PORMENORES VALIOSOS



PORMENORES VALIOSOS

Pobres jumentos – Algumas das leis que Deus instituiu para o seu povo chegam a ser, no mínimo, exóticas. A respeito dos primogênitos, todo aquele que abrisse a madre teria de ser dedicado ao senhor. O jumento, porém, coitado, teria que ter um dono que realmente estivesse disposto a possuí-lo, pois, para isto, teria que resgatá-lo, ofertando um cordeiro ou um cabrito, o que era algo muito valioso naquele tempo. “Tudo o que abrir a madre da jumenta, resgatarás com cordeiro (ou cabrito). E se o não resgatares, corta-lhe-ás a cabeça”. (êxodo 13.13).

Números significativos – Há muitos que vêm nesta referência – “então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de águas e setenta palmeiras. E ali se acamparam junto das águas”. (êxodo 15.27). – uma alusão simbólica e profética aos doze apóstolos e setenta discípulos de Jesus!

A rainha dos céus – A compulsão atávica de adorar uma “rainha dos céus” é muito antiga. O profeta Jeremias viu-se às voltas com esta forma de idolatria no meio do povo de Deus. Cronologicamente essa “rainha” dos céus aqui citada era Astarote, Astarte ou Ishtar. Seu nome em todas estas transliterações significa “estrela” ou “astro”. (Jeremias 7.18. 44.17-19).

Má avaliação – Judas Iscariotes achou que o nardo com que a mulher ungiu Jesus valia 300 dinheiros (ou denários). Mas tarde ele vendeu o próprio senhor Jesus por apenas trinta moedas de prata ou peças, ou ainda dracmas. A dracma era a moeda grega de valor aproximado do denário ou dinheiro romano. Judas, pois, vendeu seu mestre por um valor dez vezes menor do que o cálculo que fizera do perfume que o ungira. (João 12.1-5. Mateus 26.14,15).

Contribuições - “Porque, em que tendes vós sido inferiores às outras igrejas, a não ser que eu mesmo não vos fui pesado?” (2 Coríntios 12.3). O apóstolo Paulo considerou um terrível agravo não receber ajuda financeira da igreja de Corinto. Disse até que aquela igreja, pelo fato de não ter contribuído, tratava-se de uma igreja inferior às outras que o fizeram.

As vitórias de Davi - Davi matou um leão, Davi matou um urso, Davi matou um gigante, mas perdeu para uma mulher.

Importância do batismo - Um texto em Lucas, falando a respeito do batismo de João, demonstra que a ordenança do batismo reveste-se de especial importância. Ei-lo: “e todo o povo que o ouviu e os publicanos, tendo sido batizados com o batismo de João, justificaram a Deus, mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos, não tendo sido batizados por ele.” (Lucas 7.29,30).

Que comparações! - É original como a Bíblia compara a Deus, ao mesmo tempo, com uma poderosa águia (deuteronômio 32.11). E, em seu estado humano, com uma frágil e indefesa galinha (Mateus 23.37). No livro dos salmos a comparação é ainda mais humilde. No salmo 22 que fala a respeito dos sofrimentos do messias, ele mesmo se compara com um verme, com águia e com o caco. (salmos 22.6,14).

Grosseira superstição - Entre os adoradores de babau havia o execrável costume de beijar o ídolo, como sinal de dedicação exclusiva ao mesmo. (i reis 19.18).

Privilégio - A expressão “oráculos de Deus”, ao pé da letra significa “boquinhas de Deus” (romanos 3.2.hebreus 5.12. I Pedro 4.11).

Mudanças de significado - Ao contrário do termo que se consagrou pelo uso, a expressão original para clero designa exatamente o contrário, ou seja, o rebanho ou os leigos da igreja. (i Pedro 5.1,2).

Esquecendo o alimento - Davi, certo dia, ficou tão angustiado que até esqueceu-se de comer. (salmo 102.4).

Modernidade - Em Jerusalém havia um viveiro artificial. (Neemias 3.16).

Impasse - Houve um tempo muito fora do comum em Israel em que ninguém era escravo, mas também ninguém era livre. (2 reis 14.26).

Pedreiros importantes - Na construção dos muros de Jerusalém trabalhavam até ourives, boticários e mercados. (Neemias 3. 8,32).

Força do testemunho - O patriarca Jacó, ao escutar o relato dos seus filhos a respeito de José estar vivo, só acreditou plenamente, que viu os carros que José mandara. (gênesis 45.27).

Ofertas singulares - Além de várias outras ofertas, o povo de Deus também oferecia para o santuário ofertas de lenha (neemias 10.34).

Importância da oração - Antes de escolher seus discípulos, Jesus passou uma noite inteira orando. (Lucas 6.12,13).

Ironia - Elimeleque saiu em busca de pão na terra de Moabe, porque o pão estava escasso na cidade onde morava – Belém – ironicamente, Belém significa “casa do pão” (rutile 1.1,2).

Didática aplicada - “Inculcar” significa “fazer penetrar uma coisa no espírito, à força de repeti-la” (deuteronômio 6.7. romanos 1.22).

Profetas dispostos - Ageu e Zacarias foram dois profetas que ajudaram muito, com suas exortações, a construção do templo. Além de suas palavras vibrantes, porém, eles resolveram arregaçar as mangas e trabalhar como trabalhadores braçais. (Esdras 5.2. Neemias 4.10).

Grande reino - O reino de Assuero atingia até a índia. (Ester 1.1).

Morte inglória - Asael, um valente jovem israelita, foi morto pelo coto, ou parte posterior da lança do general Abner. Para matar o malfadado jovem o general nem precisou parar em sua desabalada carreira fugindo de um batalha. (i Samuel 2.17-23).

Ao pé da letra - Tamar, uma das antepassadas de Jesus, fingiu-se de prostituta para seduzir seu próprio sogro. Tal ação foi bem intencionada para obrigá-lo a cumprir uma lei de clã em Israel (gênesis 38).

Muitas leis - Veja a quantas leis Paulo se refere neste texto. “Porque, segundo o homem inferior, tenho prazer na lei de Deus (1), mas vejo nos meus membros outra lei (2) que batalha contra a lei do meu entendimento (3) e me prende debaixo da lei do pecado (4) que está nos meus membros”. (romanos 7.22,23).

Tatuagens - A Bíblia proibiu ao povo de Deus fazer tatuagens no corpo. (Levítico 19.28).

Exatidão profética - É glorioso como uma das profecias que promete o retorno de Israel à terra prometida chega ser tão específica. Veja: “portanto, dize. Assim diz o senhor Jeová. Hei de ajuntar-vos do meio dos povos e vos recolherei das terras para onde fostes lançados, e vos darei a terra de Israel.” (Ezequiel 11.17).

Maranata - A palavra transliterada para o português como maranata (i Coríntios 16.22), é, na realidade, uma composição de duas palavras aramaicas que significam. “Senhor nosso, vem!” Eram dirigidas a Jesus, invocado com o nome do senhor, o nome reservado pelos Judeus somente para Deus. A expressão aparece na última oração da Bíblia. “Amém! Vem, senhor Jesus!” (apocalipse 22.20).

Obediência que dá lucro - Deus deu a entender ao povo que a falta de prosperidade que havia entre eles era proveniente da falta de obediência aos seus mandamentos. (2 crônicas 24.20).

Anjos terríveis - A Bíblia fala a respeito de uma “legião de anjos portadores de males”. (salmos 78.49).

Bom relógio - A lua foi feita por Deus para marcar o tempo. Muitos povos orientais tem seus calendários regidos pela lua. (salmos 104.19).

Bicho empedernido - Nos novos céus e nova terra que Deus criará, haverá uma transformação entre os animais, pois até o leão “comerá a palha como o boi”. Somente a serpente é que não será restaurada, pois continuará comendo pó. (Isaías 65.25).

Dois terremotos - Quando Jesus entregou o espírito, na cruz, houve um terremoto. No momento de sua ressurreição houve outro grande terremoto. (Mateus 27.51.28.2).

Dia especial - O profeta Zacarias fala de um dia muito estranho que nem é dia nem é noite, mas acrescenta que ao tempo da tarde haverá luz. (Zacarias 14.17). Estava ele se referindo ao último dia?

Sacerdócio errado - O rei Jeroboão, além de instituir tipo de culto totalmente fora de ordem, ainda por cima instituiu sacerdotes que não pertenciam à tribo de Levi. (i reis 12.31).

Uma boa notícia - A palavra “especial” que se encontra em Tito 2.14, significa, ao pé da letra, no grego, “rodeado”. O povo de Deus é um povo “rodeado” ou “protegido".

Transferência de atitude - Adão é quem tinha de correr de um lado para o outro do jardim, gritando. “Pai, pai, onde estás?” Mas, em vez disso, era Deus quem estava à sua procura, clamando “adão, adão, onde estás?” (gênesis 3.9).

Missão difícil - “Bem aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.” (Mateus 5.9). A palavra “pacificadores”, em grego, tem um interessante significado paralelo. Eirenopoioi, que quer dizer também “quebradores de barreiras”. Não é isto mesmo o que acontece, quando alguém tem que realizar uma obra de pacificação?

Uma vida abundante - É uma estranha e aparentemente impossível expressão, mas mesmo assim, ela existe na Bíblia. Falando sobre o rei asa de Judá, a palavra de Deus afirma. “O coração de asa foi, todos os seus dias, totalmente do senhor.” (i reis 15.14).

Adoradores de redes - O profeta abaiuque afirma que havia pessoas que chegavam ao cúmulo de adorarem redes de pesca e até dragas. (abaiuque 1.16)

O assobio de Deus - Isaías afirma que Deus iria assobiar, para chamar moscas e abelhas contra uma nação rebelde. (Isaías 7.18)
Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


Curiosidades Bíblicas (6)

ConstituiÇÃo Da RepÚblica Federativa Do Planeta Terra

Sabe Onde Encontrar Na BÍblia?

Madrugadores

Nas Cavernas

Doutrina Do EspÍrito Santo No Novo Testamento.

Confie Na Palavra De Deus Que Lhe É Dada: É O Poder De Deus Agindo!