ELIAS, O PROFETA MISTERIOSO



ELIAS, O PROFETA MISTERIOSO

É extraordinário como alguns homens atingiram um tão elevado nível de comunhão com Deus, que chegaram ao ponto de privar não somente de uma grande intimidade, mas também de uma perfeita identificação com Ele.

Tal foi o caso de Elias, o tisbita.

Ao predizer uma grande seca, veja a expressão que ele usa:

“Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos segundo A MINHA PALAVRA”. (I Reis 17.2 )

Ao encontrar-se com Acabe, o rei infiel, ele usa expressões de extrema autoridade, começando inicialmente com a 3ª pessoa, mas passando logo depois a usar a 1ª pessoa, ele mesmo. Confira:

“Perguntou Acabe a Elias: Já me achaste, inimigo meu? Respondeu ele: Achei-te, porquanto já te vendeste para fazeres o que é mau perante o Senhor”. (I Reis 21.20)

Quando Acazias mandou três capitães, cada um com seus cinqüenta homens, Elias demonstrou mais uma vez sua excepcional autoridade:

“Então lhe enviou o rei um capitão de cinqüenta com seus cinqüenta soldados, que subiram ao profeta, pois este estava assentado no cume do monte; disse-lhe o capitão: Homem de Deus, o rei diz: Desce.”

“Elias, porém, respondeu ao capitão de cinqüenta: Se eu sou homem de Deus, DESÇA FOGO DO CÉU e consuma a ti e a teu cinqüenta. Então fogo desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta”. ( II Reis 1.9,10 )

O mesmo aconteceu com o segundo. Elias usou o mesmo tratamento na 1º pessoa.

O terceiro capitão foi humilde, falou mansinho e foi poupado.

Foi, porém, no episódio de sua elevação ao céu que a identificação de Elias com Deus ficou mais patente.

Graças à grande insistência de Eliseu, este conseguiu ficar com Elias até o último momento, o mais glorioso, quanto Elias foi elevado ao céu em um redemoinho.

Elias ofereceu a Eliseu algo que parece incrível à primeira vista: “Pede-me o que queres que (eu) TE FAÇA”. (II Reis 2.9)
Já imaginou quanta autoridade?

O mais assombroso, contudo, foi o pedido de Eliseu: “Peço-te que me toque por herança porção dobrada do TEU espírito”.

“Tornou-lhe Elias: Dura cousa pediste. Todavia se me vires quando for tomado de ti, ASSIM TE FARÁ”. (II Reis 2.9,10)

Não é maravilhoso?
Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


Elias, Um Profeta Misterioso

Elias NÃo Subiu Ao CÉu Em Um Carro De Fogo

Elias Não Viajou Em Um Carro De Fogo

Dê-me Porção Dobrada De Ti,,,

Por Que Eliseu AmaldiÇoou 42 Rapazinhos?

Deus Leva A Sério O Que Pedimos

Segue-me - A Morte Do Ego