O ESPÍRITO SANTO VEIO PARA CONVENCER?



O ESPÍRITO SANTO VEIO PARA CONVENCER?

No Quarto Evangelho 16.8, referindo-se ao Consolador, lemos a seguinte frase: “E quando ele vier, CONVENCERÁ o mundo do pecado, e da justiça e do juízo”.

Responda com sinceridade. Desde o Pentecostes até hoje, houve algum dia em que o mundo foi convencido do pecado pelo Espírito Santo?

Voltamos a perguntar. Por acaso o mundo já foi persuadido ou adquiriu certeza a respeito do pecado, e da justiça e do juízo?

Creio que você responderá, “É claro que não!

Bem, partindo do pressuposto de que Jesus jamais profetizaria algo errado ou impossível de acontecer, é claro que, no texto, existe algum problema que deve ser cuidadosamente analisado.

Não acredito que tal promessa ainda esteja no futuro, porque Jesus falou explicitamente, “quando ele vier”.

É claro que o Consolador já veio.

Então, o que aconteceu? Trata-se de um problema de tradução, de cópia, ou de original?

Neste caso específico, trata-se se um problema de tradução, na escolha do melhor significado da palavra grega ELEGSET que foi traduzida por CONVENCER, quando a mesma também significa REPROVARÁ, REPREENDERÁ, INCREPARÁ, VERBERARÁ, CENSURARÁ ou, em uma tradução mais expandida, pode até significar, DIRÁ O FRUTO DE ALGUÉM.

O mais lógico é entender que o Espírito Santo veio à terra para repreender, reprovar ou censurar o estado pecaminoso do mundo.

Alguns homens, sensíveis a tal reprimenda, poderão até ser CONVENCIDOS do pecado, da justiça, e do juízo, porém isto se aplica a alguns, não a todo o mundo.

A tradução CONVENCERÁ passa a ser, então, uma generalização.
Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


Deixe Deus Agir Na Sua Vida.

O Espírito Santo E Seus Efeitos Sobre Nós.

FunÇÕes Da Pessoa Do EspÍrito Santo Em Cada Um De NÓs

"pecadinho, Pecadão"

O Consolador

O Amor Trinitário

O Povo De Deus Em Israel Tinha Uma Marca Física Que Refletia A Sua Escolha Espiritual.