O DESCASO NO ESTUDO DAS ESCRITURAS



O DESCASO NO ESTUDO DAS ESCRITURAS

Lendo a Bíblia e ouvindo os pregadores descobri que muitas coisas que eles falam, às vezes de maneira emocionada, convicta, são, na realidade, frutos da tradição oral, ou frutos da imaginação deles, mas não da Palavra Escrita.

Existem no meio evangélico, ensinamentos que são transmitidos há muito, repetidos por gerações de mestres, recebidos por tradição, os quais jamais foram analisados com o cuidado necessário, à luz das Escrituras.

A tradição tem substituído o texto sagrado em muitas doutrinas. Os ensinadores, com medo de se expor, preferem. repetir o que outros mais importantes falaram, dentro da esfera do "argumento de autoridade".

E o que é argumento de autoridade? É o seguinte: se um homem é importante dentro da sua igreja ou se já fez alguns cursos de nível superior, tudo o que ele diz é considerado verdade por muitos, principalmente se tiver escrito um livro.

Costumo sempre fazer esta pergunta: "Você crê mais na Bíblia ou nos ensinamentos de sua denominação ?
Muitos, surpresos, respondem: "E, por acaso, minha denominação ensina algo que não é ensinado pela BÍBLIA?" Bem, prezado leitor, apesar de isto parecer quase impossível, vou lhe dizer: todas as denominações que eu conheço ensinam muita coisas que não se encontram na santa Palavra de Deus. Foram herdadas da igreja católica, que por sua vez herdou dos mitos e narrativas do paganismo.

Não foi por acaso que um dos mais notáveis homens de Deus que já li, Ben Adam, escreveu estas palavras:

"Quando digo que, hoje em dia, para a grande massa do público professadamente religioso, a Bíblia é um livro quase que totalmente desconhecido, estou simplesmente enunciando uma verdade. O estudo da Bíblia, como meio de se procurar conhecer a vontade de Deus sobre alguma particularidade, praticamente morreu; e a leitura devocional das Escrituras sagradas, até mesmo entre os crentes evangélicos, é uma exceção, quando deveria ser a regra".

Quando apresentamos os textos bíblicos analisados, a surpresa é maior, pois descobrem que a tradição nas igrejas tem, em muitos casos, substituído a Palavra de Deus."

Somente para um alerta, tenho escrito estes artigos.

Espero que seja de bom proveito para você. Não entenda que estou introduzindo novas doutrinas ou que estou querendo iniciar uma nova igreja. Não! É apenas o desejo de ver você, doravante, lendo a Bíblia com mais atenção e só falando no púlpito ou em outro lugar o que a Bíblia realmente diz.

Que o Espírito Santo possa iluminá-lo cada vez mais em suas próximas leituras.
Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


Bíblias Para Todos Os Gostos

As Leis De Deus

Crente Ou NÃo

"a Igreja E A BÍblia"

Pregar A Palavra

Meditando Na Bíblia Sagrada

Bíblia