UM LUGAR PARA ORAÇÃO



UM LUGAR PARA ORAÇÃO

“Quando foi sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e assentando-nos, falamos às mulheres que ali tinham concorrido”.(Atos 16.13)

Lendo este versículo na Bíblia Revista e Atualizada, temos a impressão que junto ao rio que banhava a cidade de Filipos havia um lugar de oração, ou seja, uma capela ou templo e que as mulheres que foram ali, foram com a intenção de orar. Vamos agora ler o mesmo versículo na Tradução Revisada:

“No sábado saímos portas a fora para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração e, sentados, falávamos às mulheres ali reunidas”.

Veja como permanece a impressão. E nesta versão ainda fica mais determinado o que a pessoa pode pensar, pois enquanto na R.A se lê, “...às mulheres que para ali tinham concorrido”, na R.V fica mais enfática a impressão de um local determinado de reuniões. Veja: “...às mulheres ali reunidas”.

Na Tradução Revista e Corrigida, o panorama muda completamente. Leia:

“E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, o9nde julgávamos TER LUGAR PARA ORAÇÃO; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram”.

Aqui, eles julgaram que à beira do rio havia um lugar PARA ORAÇÃO, um local, ao que tudo indica, ao ar livre, onde poderiam orar. Aqui vemos que as mulheres NÃO ESTAVAM REUNIDAS ali e sim SE AJUNTARAM, depois que viram os servos de Deus louvando ao Senhor.

A tradução King James deixa mais clara esta segunda impressão, pois nem fala em lugar. Ela diz: “...fomos a uma beira de rio onde ali pretendia-se orar e falamos para as mulheres que apareceram ali”.

A Revised Standard Version diz: “...onde estávamos pensando ter um lugar de oração”.

Em grego, encontramos a expressão ENOMISOMEN que, mais ao pé da letra, daria a tradução “estávamos opinando”, e o restante da tradução, ao pé da letra, junto com esta frase, seria: “Estávamos opinando que haveria oração”.

Concluindo, achamos que ali não havia um lugar construído ou determinado, onde reuniões periódicas de oração eram realizadas. O que na realidade aconteceu é que os apóstolos estavam falando de uma reunião que foi planejada para ser realizada em um lugar qualquer à beira do rio.
Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


A Oração De Consagração

Oração

Aprendizados Bíblicos Sobre A Oração (parte 3 De 7)

Oração E Meditação, Como Fazer.

PerseveranÇa

Oração Antes Da Refeição Em Família

Jesus NÃo Convidou Os DiscÍpulos Para Jantar