Metas e Objetivos – Roteiro pratico



Metas e Objetivos – Roteiro pratico
Por Luiz Dos Reis Lana
Gestor/consultor técnico em serviços autorizados desde 1981
Luizlana@somambiente.com.br

Tanto no ambiente empresarial quanto no âmbito pessoal, cumprir metas, cotas, objetivos tornou-se imperioso, sempre ouvimos falar delas, visto a necessidade de obtenção de resultados reais, alcance da competitividade profissional ou aumento da performance pessoal. A falta de compromisso com metas e objetivos leva à inapetência financeira e profissional do individuo e organização, levando o profissional e empresa a se auto mutilarem e depredarem os resultados que poderiam ser facilmente alcançados com a organização no cumprimento das metas.
Cumprir uma meta ou objetivo exige alguns ingredientes do profissional ou organização que se não utilizados podem dificultar, retardar, e até mesmo impedir por completo que um mérito ou situação seja atingido. No cumprimento de metas e objetivos muitas vezes tem-se que ter visão sistêmica da situação, onde o afastamento do problema, que está levando-se ao uso máximo da performance, sem atingir naquele momento os resultados esperados, contribui para uma melhoria e aumento da capacidade de atingir os objetivos com as metas. Quando queremos ver a terra, só a conseguimos ver através de um satélite distante, ou tem-se que afastar até a lua, portanto nem sempre o viver a situação de forma permanente é melhor maneira para encontrar a solução.
Para tornar mais seguro e retilíneo o alcance das metas e objetivos deve-se:
- Ter em detalhes de forma clara o que quer conseguir e alcançar, expectativas e objetivos confusos, ninguém conseguirá cumpri-los e se cumprir não terá consciência do dever cumprido com metas.
- Manter uma postura de ação permanente e focada para o caminho da meta, a dispersão e diversificação apenas contribuirá para colocar no caminho mais uma meta que não será cumprida adequadamente. Uma equipe voltada para dobrar o faturamento não pode ser a mesma que estará trabalhando para abertura de uma outra filial.
- Manter uma visão sistêmica sobre o objetivo a alcançar, para que se necessário, mude a rota, ajuste a meta, a condicione a parâmetros reais; o que você quer é possível? Verificou o ambiente interno e externo onde realizará a meta? Verificou situações conjunturais alheias aos objetivos traçados? Seu comportamento com a situação esta pertinente à situação exigida?
- Gerenciar periodicamente a meta traçada até atingi-la, não adianta elaborar-se um sem numero de propósitos e não geri-los, conseguindo os resultados de forma aleatória e na sorte. Isto causará uma inapetência de propósitos e objetivos no futuro.
- Se o seu carro quebrou na beira da BR, ali não é o melhor lugar para procurar o melhor mecânico ou eletricista e sim consertá-lo da melhor forma disponível no momento, para que chegue ao destino e depois, ajustar a manutenção na sua cidade ou chegada. Não atrase o cumprimento de metas procurando em situações emergenciais dentro da empresa, deixar parado funções buscando apenas o melhor, um simples operador de caixa que fura com a empresa, pode significar horas do gestor preciosas, que poderiam ser melhor utilizadas, em outro setor da empresa. Porque não procurar um paliativo momentâneo, evitar momentaneamente o perfeccionismo do Rh, e resolver a situação com calma posteriormente?
- Aprender a dar o devido peso e apreço em cada situação, não se consegue cumprir objetivos, quem desfoca por qualquer coisa que arranhe suas emoções ou equilíbrio. Procure caminhar frente a problemas, saiba que eles sempre existirão, e ainda, aprenda a ver o problema muitas vezes quando é possível, como um luxo, se seu importado top quebrou, não perca o dia irado xingando, dê graças a Deus por ter este problema, já imaginou quantos pegam ônibus, posturas como esta o ajudará a resolver o problema de forma racional e a evitar de desperdiçar energia, esta ultima altamente essencial no cumprimento de metas e objetivos.
- Nos desvios momentâneos e periódicos que acontecem com os objetivos, não se esqueça nunca que um dos pré requisitos do sucesso é a persistência, procure voltar imediatamente ao seu objetivo. Aconteceu um incidente que o impediu de concluir um curso ou projeto? Retorne imediatamente após a normalização da situação.
- Mantenha sempre a ética e transparência no cumprimento das metas, o verdadeiro valor em atingir um objetivo se dá, conseguindo-se pelo esforço, competência e retidão. Basta olhar para a política, resultados contábeis de empresas não idôneas, relatórios de vendas irreais de algumas empresas e vendedores, que temos a resposta. Mudar o padrão de comportamento na dificuldade de atingir objetivos ou pegar atalhos não lícitos, só contribuirá para depredar a sua conduta e a da empresa.
Autor: LUIZ DOS REIS LANA


Artigos Relacionados


AlcanÇando O Objetivo

Objetivos, Metas E Estratégias

Papo De Coaching Com Thiago Cury

Papo De Coaching Com Thiago Cury

O Que é Coaching?

Metas Para A Prosperidade

Ensinando A Aprender: O Que é Coaching?