A educação sobre principios e valores (Editado)



A escola é históricamente usada de acordo com os interesses do Estado, é na verdade um bom mecanismo de dominação e adestramento de individuo, que torna-se capaz de enfrentar os conflitos sociais, como a exploração do trabalho sem perceber. Os indios lutaram muito para impedir a entrada dos jesuitas, sobre tudo na região de mata atlântica, onde ao subir a escarpa os jesuitas mantinham escolas catecistas na tentativa de colonizar indios e transformar a fé e a cultura, ou seja, o juizo de valor dos indios. É bem comum o "uso" da escola, para propósitos politicos e economicos financeiros, deixando de lado a causa nobre da educação. Na´industrialização getulista a escola ganhou força, leis legitimavam a necessidade da escola em todo o território nacional, mas, contudo, era no intuito de atingir os interesses do Estado. O uso da escola na industrialização serviu para construir uma massa capaz de ler e escrever, assim, trabalhar com maquinários fordistas e também uma massa que comprava. Nos cinquenta anos em cinco de JK, isto também ocorreu, a escola precisava construir uma massa capaz de atuar nas industria multinacional, ou pelo menos esta era uma das exigências.Alem de nestes dois momentos da história da educação brasiliera, serem caracterizados pela separação evidente entre os filhos de operários e escola para operários como o SENAI (1950) e a divisão do ginásial e colégial, favorecendo os filhos da elite, que eram preparados para universidade

Agora não é diferente, se refletir profundamente encontraremos a resposta que diz respeito ao uso da escola com principios capitais, ou seja uma escola que ainda hoje separa a elite e o filho do operário porem está divisão se dá em dois campos; o privado e o publico. A secretária do Estado da educação de SP, contribui muito com esta lógica, pagando pouco ao profissional educador e principalmente tentando suprimir a subjetividade, a desenvoltura da educação como "libertária" (FREIRE,2007). O principio que está sendo esquecido é os principios do cristianismo, do amor da sabedoria de Deus, do carater, da Verdade.
Existem escola que atuam com principios do cristianismo e o melhor, nâo estão ligadas à nenhuma igreja, e unificam as religiões, em Cristo, no amor na união. Plantando uma semente de paz e liberdade.
Autor: Marcio de Castro Domeneguetti


Artigos Relacionados


Escola X Educação

Gestão Escolar

EducaÇÃo De Qualidade

''disciplina E Limites Na Educação Básica E Na Família''

Gestão Participativa Na Escola

Processo Ensino-aprendizagem: Uma Tarefa Da Escola E Da Família

Escola Integrada E PolÍticas PÚblicas