Tem Dia Que de Noite é Fogo!



Certamente você já ouviu esta frase várias vezes que, embora não esteja correta, nos transmite a idéia que neste dia, em especial, nada deu certo. Muito bem, vamos então analisar esta situação. Esta expressão pode ser substituída por outras como: “Hoje eu não devia ter saído da cama”, ou “Por que vim trabalhar, deu tudo errado”, ou ainda, “Por que me meti nisto?” E seguem outras mais. Existem até piadas que retratam situações semelhantes.

‗_Tudo isto por quê?
__Porque a maioria das pessoas gosta ou está acostumada a se lamentar do que não consegue controlar.
__O que fazer então?

Muitos acham que é complicado, mas não é.
Suponha um dia ruim. Alguma coisa deu errada ou alguém achou que você não atendeu a uma determinada solicitação.
__O que fazer? Se lamentar?
__Não!

Analise a situação. Verifique quais os fatores que fizeram você não atingir seu objetivo. Quais foram as razões pelas quais você não conseguiu completar satisfatoriamente a tarefa à qual se propôs. Estude com detalhe o motivo pelo qual a pessoa a quem você entregou o trabalho solicitado, não o considerou completo.

A origem deste dia ruim pode ser tanto você quanto os outros. Se, analisando friamente seu comportamento, tudo o que fez está correto e, do ponto de vista de quem solicitou também, a falha só pode estar nas atitudes. No comportamento correto que possivelmente aconteceu na hora errada.

Não esquente demais a cabeça. Zere seu medidor de ações. Pare para pensar no que você devia ter feito, e pode ainda fazer diferente. Reprograme-se. Tenha a humildade de se avaliar, verificar o que podia ter feito melhor e como poderia chegar a um excelente resultado. Nesta hora o que funciona é a sinergia. Coloque-se no lugar de quem não gostou do que você apresentou. Pense no que pode ser melhor e submeta à apreciação de alguém de sua confiança.

Se você chegar à conclusão que estava tudo muito bom e, quem avaliou seu trabalho não estava em um bom dia, escolha outra oportunidade, mas não apresente o mesmo trabalho. Faça modificações. Quem rejeitou o primeiro não vai, certamente, aceitá-lo numa segunda vez. Melhore a apresentação, a idéia, enfim, o que puder, mas não deixe como estava. Aproveite estas oportunidades para se aprimorar, para crescer, para fazer melhor o que já havia feito.

Crie condições para conversar com a pessoa que rejeitou sua primeira apresentação do trabalho, mas não fale sobre o assunto não aceito. Se falar, apenas informe que o “projeto” está sendo aprimorado. Tente identificar os motivos pelos quais houve a tal rejeição inicial, mas sempre sem tocar no assunto. Identifique motivos que levaram a pessoa a esta situação como problemas particulares, um filho doente, alguém querido em situação difícil, etc. Alguém com problemas não tem condições de se concentrar o tempo todo e acaba por não entender o que for apresentado.

Não se lamente do dia ruim. Não existem dias ruins, existem pessoas que não estão bem em determinados dias. Aproveite estas oportunidades para crescer e se aprimorar. Como disse o César Romão: “Você não precisa ser o primeiro, o melhor, mas sim o mais bem preparado nesta oportunidade”.

Afinal de contas, não vamos dar sopa para o azar porque...

“Tem dia que de noite é fogo!”
Autor: Aristides J. Gomes Freire Filho


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