A epopéia da gestão: Seres Humanos não são robôs



Segundo o dicionário Aurélio, a palavra “epopéia”, no sentido figurado, significa uma série de grandes acontecimentos, e como o título sugere será mesmo a vida do gestor uma epopéia, não precisamos nos basear em estudos mais complexos, pois é notável a complexidade em modelos de gestão, variando de empresa para empresa. Alguns acontecimentos fazem parte da rotina de um gestor, dentre os quais o mais importante é como lidar com as pessoas, independente de estar no contato direto com público, é algo que vai além do status hierárquico. Mas como sair de algumas situações complexas? Para uma melhor compreensão é necessário observar os processos de administração.

Os processos de administração se realizam através das relações entre planejamento, organização, execução e controle, que fortalecem a gestão e a empresa. Neste conjunto estão inseridas as relações de decisões sobre a missão que a empresa deverá possuir para com a visão de futuro atinja metas e construa uma empresa com sucesso, estando inserida nessas o crescimento profissional, a valorização dos colaboradores, sendo estes os impulsionadores para o fortalecimento das empresas. Ao planejar o gestor definirá estratégias utilizando cronograma, ou seja, criando um projeto, determinando quais e quantas pessoas participaram deste, recursos, e necessariamente utilizando balanços numéricos e sobre o desenvolvimento do projeto como seu resumo, e com isso parte para a organização, um dos pontos críticos, ou seja, a tomada de decisões, analisando objetivos e trabalhos que serão realizados, sendo um dos fatores para a divisão de trabalho, hierarquia, que se inicia nos primórdios da história da humanidade. Esta organização deverá se pautar nos requisitos básicos, como a análise geográfica, de produtos, áreas de conhecimento, clientes e funcional, para assim conseguir destacar-se no “produto final”, que é o lucro. Na execução, além da elaboração de planos para atingir metas na realização das atividades, em especial as vendas que serão consequência de bom treinamento e reflexo de boa gestão. Para o controle devem ser levantadas avaliações de situações e como evitar possíveis desafios futuros, monitorando e acompanhando o desenvolvimento da empresa, porém, o processo não termina neste ponto, é apenas um dos elementos desse processo administrativo.

Dentre as problemáticas enfrentadas nas empresas, destacam-se as más condições de trabalho, centralização de poder, falta de motivação, equidade, iniciativa e cooperação. Quanto às más condições de trabalho, estas não se detêm apenas as quantias que cada trabalhador deve receber, mas sim aos recursos utilizados por ele em suas atividades diárias, favorecendo melhor cuidado com sua saúde, evitando assim possíveis doenças, que podem fazer a empresa perder uma mão-de-obra que oferece boa produtividade, além disso, as empresas devem investir na qualificação desses profissionais, consequentemente qualidade nas condições de trabalho favorece melhor produtividade, motivação, e crescimento profissional, sendo necessário um maior investimento do empresário em ambientação, podendo poupar futuramente gastos, sendo este um detalhe inserido na visão de futuro da empresa.

Quando se trata de pessoas, não se pode observá-las num contexto único, mas que cada uma possui características únicas, ou que todo o processo de administração se dará sob a completa paz possível. Como todo processo, este está em constante conflito, em especial as relações entre as pessoas. Como os seres humanos não são robôs e possuem sentimentos, as relações entre os profissionais sempre se pautam na competitividade e na busca por destaque, sendo necessário um controle sobre determinadas situações, que vão desde fofocas a simples demissões por medo do colega “tomar” a vaga, e estes tipos de conflitos podem trazer o insucesso de uma empresa, não somente sob o aspecto interno, mas reflete também ao cliente uma péssima imagem da empresa. Ao chegar ao ponto cliente, os maiores problemas dos colaboradores estão nesta relação, sendo necessário um maior equilíbrio profissional, mostrando responsabilidade ao defender a empresa, e este é um ser humano, não perfeito, que sempre aprende, e desenvolve-se, colaborando para o crescimento da empresa, não sendo apenas um mero reprodutor, como um simples robô, este colaborador merece ser tratado como a própria empresa, pelo empresário.
Autor: RICARDO SANTOS DE ALMEIDA


Artigos Relacionados


Motivação Nas Organizações

O Papel Do Gestor Na Pequena E Média Empresa

Análise Comparativa Da Utilização Do Balanced Scorecard - Bsc E A Gestão Economica - Gecon

"rh - Papel Fundamental E Importante"

Recursos Humanos ? Conceitos, Definições E Planejamento

O Primeiro Treinamento, A Gente Nunca Esquece

Treinamento E Desenvolvimento De Pessoas