Otimismo



Assistindo na TV um show do Burt Bacharat, ele contou o porquê do nome de uma de suas composições, a linda música One Less Bell to Answer. Composição que passa uma mensagem muito otimista. Ele disse: “Vejam só, um dia eu estava muito irritado quando alguém tocou a campainha de minha casa. Incomodou aquela campainha tocando, e minha esposa, a atriz Angie Dickinson, bem otimista, disse – Que bom, uma campainha a menos para atender. Eu parei para pensar no que estava acontecendo e compus para minha esposa, esta que é uma das composições que mais gosto, One Less Bell to Answer – Uma Campainha a Menos Para Atender.”

Fiquei então pensando como é fácil ficar irritado, transtornado, insatisfeito e como é difícil enxergar o lado positivo dos fatos e da vida. Resolvi então passar para vocês uma dose de otimismo e para isto, além da história do maestro compositor acima, fui procurar algumas mensagens e dicas que pudessem ser de utilidade no nosso dia-a-dia. Encontrei coisas fantásticas de diversos autores. São pensamentos, frases, conceitos, opiniões que nos fazem pensar em sermos otimistas. Vamos começar com um pensamento; para se atingir um objetivo, pense:

Tenho um objetivo na vida e vou alcançá-lo. O meu objetivo não é apenas material, passageiro, como a riqueza e o prazer. É muito maior e me dará um bem-estar que nunca se acabará. Vou ser mais como pessoa, mais alegre, mais vivo, mais humano, mais crente em Deus e em mim. Não temo dificuldades. Passo sobre elas, como quem passa num automóvel confortável e não sente as pedras da estrada. Lutarei contra as adversidades. Será assim como quem sobe no pau-de-sebo, onde no alto colou o objetivo. Meu objetivo está lá. Se escorregar na subida, tentarei de novo até chegar.

Para o lado que vai o pensamento, vai a vida. Conduza assim seus pensamentos:

Tenho que progredir, vencer as dificuldades, chegar a realizar as esperanças no meu coração. Para isso, vou me adaptar às circunstâncias, trabalhar, amar, confiar nos meus valores, na força que Deus me deu. A vida, ativa e pura, se agita em mim e me chama para lutar, confiar, realizar ao máximo. Sigo obediente a esse clamor e por eles rompo limitações, ponho-me a serviço dos outros e de mim mesmo, torno-me compreensivo, corrijo o errado e considero as dificuldades amigas e mestras. Sinto-me, agora, forte, decidido e me proclamo com amor a todos.

O clamor interior é a felicidade que se quer mostrar.

Se você fizer uma leitura diária destes pensamentos, você vai mudar, sua vida vai mudar. Acredite e vencerá. Diga a si mesmo:

A partir deste momento, quero me modificar completamente, mudar de expressão, deixar de lado idéias pessimistas, alimentar forte esperança. O mundo me é uma escola, um grande bem. Sou, desde agora, nova pessoa, com objetivo de progredir, vencer obstáculos, atingir pontos mais elevados. Fecho os olhos ao negativismo, ao mal, à descrença em minhas qualidades e me arrojo à luta, crendo ser o amanhã favorável. Nada temo de adversidade ou infelicidade. Uma grande e invencível força foi colocada por Deus, meu pai, dentro de mim.

A boa intenção de agora é a realização de amanhã.

Estes textos apresentados formam a base, a idéia que mostra a maneira otimista de levar ao seu subconsciente a ordem de mudar para melhor. Você pode adaptá-lo à sua necessidade específica, à sua religião ou fazer qualquer modificação que considerar conveniente. O importante é o resultado que você vai obter.

O escritor Christian D. Larson escreveu o seguinte com o título de: Prometa a Si Mesmo…

Ser forte de maneira que nada possa perturbar a sua paz de espírito.

Falar de saúde, felicidade e prosperidade a toda pessoa que encontrar; não por vaidade nem por ostentação.

Fazer os seus amigos sentirem que há alguma coisa superior dentro deles.

Olhar para o lado glorioso de todas as coisas, e fazer com que o seu otimismo se torne uma realidade.

Pensar sempre no melhor, trabalhar sempre para o melhor e esperar somente o melhor. Esquecer os erros do passado e preparar-se para melhores realizações no futuro.

Conservar em todas as ocasiões um semblante alegre, distribuindo nos lugares por onde passar, a semente do bom humor.

Ter tanto interesse e entusiasmo pelo sucesso alheio como pelo próprio.

Dedicar tanto tempo ao próprio aperfeiçoamento, que não lhe sobre um minuto para censurar os outros.

Ser calmo na contrariedade, nobre na cólera, forte no temor e receber alegremente as experiências da vida.

Fazer um bom juízo de si mesmo e proclamar este fato ao mundo, não em altas vozes, mas em grandes feitos.

Viver na certeza de que o mundo estará ao seu lado, enquanto lhe dedicar o que há de melhor dentro de si mesmo.

Eu gostaria de concluir deixando a vocês um pensamento do General Dwight D. Eisenhower, ex-presidente dos Estados Unidos da América do Norte (de 1953 a 1961):

“O mundo pertence aos otimistas; os pessimistas são meros espectadores”.

Queira o seu mundo, não assista apenas.
Autor: Aristides J. Gomes Freire Filho


Artigos Relacionados


Tempo Bem Administrado, Meta Atingida

Se Tudo Que Posso Fazer...

Se Desejar...

Mulher, Mude Sua Maneira De Pensar!

Coisas Da Vida

& Depois Do Amor?

"benÇÃo Individual E BenÇÃo Coletiva"