Por Que Eu?



Estamos em novos tempos. Tudo está mudando e cada vez mais rápido. Fazemos cada vez mais coisas e nos solicitam mais ainda. As empresas estão muito enxutas, com menos profissionais trabalhando, mas as tarefas continuam aumentando. Temos que ser profissionais multitarefas, ou seja, temos que fazer de tudo. Para não exagerar, temos que fazer mais tarefas. Hoje não mais existe aquele profissional de uma tarefa só. O tal especialista em apertar parafuso de rosca inversa! Não! Hoje ele aperta e desaperta, põe ou tira a porca, martela, tira prego, etc.

Uma das coisas fundamentais para não ser incluído na lista de demissões é ser um profissional multitarefa. Para ser assim, é preciso começar a ocupar gradativamente os espaços disponíveis, colocando-se sempre à disposição para ajudar em tarefas nas quais temos competência, embora não seja a nossa atividade principal.

Você conhece alguém que costuma dizer “Tudo Eu”, todo mundo pede para eu ajudar, mas ninguém me ajuda. Tem gente que não faz nada, ganha seu salário sem esforço e eu não tenho tempo para nada, tendo sempre que ajudar os outros. Quer saber uma verdade? Agradeça por ser sempre solicitado. Isto tem um significado muito importante. Significa competência, habilidade, talento. Fique tranqüilo, se houver a tal lista, você estará fora. Será considerado um profissional completo, com possibilidade de suprir qualquer necessidade. Você é o profissional que todos querem.

Quando alguém dá conta do recado, chama a atenção. Surpreenda seu chefe e seus colegas. Faça bem feito e rápido. Faça um pouco mais do que foi solicitado. Capriche nos detalhes. Não espere que te forneçam todas as ferramentas para executar seu trabalho. Vá atrás. Busque o que você precisa.

Seja proativo buscando servir da melhor maneira possível. Seja cortês, concentrado no que está fazendo sem deixar de ver o todo. Ajude seus colegas. Peça ajuda também. Ninguém sabe tudo, mas todos podem aprender. Tenha a humildade de falar “não entendi, você pode repetir”. Tire suas dúvidas, tenha certeza do que deve fazer e faça o melhor que puder.

Sorria. Seja positivo em suas considerações. Faça com amor o que tiver que fazer. Evite reclamar do que tem para fazer. Vai ficar pronto mais rápido se fizer com vontade.

Uma ocasião levei uma camisa na lavanderia num domingo e a atendente estava de mau humor, reclamando para mim que, naquele dia, muita gente estava passeando ou descansando e ela estava trabalhando. Eu olhei bem para ela e disse: “Eu prefiro trabalhar num domingo que procurar emprego na segunda”. Ela me olhou bem, deu um sorriso e parou de reclamar. Toda vez que eu ia à lavanderia via ela conversando sempre sorrindo.

Muitas vezes temos comportamentos que são negativos, mas não percebemos. Precisamos de alguém para nos dizer que temos que agir diferente. Pois bem, faça o que tem que fazer sempre com amor e carinho, agradecendo a oportunidade de fazer e a competência que tem para fazer.

Lembre-se que você é importante para estar fazendo um determinado serviço. Preocupe-se em fazer melhor que os outros. Se fizer igual aos outros, não precisa ser você. Entendeu por que tem que ser você?

Sucesso!
Autor: Aristides J. Gomes Freire Filho


Artigos Relacionados


Uma Coisa De Cada Vez E Bem Feito!

O Tempo

Seja Generoso!

TrofÉu Da Morte

Dicas De Sucesso Para A Vida E Para O Amor

Como Melhor Administrar O Seu Tempo

Como Equilibrar Desejo, Vocação E Oportunidade?