Motivação Própria



Motivação própria

Motivação é um tema que está em moda há algum tempo. Provavelmente em função das mazelas dos tempos modernos, afinal, o mau do século é a depressão. Acontece que motivação como se apresenta por aí é um produto muito perecível. Em geral no dia seguinte você já não tem mais motivação. Por causa disto sou cético com relação a motivação de equipes. Acredito que não funciona.

Em primeiro lugar quero dizer que entendo motivação, como sendo um motivo para se ter uma ação. Olhando por este prisma percebemos porquê esta motivação como se vende, não funciona. Temos de ter um pingo de respeito pela individualidade de cada um. Perceber que cada pessoa vai se motivar por razões diferentes. Este é um fator que tem diversas variantes, desde a educação e cultura de cada um até sua saúde e relacionamento familiar. Podemos concluir que não é possível obter um bom resultado tratando a todos da mesma maneira.

Entendo que é inteligente orientar cada profissional, a identificar e buscar sua motivação individualmente. É uma questão de valores. Alguns irão trabalhar melhor, pensando que o resultado de seu trabalho vai prover o futuro de seus filhos. Outros pensam em sua aposentadoria. Alguns estão de olho em oportunidades para sua carreira. Certos profissionais focam na vida financeira. E assim por diante.

Não há dúvidas de que uma pessoa motivada trabalha melhor, e conseqüentemente tem um resultado melhor em sua função. Mas como fazer para manter sua equipe motivada? Colocar toda equipe num auditório e contratar um palestrante motivacional ? Oferecer maior remuneração? Criar campanhas com prêmios? Você pode fazer tudo isso, mas saiba que será passageiro, e não convencerá a todos. Se você lidera uma equipe converse com cada um individualmente, oriente que busque sua motivação interior e trabalhe sobre ela. Um profissional que se auto motive vale ouro. Ajude sua equipe a atingir este ponto, será bom para eles e bom para você. Se você é um vendedor e está em busca de motivação, pergunte a si mesmo: Porquê devo sair de casa de manhã para ir trabalhar? O que estou indo buscar em minha profissão? O que devo levar para casa no fim do dia? Lembre-se, a verdadeira motivação está dentro de você. Abraços e boas vendas!

Este artigo está disponível em:
http://evandrox.wordpress.com/
Lá você encontrará outros artigos, dicas de filmes e livros, sempre com enfoque em vendas.
Autor: Evandro X


Artigos Relacionados


MotivaÇÃo: Ter Ou NÃo Ter, Eis A QuestÃo!

Essa Tal Motivação

O Profissional De Vendas E Sua Auto-motivação.

Relacionamento, Conhecimento E Motivação – O Tripé Do Sucesso

Influência Da Motivação No Processo Ensino Aprendizagem

Motivação?

Motivação E Determinãção