O Brasil do Pós "Pré Sal"



O Brasil do Pós "Pré Sal"
Muito se tem falado do "Pré Sal", mas o que vem a ser esse tão falado pré Sal? Trata se de uma bacia muito grande de petróleo, que se encontra no oceano abaixo da camada de sal, a profundidades que variam de 2 a 8.000 metros. A área de extração de Petróleo se inicia no litoral do Espírito Santo, e vai até o litoral de Santa Catarina, perfazendo em torno de 145.000km².
O Brasil ainda esta em fase de estudos para avaliar a real capacidade de extração de barris de petróleo, assim como ainda é necessário o aperfeiçoamento da tecnologia para agredir menos o meio ambiente, e ainda não se sabe exatamente quantos bilhões de barris de petróleo será possível extrair, tudo o que se sabe é que essa reserva de petróleo colocará o Brasil entre os maiores produtores de petróleo do mundo, e irá consolidar a posição de destaque que o Brasil já começa a ocupar, possivelmente nos colocando entre as grandes potencias financeiras do mundo.
No último 7 de setembro, tivemos o tão tradicional pronunciamento do Presidente Lula, onde o mesmo fez uma breve retrospectiva sobre os avanços financeiros do nosso país, e entre esses avanços se destacam:
Não só pagamos a até então impagável dívida externa, como acumulamos mais de 215.000.000.000 (duzentos e quinze bilhões) de dólares em reservas.
Mais de 30.000.000 (trinta milhões) de brasileiros saíram da linha de pobreza, e cerca de 20.000.000(vinte milhões) de brasileiros ingressaram na nova classe média.
Enfrentamos a maior crise desde 1929 e fomos um dos últimos países a sentir o impacto da crise, e um dos primeiros a sair dela.
O presidente em seu discurso, conclamou todos os brasileiros, para que acompanhem toda a discussão que será levada até o congresso em torno do assunto, pois a posição do governo, é a de criar leis que permitam que essa grande riqueza gerada, seja utilizada em favor dos brasileiros, e impeça que qualquer outro governante gaste mal essa enorme fortuna.
O mercado em toda parte do mundo, é muito suscetível a boatos, e principalmente a fatos reais, e é inegável que nesse momento, todos os olhos do mundo estejam sobre o Brasil. E o que todos nós brasileiros devemos fazer, é tal como disse o presidente, fiscalizarmos a forma como esse dinheiro será gasto, e principalmente, fiscalizarmos e analisarmos o projeto de lei que esta sendo enviado para o congresso. Pois nós temos inúmeros exemplos de países, onde foram encontradas inúmeras fontes naturais de riquezas, como petróleo, ouro, diamantes, e apesar disso esses países permaneceram na miséria, e apenas algumas poucas pessoas enriqueceram.
Nós temos o dever de batalhar junto aos nossos representantes, para reivindicarmos junto aos mesmos, que aprovem leis que protejam essa riqueza de mãos gananciosas de empresas estrangeiras, e mesmo de governantes inescrupulosos, pois apesar do grande avanço econômico que o Brasil teve nos últimos 7 anos, no campo político lamentavelmente tivemos uma série de retrocessos, e a presença do José Sarney à frente do Senado é uma prova inegável disso.
É muito bom, é fantástico comemorarmos uma data de independência, sentindo que nosso país esta se tornando enfim um gigante pela própria natureza, mas se cada um de nós não fizer a sua parte, opinando, fiscalizando, criticando, escolhendo bem os futuros governantes, essa enorme riqueza gerada pelo ouro negro, poderá ter o mesmo destino que no passado teve todo o ouro e outras riquezas extraídas do Brasil. Por isso não fique parado, vista sua camisa do Brasil, mas não só aquela do dia do jogo, mas sim vista-se de corpo e alma a camisa do Brasil, e faça sua parte, pois cada um fazendo a sua parte, aí sim como diz a letra de Joaquim Osório Duque Estrada, conseguiremos conquistar com braço forte a liberdade e igualdade.
Autor: Samuel de Sousa Santos


Artigos Relacionados


Descoberta Do Pré-sal Na Bacia De Santos. E O Desenvolvimento Sustentável?

O Fertilizante Do Futuro.

Petróleo: Preocupação Mundial

Biodiesel

Energia Magnética Vai Revolucionar O Mundo

Diga NÃo A InternacionalizaÇÃo

Repatriar Recursos Para O PetrÓleo E Outros Investimentos