ADMIRÁVEL CUIDADO



ADMIRÁVEL CUIDADO

Quando Pedro, no dia de Pentecostes, citou o livro de Joel, referindo-se ao que estava acontecendo, ele teve de usar um artifício espiritual para não colocar a profecia em uma época errada.

Joel profetizou sobre uma tremenda obra que aconteceria no tempo do fim. Ele falou sobre o próprio Dia do Senhor e sobre o derramamento do Espírito Santo. Vamos ver, em primeiro lugar, sua profecia:

“E há de ser que depois, derramarei O MEU ESPÍRITO sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei O MEU ESPÍRITO.

"E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumo. O sol se converterá em trevas e a lua em sangue, antes que venha O GRANDE E TERRÍVEL dia do Senhor.” (Joel 2.28-31).

Agora, vamos ver a maneira como Pedro citou esta profecia, relacionando-a com o Dia de Pentecostes, mas ao mesmo tempo tendo extremo cuidado para não excluir o fato que tal profecia estava se referindo a dias ainda distante daquele. Eis o que ele disse:

“Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que DO MEU ESPÍRITO derramarei sobre toda a carne. e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos.

"E também DO MEU ESPÍRITO derramarei sobre os meus servos e minhas servas naquele dias, e profetizarão. e farei aparecer prodígios em cima, no céu: e sinais em baixo na terra, sangue, fogo e vapor de fumo. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue antes de chegar o GRANDE dia do Senhor.” (Atos 2.16-20).

Joel estava se referindo ao último dia, portanto falou sobre o derramamento total, absoluto, do Espírito Santo, por isto disse: Derramarei O MEU ESPÍRITO. Pedro, falando do derramamento parcial no Dia de Pentecostes, pois a Bíblia fala claramente que temos agora simplesmente as primícias do Espírito, disse “DO meu Espírito”.

Outra coisa: como Joel estava falando sobre o último dia, quando virá fogo, destruição e tudo o mais, ele se referiu ao dia GRANDE E TERRÍVEL. Pedro, referindo-se à inauguração da Era da Igreja, falou sobre o dia GRANDE E GLORIOSO.
Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


O Derramamento Do Espírito Santo Nos últimos Dias

CristÃo: Pratique A Virtude E O Poder Do EspÍrito Santo.

O Papel Do Espírito Santo

Levantando O Exercito Para A Batalha Final

Curiosidades Bíblicas (3)

O Aprendizado Da Espera

Oração Para O Espírito Santo