A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E O PAPEL DA ESCOLA



A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E O PAPEL DA ESCOLA

“ Um dia, a Terra vai adoecer.
Os pássaros cairão do céu,
Os mares vão escurecer,
E os peixes aparecerão mortos na correnteza dos rios.
Quando esse dia chegar, os índios perderão o seu espírito,
Mas vão recuperá-lo para ensinar ao homem branco
a reverência pela sagrada terra.
Aí, então, todas as raças vão se unir sob o símbolo do arco-íris
para terminar com a destruição.
Será o tempo dos Guerreiros do Arco-Íris.”

Profecia feita há mais de 200 anos por “Olhos de Fogo”
uma velha índia Cree.


O tema meio ambiente é hoje um dos temas transversais que requer uma postura afinada do corpo pedagógico da Escola no sentido de desenvolver uma prática eficaz , envolvente e compromissada de todos os que fazem o caminhar pedagógico do ambiente escolar e a história de vida da comunidade escolar como um todo. A Escola é de grande importância para a introdução da conscientização ecológica e para a geração de mecanismos de cidadania ambiental , pois é na escola que se formam consciências , divulgam – se ideologias e compreendem – se os fatores de diversos das relações entre as sociedades.
A Constituição em vigor abre em seu artigo 225 a necessidade de Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e propugna evidentemente o processo de conscientização da sociedade no que diz respeito à temática do meio ambiente. É preciso efetivar esta prática na escola indo além das efemeridades ou oportunidades pontuais de divulgar, implementar e desenvolver a defesa do ambiente e dos que dele vivem.
Vivemos dilemas muito graves no que diz respeito a problemas ambientais e precisamos urgentemente rever nossas ações no uso dos recursos e na busca de alternativas ao consumo que vem sendo praticado nos dias de hoje e que tem relação direta e efetiva com o sistema em que vivemos e na forma como muitos vêem os recursos naturais. É urgente o engajamento da Escola e dos que dela fazem parte em um processo de discussão dos problemas ambientais e da busca de soluções que tenham cunho efetivo na certeza do compromisso de cada ser com a terra. As ações de conscientização ambiental devem ser incentivadas e ampliadas no espaço da Escola e em seu entorno para dar aos indivíduos e comunidades a certeza de seu papel na mudança de hábitos , ações e formas de consumo.
Questões como a geração de resíduos, atividades industriais, ocupação de espaços urbanos, desigualdade social, exclusão, dilemas do sistema tem de fazer parte de um processo de formação dos que buscam a Escola na certeza plena de alcance de um processo vivencial de luta por um ambiente ecologicamente equilibrado e propiciar de melhorias para todos.
O mundo moderno fundamentado por um processo dinâmico de avanço no processo de comunicação deve ser pautado também na lógica de revisão das ações do sistema na natureza e na busca incessante de uma nova forma de ver a natureza evitando sua degradação e geração de conseqüências que certamente prejudicarão a todos de maneira indistinta , pois a poluição é democrática e rápida em suas conseqüências. A temática ambiental deve acompanhar o processo de discussão da prática pedagógica e fazer parte do currículo da Escola como parâmetro definitivo para um aprendizado autônomo, criativo e engajado.
É importantíssimo que as gestões da Escola procurem desenvolver no processo de funcionamento da prática escolar espaços para promover conscientização, ação engajada, discussão de papéis e funções da sociedade diante da questão ambiental e incentivar o conhecimento dos bens ambientais do local onde os estabelecimentos escolares se insere e outros ambientes mundiais como um todo.
A Escola deve ser um ambiente de discussão constante sobre as políticas ambientais e o processo de gestão das iniciativas públicas e privadas e seus reflexos no ambiente. A justiça social e a cidadania são vitais para alcance de um processo de paz ambiental em nosso planeta e cabe aos educadores buscar metodologias que ajudem seus alunos a entender criticamente o processo de obtenção de riquezas pelos membros da sociedade e os reflexos dessas atitudes no nosso ambiente.
É vital que se faça um aprendizado ecológico dentro e fora da Escola para que reinem justiça social, cidadania ambiental firme , ética ambiental e geração de processos de responsabilidade social na vida futura dos alunos com gestores do mundo nos diversos setores da vida. É preciso que se busque uma formação que faça com que os educandos sejam artífices de uma nova ordem onde a natureza seja o elemento maior de defesa, consciência e, sobretudo de cidadania ecológica plena e real.
É preciso incentivar momentos de discussão da questão ambiental numa perspectiva sempre ativa que leve os alunos a desfrutar de um processo de consciência ambiental estimulada pela Escola e fortalecida pela comunidade. Aos membros da Escola (professores, gestores, orientadores, supervisores, psicólogos, coordenadores, etc) cabe uma missão: LUTAR POR UM MUNDO AMBIENTALMENTE JUSTO E SOCIALMENTE IGUALITÁRIO PARA TODOS.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


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