Davi X Golias



Ao fazer uma análise da atuação dos pequenos negócios frente aos grandes, me ocorreu à história bíblica de Davi x Golias numa visão bem humorada e que nos dá um caminho do que se pode fazer quando se é pequeno na luta contra gigantes.

Os soldados do exército do povo de Israel vendo aquele gigante disseram: Ele é tão grande, não conseguiremos derrotá-lo. Um menino franzino com um estilingue e cinco pedrinhas na mão, olhando o gigante disse: A cabeça dele é tão grande que eu não vou errar.

Na visão do menor diante do maior, nós percebemos que a arma do pequeno é a criatividade, o bom humor, a agilidade e rapidez em ações e decisões vencendo o excesso de burocracia que muitas vezes caracteriza o grande. A burocracia mata a meta e desconhece um abraço, uma conversa informal ou o conhecimento que o pequeno tem dos seus clientes.

Jack Welch quando era presidente da General Eletric disse que o ideal seria a sua empresa gigante de mercado com a rapidez e a agilidade de uma empresa pequena.

Na Mercosuper, tradicional feira anual da Associação paranaense de Supermercados do Paraná - APRAS, um consórcio de 1200 pequenos produtores de vinhos, azeites e doces da Sicília na Itália expôs seus produtos que já são vendidos em toda a Europa e está entrando no país depois da feira com uma nova loja a ser inaugurada em Curitiba.

Quem foi à feira poderia pressupor que ali naquele stand estava uma grande corporação e era mesmo, uma grande corporação na união e associativismo dos pequenos e com isso vão abrindo novas fronteiras de negócios.

Não será o maior que irá engolir o menor, tampouco o mais rápido que irá engolir o mais lento. Vai vencer o jogo da vida quem acreditar na sua vitória.

Muitas vezes o mercado é agitado com uma notícia de uma multinacional que está chegando, uma grande rede que está se instalando na região. O que fazer? O pequeno é ágil, tem o cadastro de milhares de pessoas, conhece um a um, conhece até o nome do cachorro de estimação do cliente, tem informações de mercado, sabe quem paga e quem não paga, conhece o cliente, seu avô, seu filho e seu neto... Impossível que isso não possa ser usado como arma para fazer a diferença e não apenas ficar na sobrevivência, mas crescer mais ainda no mercado.

Pensar sai barato, não custa nada. Na vida ainda acontecem situações assim: Novos ricos que são ex-pobres e novos pobres que são ex-ricos. O dinheiro não acaba, apenas muda de mão. O que você está fazendo de melhor e de diferente para que esse dinheiro venha para suas mãos?

82% dos grandes negócios vieram do nada e apenas 18% são heranças de fortunas. O grande de hoje também foi um pequeno ontem.

Sonhar, acreditar e se preparar são ingredientes poderosíssimos para construir o sucesso.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!


Autor: Gilclér Regina


Artigos Relacionados


About Me

Os Olhos De Deus

Recompensa

Filho

Noiva

Sombras Da Vida

Despenhadeiro