O diferencial competitivo em um website
Muitos websites produzidos hoje foram bem planejados. Outros por falta de profissionalismo cometem muitos erros. Algum deles são:
1. Usar a linguagem errada para os visitantes (muito técnica, muito amigável, muito fria, etc.)
2. Carregar nos efeitos especiais (como Flash) - muitos deles não suportados pelos browsers, dificultando a navegação do usuário;
3. Fazer textos difíceis de serem lidos (branco no preto, por exemplo, com fontes pouco utilizadas);
4. Deixar obscuro para onde o link irá levar o internauta;
5. Entupir o site com gráficos que carregam muito devagar;
6. Falar sobre os patrocinadores do site, ao invés de mostrar ao visitante os motivos pelos quais ele deveria visitar aquele endereço;
7. E este talvez seja o pior de todos: dizer uma coisa no papel mas a teoria é diferente. Exemplo: Estamos aqui para servi-lo! Mas se o site torna difícil ou impossível servir o visitante, o certo seria: Não ligamos a mínima para você!
Os aspectos básicos são um grande diferencial competitivos em um website, como sempre falamos e não custa nada repetir:
OBJETIVIDADE
Vá direto ao ponto. O internauta não tem tempo para navegar em vão, portanto, disponibilizar informações sem rodeios é fundamental.
NAVEGABILIDADE
O redator para a web é o guia de turismo do site. Ele deve fisgar o visitante desde a primeira página, e dar-lhe todas as ferramentas para que ele possa navegar pela página com tranqüilidade, jamais deixando-o perdido.
VISIBILIDADE
Tornar as informações visíveis é tarefa árdua, mas o webwriter deve usar a imaginação para criar uma vitrine bem organizada, apresentando o conteúdo do site.
ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO
Para o webwriter, é essencial saber onde se encontram as informações do site que elaborou. O primeiro passo é acompanhar a construção e distribuição da estrutura. O que mais prezo em um site é a inteligência, e páginas com cérebro sempre são as que mais me dão orgulho. Um site em que você navega e percebe que foi bem pensado, mapeado e construído merece todos os louros.
DESIGN
O webdesigner deve ser o melhor amigo do webwriter - e vice-versa. A programação visual deve apoiar em todos os momentos a ação do redator web. Em outras palavras, caro amigo, se um internauta der de cara com uma página feia, baubau webwriting. Por isso o webwriter é o melhor amigo do redator online.
TECNOLOGIA
Como estamos na Web, aspectos como tecnologia podem - e devem - ajudar o redator web. Itens básicos como pop-ups, menus em DHTML e Flash são capazes de "acender" o conteúdo informativo de uma página - além do básico do básico, ou seja, links que * sempre* funcionam.
CRIATIVIDADE
A melhor definição para webwriting é "redação online criativa". Deixar o vício (e a necessidade) da rapidez para trás é essencial para quem quer escrever para a Web.
ORTOGRAFIA
O público internauta não tolera textos com erros de ortografia. Revise-os mil vezes antes de apresentá-las, e volte a passar os olhos esporadicamente no que produziu
Autor: Alexandre César B. da Cunha
Artigos Relacionados
25 Maneiras De Transformar Visitantes Em Clientes
Divulgar Site | Publicidade Online | Site Busca | Espalhando
6 Super Maneiras Para Aumentar O Tráfego Para Seu Site
Seo Conteúdo Relevante
Um Erro Muito Comum Em Web Sites Novos
ProteÇÃo E SeguranÇa Ao Navegar Na Internet
7 Grandes Erros Na Criação De Sites