OS FILHOS DE ABSALÃO



OS FILHOS DE ABSALÃO

“Ora, Absalão, quando ainda vivia, tinha tomado e levantado para si uma coluna, que está no vale do rei, porque dizia. Filho nenhum tenho para conservar a memória do meu nome. E chamou aquela coluna pelo seu próprio nome. pelo que até ao dia de hoje se chama o Pilar de Absalão.” (II Samuel 18.18).

Há duas coisas muito esquisitas que vemos neste texto. a primeira delas é que Deus terminantemente proibira a ereção de colunas (mesmo assim Absalão desobedeceu).

A segunda coisa insólita é a afirmação de Absalão. “Filho nenhum tenho para conservar a memória do meu nome”, pois ele, na verdade, gerara QUATRO filhos. Vejamos.

“Também nasceram a Absalão três filhos e uma filha, cujo nome era Tamar. e esta era mulher formosa à vista.” (II Samuel 14.27).

Observamos que, provavelmente, OS FILHOS HOMENS morreram ainda cedo, embora a filha continuasse a viver. Por que, então, ele disse que não tinha filho algum para conservar a memória do seu nome? É claro que isto se deve ao costume oriental da sucessão paterna, patriarcal, através apenas dos filhos do sexo masculino. As mulheres não faziam parte da linhagem.

Mais uma coisa curiosa. observou que Absalão colocou na filha o nome da irmã que fora conspurcada por Amnom, a quem ele matou? Talvez para compensar um pouco a afronta.
Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


Conselheiro Temperamental

Um Mensageiro Sem Mensagem

Não Deixe Nenhum Amom Te Dominar!

Como Tratar Os Nossos Filhos

Aparentes Contradições Bíblicas

Davi Era O Oitavo Ou O SÉtimo Filho De JessÉ?

Aparentes ContradiÇÕes BÍblicas