ATEÍSMO



ATEÍSMO

“Se o gênio é uma grandeza, a bondade é uma excelência. O homem mais digno é aquele que mais se preocupa com o bem geral, procurando com a força de o seu espírito corrigir os males e minorar os sofrimentos dos infelizes”.

(Coelho Neto).

Ainda se concebe nos dias atuais, pessoas desprovidas de fé, que não acreditam na existência de Deus? Tudo é possível. Queria lembrar nesta matéria que o grande Thomas Edson, quando se referia à religião, afirmava que era pura ilusão. “Nada é maior que o pensamento humano”, indago: Quem deu este pensamento a ele? Responda se for capaz. Em oura afirmativa George W. Foote dizia: “As mulheres ainda sentirão orgulho por não terem jamais contribuído uma linha sequer na redação da Bíblia”. Meu Deus, quanta heresia.

O que é “Ateísmo”? É a doutrina Filosófica que nega a existência de Deus, pelo simples fato que isso não pode ser provado pelas leis racionais. O Ateísmo, no sentido mais amplo da palavra, é apenas a falta da crença em um deus.“ Não é uma religião, não é uma crença, não afirma ter as respostas “como as religiões”, não dizem que podem definir a moralidade” como os religiosos” e não é uma “Filosofia de vida”, mas é apenas um quadro em branco sobre o qual se pode construir uma filosofia de vida, baseada na razão. Um aspecto interessante, que vale ser relato diz que, quando um ateu morre, costuma vagar por certo tempo, que pode ser longo, numa espécie de escuridão, próxima ao Umbral, num nevoeiro negro e denso. Sente profunda depressão, porque não entende o que lhe aconteceu, não abrindo, assim, seu espírito para as vibrações superiores, para a luz.

Como surgiu esta doutrina? Dizem os estudiosos que foi um movimento reprimido pelas religiões, foi considerado um movimento do “diabo”, dos desertores de deus, um movimento herege e por isso passível de punição de morte, porém historicamente, o Ateísmo desenvolveu-se na “idade de ouro” da humanidade, durante o Renascimento, que foi um movimento que rompeu com a idade mais escura da humanidade 400 anos de obscuridão, sem nenhum progresso tecnológico e cientifico pela perseguição aos cientistas, que eram considerados bruxos e feiticeiros, fato que mesmo a Igreja Católica reconheceu e até pouco tempo se desculpou.

Vale ressaltar que a Doutrina Espírita nos dias de hoje ainda é discriminada por certas religiões e nos apelidam de feiticeiros e bruxos e nem por isso, deixamos de acreditar no Pai Celestial e em Jesus nosso Irmão Maior, e filho de Deus. O Ateísmo também é considerado um movimento que se identifica com o Iluminismo e esta na base do desenvolvimento de Filosofias-Culturais como a Democracia, Liberalismo, Humanismo, Anarquismo e Socialismo. Segundo dados fornecidos por estudiosos e publicados em enciclopédias, em 1994 o Ateísmo contava com cerca de 240 milhões de adeptos e contrários a qualquer tipo de religião e mais de 9oo milhões diziam-se não religiosa e sem nenhum tipo de crença.

Reunindo um total de um bilhão de pessoas, cerca de 20% da população do planeta Terra. Afirmando eles que só perdem para os adeptos do Cristianismo. É bom frisar que este percentual já diminuiu bastante, visto que, muitos dos descrentes, passaram a acreditar no Ser Supremo, que é Deus. Continuando aquele relato em que falo sobre a morte dos ateus, quando chegam às colônias, não conseguem ver Deus, mas o sentimos com maior intensidade que na Terra. Torna-se óbvia, chegando à espiritualidade, a presença de Deus. Não há como duvidar, mas sempre há os ateus, que ainda estão fortemente ligados à carne e se recusam a crer. Fato tão notório como o clichê popular que diz: “Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come”, “seguro morreu de velho, desconfiado ainda vive”, só que este viver em nossa opinião é para eles pura ilusão.

Mesmo quando de chegados à colônia permanecem ateus, são persistentes mesmos. É necessária paciência e muita com eles. Entende-se que quando encarnados, nada viam além deste mundo material.

Raciocínio rasteiro, o deles, preso aos instintos, o homem devia reproduzir e perpetuar a espécie, o mundo era um caos, o acaso era responsável por tudo e a inteligência era uma lenta evolução. Os ateus têm muitas explicações racionais para tudo. Quando chegam ao mundo espiritual, um tremendo choque levam.

Os cépticos são ateus mais não religiosos, o primeiro com 240 milhões de pessoas ativas, eles se orgulhos de ter em suas galerias figuras exponenciais como: Aristóteles, Sócrates, Platão, Protágoras, Hegél, Marcelo Mastroianni, Lionel Jospin, Henry Ford, Ernest Hermingway, Ronald Reagan Júnior, Thomas Jefferson, Mikhail Gorbashov, Willians Gates III “Bil Gates”, Abrão Lincoln, Napoleão Bonaparte, Dalai Lama (afirmou não existir nenhum criador), Fernando Henrique Cardoso, Paulo Freire, Jorge Amado, Alberto Santos Dumont, Carlos Drumonnd de Andrade, Paulo Francis, Mão Tse-Tung entre outros.

Vocês acreditam que Sócrates e Platão e outros desta listagem, sejam ateus ou tenham sido ateus ou hereges? Devemos oram muito pelos ateus, para que seus espíritos sejam verdadeiramente iluminados. Se Deus deu ao homem o Livre-arbítrio, escolher viver entre o bem e o mal, só podemos afirmar uma coisa, eles escolheram o mal, mas para ele o mal representa o bem. Deus criou o mundo de acordo com as leis universais. Desse modo, o bem e mal são forças estáticas, mas forças em movimentam e que saturam os elementos universais. Se Deus não existe, quem poderá salvar os ateus? Os ateístas acreditam que dentro deles está à salvação e que eles chamam de humanismo, é a própria educação, é a própria filosofia de vida, o racionalismo, é o educar para eliminar a ignorância e construir um mundo melhor para si e o próximo. Faça a indagação se o ateu não acredita em Deus, por que ele fala em salvação?

Para os ateus a prova que Deus não existe é simplesmente a falta de provas de sua existência, seria o mesmo se os perguntassem, qual a prova que Papai Noel não existe, enquanto houver ignorância no mundo, a figura paterna de um deus será as respostas para os problemas que afligem a humanidade.

Pensar assim é criancice. Sinceramente os ateus não têm respaldo legal para afirmar que Deus não existe, são tão ingênuos que o Humanismo será a sua salvação, tirando estas aberrações de afirmativas de outras religiões em tempos antigos: como “A terra é o centro do universo”, “No planeta Marte moram seres evoluídos espiritualmente”, “o fim do oceano é o inferno, se formos reto cairemos num imenso buraco”, “Cristo virá a terra em 1844”, “Mundo acabará em 1874”, “1914” a segunda data e 1975 a terceira”. “O fim do mundo será em 1999 no mês de julho”, afirmações feitas por Testemunhas de Jeová, Igreja Católica, Nostradamus, Doutrina Espírita. São tão preconceituosos que afirmam que a religião é: Preconceituosa, Machista, Assassina, Totalitária e Pessimistas. Pelo que vejo nas entrelinhas desta matérias os ateus são fanáticos “do nada”, prepotentes, arrogantes, e é bom que coloquem na cabeça, eles só têm duas certezas: O nascimento e a morte. O nascimento já enfrentaram e a morte na concepção ateísta é o fim de tudo, quer dizer: vieram ao orbe para nada, mas antes deveriam ter nascidos como irracionais.



ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI-ALOMERE AOUVIRCE
Autor: Antonio Paiva Rodrigues


Artigos Relacionados


A Religião Certa? O Deus Certo?

Todos Somos Ateus

Todos Somos Ateus

Apresentação De Deus A Ateus

Cientistas X Deus

Deus

Quem Matou Deus?