reflita...
Para seus filhos, quem é o melhor exemplo de Honestidade?...Quem é o melhor exemplo de Justiça?... Amor e Temor a Deus?
Se a resposta para a maioria destas perguntas for qualquer outra pessoa que não você mesmo, está na hora de você rever como você vive a sua vida. O que você for, muito provavelmente eles serão.
Outra ação muito comum nos dias de hoje é os pais trabalharem por horas e horas a fio tentando acumular riquezas, esquecendo-se de passar momentos com seus filhos, participarem de sua criação e evolução e quando se dão conta, tem apenas uma relação de bens a declarar no seu imposto de renda, enquanto o seu verdadeiro tesouro presenteado por Deus, “seu filho” este, ele acabou perdendo.
Tomará Deus que você nunca tenha que tirar seu filho da sua relação de dependentes.
Os filhos são a expressão dos pais. Sendo assim, é realmente importante que os pais sejam modelos para os filhos, levando-os pelo temor ao Senhor, geração após geração.
Que Deus abençoe nosso lar e nossos filhos.

(*) O autor é Jornalista, Assessor Institucional, Articulista e Membro da Comunidade Evangélica Adoradores Ágape.
Autor: Carlos Roberto Luquetti


Artigos Relacionados


Sal Da Terra E Luz Do Mundo (mt 5,13-16)

Educação Se Aprende Em Casa

Para Sempre

Coragem Para Ter Filhos

Controle Remoto

Dia Dos Pais

Um Tapinha NÃo Mata, Educa