O SEGREDO DA PROSPERIDADE DE ASA



O SEGREDO DA PROSPERIDADE DE ASA

Às vezes para alguém prosperar tem que primeiro fazer uma faxina. Foi isto o que o rei Asa de Judá fez. Este relato começa dizendo que Asa fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor seu Deus. Mas, concretamente, o que foi que ele fez? Fez uma faxina espiritual em seu reino.

“Abias dormiu com seus pais, e o sepultaram na cidade de Davi, e Asa, seu filho, reinou em seu lugar; nos seus dias esteve a terra em paz dez anos. E Asa fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor seu Deus. Porque tirou os altares dos deuses estranhos, e os altos; e quebrou as imagens, e cortou os bosques. E mandou a Judá que buscasse ao Senhor Deus de seus pais, e que observasse a lei e o mandamento. Também tirou de todas as cidades de Judá os altos e as imagens; e sob ele o reino esteve em paz. E edificou cidades fortificadas em Judá; porque a terra estava quieta, e não havia guerra contra ele naqueles anos; porquanto o Senhor lhe dera repouso. Disse, pois, a Judá: Edifiquemos estas cidades, e cerquemo-las de muros e torres, portas e ferrolhos, enquanto a terra ainda é nossa, pois buscamos ao Senhor nosso Deus; buscamo-lo, e deu-nos repouso de todos os lados. Edificaram, pois, e prosperaram” 2 Crônicas 14.1-7.

A primeira coisa que ele fez foi tirar os altares dos deuses estranhos. Isto parece até uma tremenda contradição. Então havia altares dedicados a deuses estranhos no meio do povo de Deus? Sim, certamente. O mesmo povo que vira sinais, prodígios e maravilhas da parte de Deus, o mesmo povo que saíra do Egito com mão poderosa e braço estendido, teve o desplante de afrontar o Deus todo-poderoso adorando a deuses pagãos, imagens de escultura, demônios, na realidade.

Em nossos dias, dias de crise, dias de recessão, dias de miséria e fome, o povo de Deus tem buscado uma saída, pela fé, pela oração, pela confiança em Deus, para prosperarem no meio dos desdouros de nossa era.

O problema é que muitos fiéis à religião não tem recebido essas bênçãos. A prosperidade tem andado longe deles.

Será que estão fazendo uma faxina abençoada em suas vidas? Você pensa que não é possível, até hoje, mantermos altares de deuses estranhos em nosso meio? É possível, sim. Não altares de bronze, ou prata, ou pedra, mas altares espirituais, adoração estranha, culto espúrio, incenso falsificado.

É incrível como tantos estão inconscientes a isto.

Hoje a sensualidade reina como deusa, principalmente no Brasil. Existe muita maldade grassando em nossa terra, o que afasta a prosperidade divina. Existem, também, os absurdos, os paradoxos, as contradições, os disparates. Acabei de ler em uma revista brasileira que nosso país gasta por ano NOVE BILHÕES DE REAIS com animais de estimação.

Lembrei-me de uma música que dizia: “Troque seu cachorro por uma criança pobre”. Eu moro em um Estado, a Paraíba, onde os cães são quase venerados. Quando falei que este gasto anual é absurdo em um país onde a fome ainda mata muitas pessoas miseráveis, algumas pessoas protestaram imediatamente, dizendo:

- Os bichinhos também precisam viver.

Conheci uma senhora que estava reclamando que sua luz estava dando quase 150 reais. Ela gasta mensalmente, somente com banho e tosa dos seus animais mais de 200 reais.

Asa mandou que o povo buscasse ao Senhor e tirou das cidades de Judá as imagens e os altos. Que abençoada faxina! Qual foi a conseqüência disto?

“E sob ele o reino esteve em paz. E edificou cidades fortificadas em Judá; porque a terra estava quieta, e não havia guerra contra ele naqueles anos; porquanto o Senhor lhe dera repouso. Disse, pois, a Judá: Edifiquemos estas cidades, e cerquemo-las de muros e torres, portas e ferrolhos, enquanto a terra ainda é nossa, pois buscamos ao Senhor nosso Deus; buscamo-lo, e deu-nos repouso de todos os lados”.

Que maravilha, não foi?

Enquanto a terra ainda é nossa, vamos aproveitar. Enquanto ainda podemos pregar o santo Evangelho de Cristo, vamos aproveitar. Enquanto ainda podemos freqüentar nossas igrejas, vamos aproveitar. Enquanto ainda temos liberdade de expressão, vamos aproveitar. Como disse o profeta:

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. Is 55:6.

Vamos aproveitar a bênção. Vamos aproveitar a trégua. Vamos aproveitar o momento. Vamos aproveitar a oportunidade. Porque, semelhantemente ao que aconteceu com Asa e com o seu povo, tudo isto também vai acontecer conosco.

“Edificaram, pois, e prosperaram”. Eis aí o segredo – a faxina. Que glória! Isto vai acontecer com todos nós, se tão somente nos dispormos a ser fieis ao Senhor em tudo, limpando o que existe de errado em nossa vida e passando a edificar a obra que o Senhor nos destinou. Como bem disse o Senhor a Israel:

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. 2 Cr 7.14.
Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


Rei Perverso Converte-se Ao Senhor

Com O Coração Inteiro Para Deus

O Segredo Da Prosperidade De Ezequias

RevelaÇÕes Que O EspÍrito Santo Traduz Do Que Ouvimos De Deus Atraves Da Palavra.

Um CoraÇÃo Inteiro

Os Mandamentos De Deus

Em Anatote