TERRÍVEL VINGANÇA



TERRÍVEL VINGANÇA

É bem conhecida a história dos gibeonitas, a qual se tornou um verdadeiro exemplo de astúcia.

Quando Josué invadiu vitoriosamente a Canaã, os gibeonitas ficaram com medo de serem atacados e destruídos, como acontecera com outros povos e cidades fortificadas.

Para se livrarem desta possibilidade eles se fingiram embaixadores de uma terra distante e colocaram em seus jumentos sacos velhos, e odres de vinho velhos, e rotos, e remendados, usando sapatos velhos e roupas velhas, trazendo pães secos e bolorentos.

O estratagema surtiu efeito. O povo de Israel ficou convencido se que eles realmente vinham de muito longe. Com isto os príncipes de Israel juraram aliança com eles.

Depois do juramento descobriram que, na realidade, eles moravam bem perto.

Josué decidiu não matá-los, porque os príncipes já haviam jurado contudo deu-lhes outro tipo de castigo. Ei-lo:

“E naquele dia, Josué os deu como rachadores de lenha e tiradores de água para a congregação e PARA O ALTAR DO Senhor.” (Josué 9).

Anos mais tarde, o rei Saul, em seu zelo exagerado e sem a orientação de Deus, resolveu matar os gibeonitas.

Isto foi suficiente para Deus honrar Sua Palavra e o juramento dos príncipes, enviando UMA FOME DE TRÊS ANOS contra Israel.

Buscando a causa, Davi descobriu que fora pela desobediência de Saul. O rei imediatamente mandou chamar os gibeonitas, pedindo-lhes que exigissem alguma compensação e que após a mesma, abençoassem a Israel para que Deus levantasse Sua mão.

Os gibeonitas responderam que não desejavam nem prata nem ouro como compensação. Também disseram que não pretendiam a morte do povo, como estava acontecendo como conseqüência daquela fome.

Davi, então, perguntou-lhes: Que quereis que vos faça?

Eles exigiram que, dentre os filhos de Saul, lhes fossem dados sete homens para que fossem ENFORCADOS.

Esta expressão “filhos”, é claro, não se referia aos nascidos de Saul e sim aos seus netos.

Davi aceitou a proposta, entregando-lhes os homens, excetuando apenas Mefibosete, por causa do JURAMENTO, que fizera com Jônatas, pai dele.

Curiosamente, no meio dos setes netos de Saul que foram enforcados, havia um que também se chamava Mefibosete! (II Samuel 21).
Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


O Rei Davi Consagrava A Deus Tudo Aquilo Que Ele Conquistava.

Madrugadores

Como Jesus Resolveu O Problema De Alimentar A Uma Multidão ?

As TrÊs UnÇÕes De Davi

Davi Era O Oitavo Ou O SÉtimo Filho De JessÉ?

Fuja Para Naiote

Quem Eram Os Netineus?