A INSEGURANÇA NAS NOSSAS VIDAS



A INSEGURANÇA NAS NOSSAS VIDAS

Quando falamos em segurança vem a ideia de insegurança. A insegurança faz parte de nossas vidas e tem influência negativa, chegando ao cúmulo de nos tornar seres humanos doentes. Enquanto, o Poder Político dominar a nação, a Trindade Social sofrerá horrores e nós que fazemos parte da sociedade brasileira sofreremos também. A insegurança tem nos tornado pusilânime, depressivos, ansiosos, preocupados, introvertidos e até “covardes”, pois os conselhos que recebemos é que não devemos reagir ao sermos alvos de um assaltante ou de vários meliantes.

“Falta de confiança em si mesmo pode causar depressão e ansiedade. Remédios, terapias e tratamento alternativo revertem o quadro. Diríamos que é uma reversão passageira, pois sempre estaremos correndo riscos, mesmo dentro de seu apartamento ou residência. Hoje, os meliantes usam de todas as artimanhas para iludir, enganar a boa fé dos brasileiros. Eles passam por carteiros, fiscais da vigilância sanitária, por policiais, usam qualquer tipo de fardamento para ludibriar o mais incauto. São verdadeiras águias na arte de ludibriar o povo, mas não tem a mesma habilidade para estudar e praticar boas ações. Seus instintos têm como respaldos a prática exacerbada do mal. “A ciência comprovou: Os otimistas mantêm a autoestima em dia e são mais seguros”. Até certo ponto, diríamos sem medo de errar.

O psiquiatra Leonardo Gama Filho recomenda que seus pacientes tomem banho de sol. Caro psiquiatra Leonardo Gama - se banho de sol resolvesse a falta de autoestima todo preso se tornaria um cidadão, pois todos os dias eles são submetidos a esse banho. “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”. Deus queira que as autoridades envolvidas na segurança da população não adiram a este aconselhamento para adquirimos autoestima. Se tal medida fosse real todo nordestino seria autosuficiente em autoestimma. Infelizmente temos que dizer que nem toda pesquisa reflete a realidade dos fatos.

A violência é um câncer que ataca vorazmente o brasileiro, pois o nosso país vive mergulhado na corrupção, na fome, na miséria, no tráfico e nas merrecas de um salário mínimo de fome e desprazer. Precisamos de responsabilidade social, de escolas, inclusive para os pais, visto que muitos deles não sabem educar seus filhos. A criança nas ruas aprende, mas o que não presta. O menino de rua sem assistência social será com certeza um marginal em potencial. Supremo Federal livra Palocci da denúncia de quebra de sigilo bancário. O STF livrou Antonio Palocci da denúncia de quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa. Episódio motivou saída de Palocci do Ministério da Fazenda. Se a decisão fosse inversa o caseiro seria liberado? Duvidamos. Secretário da Segurança Pública do Ceará Roberto Monteiro querendo fazer média com o governador afirma em entrevista de que policiais civis não sabem investigar.

Durante entrevista ao programa, da televisão “O POVO”, o secretário da Segurança Pública do Ceará (o homem da gravata borboleta) Roberto Monteiro, afirmou que os policiais civis têm sido “incapazes de fazer uma investigação bem feita porque não tem preparo”. Uma verdadeira heresia senhores, pois o secretario faz tempo que está na função e se existe essa deficiência porque ele não tomou as medidas necessárias? O secretário Roberto Monteiro cobra que os delegados elaborem inquéritos policiais com mais qualidade. Será que os delegados nada aprenderam na Academia de Polícia Civil?

Não acreditamos. Enquanto, secretário entrega a população seus delegados a polícia mostra serviço. “Garoto é resgatado pela Polícia na praia de Mundaú”. Sequestro. O menino de 10 anos sequestrado na frente de escola do Bairro de Fátima ficou três dias em poder dos criminosos. A Polícia localizou o garoto em uma barraca de camping na praia de Mundaú, em Trairi, interland cearense, e ontem à noite ainda procurava os sequestradores que conseguiram fugir.

Senhor secretário para ser obter um serviço de investigação de qualidade é preciso ter equipamentos de tecnologia avançado e sabemos que nossa Polícia está carente disso. Acabaram a Academia de Polícia Militar e enquanto a outra não for construída nenhum oficial de PM será formado. A Polícia Militar com certeza vai ficar carente de tenentes e de praças menos graduadas. O que existe no Brasil é uma verdadeira brincadeira de fazer Segurança Pública, enquanto isso a Segurança Privada cresce e aparece.

Temos que por fim as ações demagógicas do governo e exigirmos um investimento maciço e de qualidade em nossas Polícias e também não se esquecer de pagar condignamente os policiais. O que adianta morarmos numa casa bonita com belos móveis se os policiais estão com fome e as merrecas que eles ganham não são suficientes para o sustento das famílias. E aí vem o famigerado bico. Será que se colando todo o efetivo brasileiro para tomar banho de sol vai aumentar a autoestima, mesmo passando privações. O Brasil tem demagogo demais e ainda tem aqueles que querem aparecer da noite para o dia. Pensem nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIRCE
Autor: Antonio Paiva Rodrigues


Artigos Relacionados


SeguranÇa Reage Negativamente

Na Onda Do Ronda

Descaso Para Com A PolÍcia Militar

ViolÊncia IntolerÁvel

A SeguranÇa PÚblica No Atual Estado DemocrÁtico De Direito

Alvo Na Testa

Uma SituaÇÃo Diferente E Inusitada