MELHOR IDADE & MELHOR IMÓVEL



MELHOR IDADE & MELHOR IMÓVEL


Oscar Niemeyer, 102 anos, diariamente molda as curvas de sua arquitetura. João Havelange, 93, presidente de honra da FIFA, é atuante cartola do futebol internacional. Nelson Mandela, 91 anos, continua como ativa personalidade internacional. E para citar alguns que já se foram: Pablo Picasso faleceu com 92 anos, criando seu admirável cubismo e destroçando corações femininos. Roberto Marinho, falecido aos 99 anos, até seus últimos dias mostrou ao Brasil como fazer TV. A poetisa goiana Cora Coralina, 96, até seus últimos dias, descreveu com rica poesia o cotidiano do homem do interior.

Peço sua licença para citar todos esses que são, e que foram, personagens de nossa história, para entrar num tema que está – muito pouco ainda, diga-se – presente no dia a dia de nossa atividade: Mercado Imobiliário para Pessoas da Melhor Idade.
Você, arquiteto, incorporador, construtor, empreendedor. Você corretor de imóveis, ou profissional do setor, quando projeta, quando constrói, e quando comercializa um imóvel você tem essa visão, isto é, pensa como seu cliente viverá nele, quando tiver uma determinada idade? 75, 80, 85 anos, por exemplo? Como ele, morador, irá ligar a televisão na tomada? Como ele irá se equilibrar no box do banheiro? Como seu cliente irá esquentar sua prosaica sopinha na cozinha, cujo piso é de valorizados e elegantes, porém, perigosamente escorregadios, porcelanatos?
Raríssimas empresas têm tido essa preocupação, essa visão. Eu, particularmente, conheço somente uma empresa construtora, em São Paulo/Capital. Há também algumas poucas ONGs desenvolvendo projetos e campanhas.
Não seria bobagem dizer que o corretor de imóveis, ou profissional do setor, terá que ter, num médio ou longo prazo, uma enorme preocupação com esses itens. Essa matéria terá que estar presente na avaliação e descrição do imóvel. Por que não?
Como será o texto do um anúncio de um imóvel no jornal (ainda se anunciará imóveis em jornais?!) ou em sites? Talvez:

Excelente apartamento, localizado em prédio com excelente acessibilidade, rico em rampas com corrimão, elevadores com portas largas e números grandes; 3 dormitórios, com armários embutidos de altura limitada; W.C.s equipados com hastes de aço nas paredes; box com banquetas de apoio; copa e cozinha, com armários de fácil acesso; todos esses ambientes com piso antiderrapante seguro e maçanetas de fácil manuseio; todas as tomadas e interruptores há 1m de altura; área de lazer com piscina rasa e aparelhos fitness adaptados. Linhas de créditos especiais para melhor idade.”


Antes de indicarmos um imóvel a um cliente, teremos que observar algumas características do prédio, das casas, dos condomínios, sempre pensando na acessibilidade de seus futuros moradores.
Essa preocupação fará, com certeza, parte de nossa rotina de trabalho.

Você, amigo da Rede, acha isso tudo acima uma miragem? Então, prepare-se! E rápido! Vamos aos números:

fonte IBGE


Em dezembro de 2.008, data da última pesquisa, o IBGE anunciou que em 2.015 os brasileiros viverão em média 74,8 anos.
Não podemos nos esquecer dos problemas que virão a reboque disso. Alguns: um maior (ainda maior!) déficit da previdência; uma forçada adaptação da infraestrutura hospitalar (uma internação hospitalar de uma pessoa na terceira idade tem um custo muito maior do que pessoas mais jovens), transporte público, etc., só para citar alguns.
Sem falar no aspecto cultural. O tratamento cotidiano dispensado a essas pessoas, nos dias de hoje, é simplesmente vergonhoso, absolutamente humilhante. Não temos transporte público adequado, com mínima acessibilidade. Não temos sequer calçadas decentes para que essas pessoas caminhem sem risco de quedas. Não os respeitamos, não os valorizamos.
Nós, amigos da REDE, temos muito a pensar, e principalmente, fazer!

“Na juventude deve-se acumular o saber. Na velhice fazer uso dele.”
(Jean-Jacques Rousseau, escritor e filósofo suíço, 1.712 / 1.778).
Autor: aloisio gondim


Artigos Relacionados


Site GrÁtis Para Imobiliarias E Corretores De Imóveis

O Que Faz Um Corretor De Imoveis?

Pontos Importantes Na Aquisição De Um Imóvel.

Comprar Imoveis Em Manaus?

27 De Agosto - Dia Do Corretor De Imóveis

Dica Para Vender Seu Imóvel:

Metro Quadrado Não é Parâmetro Para Analisar Investimento Em Imóvel