Como criar um email marketing eficiente



O uso de email marketing pode ser uma maneira muito interessante de divulgar seus produtos e serviços. Através de mensagens personalizadas, seus clientes ficam sabendo das novidades e promoções sem os altos custos das campanhas impressas.

Aqui vamos falar um pouco de como montar sua estratégia e potencializar feedbacks positivos:

Mensagem direta a quem interessa

O bom uso do email marketing requer cautela e planejamento. A regra número um é ter a autorização de quem vai receber seu email. Nada mais desagradável que ter sua caixa postal cheia de mensagens não desejadas. O resultado pode ser extremamente negativo para sua marca, gerando o efeito contrário do esperado.

Como sabemos, spams são proibidos e, portanto, estão fora de discussão. A regularidade das mensagens devem ser estabelecidas com critério, podendo ser mensais ou quinzenais de acordo com a necessidade de seu negócio e sem cansar sua base de clientes.

Outro ponto fundamental é deixar sempre em fácil acesso as opções para requisição e desistência dos emails. Ao enviar a uma base de clientes que optaram por receber suas mensagens as chances de resultados positivos serão maiores.

Newsletters

Transformar seu email marketing em uma newsletter também é uma opção positiva. Mesclar notícias com promoções pode ser uma forma interessante de criar vínculo com seus clientes, informando-os das novidades do segmento. Além disso, pode ser uma boa ação de venda.

Divulgue suas ações, campanhas, eventos e ofertas exclusivas para os assinantes de sua newsletter. Se contruídas com conteúdo agradável e atrativo, podem se tornar uma eficiente forma de fidelizar clientes.

Segmente seu público

Para melhores resultados no uso de email marketing a segmentação do público alvo é primordial. Ela pode ser feita por diferentes critérios de acordo com os seus objetivos de marketing.

Alguns dos critérios mais utilizados são sexo, idade, região e grupos de interesse. De nada adianta você divulgar a venda de maquiagem para um público masculino. Por isso, a segmentação deve ser feita caso a caso e quanto mais focada, melhores os resultados.

Um exemplo pode ser uma divisão entre os consumidores que compram com frequência e os que compram anualmente. Para o primero grupo, você pode enviar um email com ofertas exclusicas e planos de fidelidade. Já para o segundo, envie conteúdo sobre lançamento de produtos.

Aqui, como em qualquer ação de marketing, é primordial conhecer a fundo seu público alvo para enviar a cada um de seus grupos a mensagem que esperam. Com foco, bom senso e conteúdo interessante, as chances de resultados positivos são muito maiores.
Autor: Candice Vitale


Artigos Relacionados


O Que é E-mail Marketing?

Vantagens Do Email Marketing

Como Aumentar Imediatamente As Vendas Do Seu Site

Como Aumentar Imediatamente As Vendas Do Seu Site

3 Boas Práticas Para O Sincronismo De Envio De E-mails

Utilizando-se Da Internet Para O Marketing.

5 Boas Práticas De Email Marketing