FATOS DE DESTAQUE



FATOS DE DESTAQUE

APOLOGIA DA PALAVRA. O salmo 119 fala, em quase todos os seus versículos, a respeito da Palavra de Deus, utilizando vários sinônimos. Assim é que nele se encontra o seguinte. 178 citações da Palavra, utilizando os termos que relacionamos a seguir.

“Palavra”39 vezes, “Mandamentos”26 vezes, “Lei”25 vezes, “Testemunhos”23 vezes, “Estatutos”22 vezes, “Juízos”19 vezes, “Preceitos”17 vezes, “Verdade”4 vezes, “Promessa”3 vezes.

Apenas 7 dentre os seus 176 versículos não se referem diretamente à Palavra de Deus. Em alguns ela é citada mais de uma vez.


NENHUM FERREIRO. No tempo em que os filisteus dominaram sobre os israelitas, ficaram com muito medo de vê-los levantar-se, fabricando armas e outros artefatos de guerra. Para que isto não acontecesse, eles privaram o povo de Israel de todos os ferreiros existentes. Veja o que aconteceu.

“E em toda a terra de Israel nem um ferreiro se achava. porque os filisteus tinham dito. para que os hebreus não façam espada nem lança. Pelo que todo o Israel tinha que descer aos filisteus para amolar cada um a sua relha, e sua enxada, e o seu machado, e o seu sacho”. (I Samuel 13. 19,20)

JOSÉ, TIPO DE CRISTO. José do Egito foi realmente um dos mais claros tipos de Cristo do Velho Testamento.
* foi odiado pelos seus irmãos...
* foi vendido por 20 moedas de prata...
* na prisão ficou ao lado de dois malfeitores...
* um foi condenado e o outro foi salvo...
* foi o filho amado do seu pai...
* foi humilhado, mas depois foi ascendido à destra do reino...
* teve uma esposa gentílica (Jesus salvou sua noiva/igreja gentílica.)
* aos trinta anos iniciou seu ministério...
* saiu de junto do seu pai para salvar a muitos...
* recolheu sua esposa gentílica ao palácio e manifestou-se aos seus irmãos... (Gênesis 37.50)

OS ISRAELITAS POSSUÍAM ARMAS POR OCASIÃO DO ÊXODO? Em Êxodo 13.18 lemos que os israelitas subiram da terra do Egito ARMADOS. Há tradutores que preferiram colocar a tradução ARREGIMENTADOS. A melhor tradução, porém, é “armados” mesmo.

O grande mistério, é. onde os israelitas foram conseguir armas?

Será que os egípcios permitiriam uma nação de escravos armados? Será que, no momento em que eles pediram despojos aos egípcios, junto com o ouro e as jóias também vieram armas?

Tudo indica que sim.

No afã de se verem livres daquele povo, através de quem tantas pragas lhes sobrevieram, os egípcios devem ter colocado em suas mãos TUDO aquilo que tinha valor, incluindo um dos maiores bens que alguém possuía naquele tempo – Armas!


QUATRO OU QUARENTA ANOS? Na Bíblia RC você encontrará, em II Samuel 15.7, a seguinte informação.

“E aconteceu, pois, ao cabo de QUARENTA ANOS, que Absalão disse ao rei. Deixa-me ir pagar em Hebrom o meu voto que votei ao Senhor.”

Na Bíblia RA encontramos o escritor dizendo que tal pedido foi feito ao cabo de QUATRO anos.

A RC está traduzida corretamente, mas a RA traduziu usando a lógica, tendo em vista que todo o reinado de Davi, desde que ele começou a reinar, com trinta anos, durou QUARENTA ANOS, e que a sedição de Absalão não pode ter durado muito tempo.

É possível, neste caso, ter havido um cochilo por parte do copista.

PROIBIDA TOSQUIA DE CORDEIROS PRIMOGÊNITOS. O respeito dos israelitas pelo primogênito era muito grande. Deus imprimira neles tal respeito e o povo obedecia sem titubear.

Essa reverência era tão grande que o primogênito macho das ovelhas nem ao menos podia ser tosquiado.

Como os cordeiros primogênitos pertenciam ao Senhor, para serem sacrificados, nem mesmo a lã podia ser tirada deles, para beneficio dos que os criavam. (Deuteronômio 15.19).

O conceito de mordomia era muito acentuado entre os israelitas. A maneira como a maioria contribuía para a obra de Deus irrepreensível.

SERVIÇO MILITAR DIFERENTE. Deus ordenou ao povo de Israel que, ao sair à peleja, deveria dispensar do serviço militar os seguintes homens:

Aqueles que tinham edificado casa nova e ainda não a haviam consagrado.

Aqueles que haviam plantado vinhas e não as tinhas desfrutado.

Aqueles que estivessem noivos, sem terem ainda se casado.

Aqueles que fossem medrosos e de coração tímido.

(Deuteronômio 20.1-8).


PROBLEMA DE PRONÚNCIA. Uma vez que os efraimitas eram muito parecidos fisicamente com os gileaditas, em uma guerra em que os de Efraim estavam fugindo, querendo atravessar os vaus do Jordão, tiveram que passar por um duro teste lingüístico.

Quando os de Gileade aprisionavam um efraimita, perguntavam.

Você é efraimita?

Não! Respondia ele.

Então pronuncie a palavra CHIBOLETE, replicavam.

O coitado, então, fazia um esforço tremendo para pronunciar a palavra de maneira peculiar como os gileaditas a pronunciavam, mas era como um nordestino querendo falar feito mineiro, só saia a pronúncia SIBOLETE.

O fraco intérprete era imediatamente degolado. Por causa desta pronúncia diferente, quarenta e dois mil foram mortos naqueles dias.

Agora vamos ver algo sobre o título que encabeça este relato. A RA intitulou acuradamente com “Jefté peleja contra os efraimitas”. A RV foi mais específica no título e escreveu. “Jefté e os gileaditas pelejam contra os efraimitas”.

A RC, porém, intitulou completamente fora da realidade do texto que vem a seguir com “Jefté peleja contra os efraimitas e os gileaditas”.

Isto mesmo! Porque se Jefté era, ele mesmo, gileadita, e se o texto diz que ele convocou os gileaditas para a peleja contra os efraimitas, e se foram os gileaditas que mataram todos esses efraimitas, onde foi que o titulista foi buscar essa guerra de Jefté contra seus próprios companheiros. Não é de doer?
(Juizes 12.1-7).

INTERESSANTES COINCIDÊNCIAS EM MORTE DE PATRIARCAS. Quando Abraão morreu, a Bíblia diz que ele estava “velho e farto de dias”. Seus dois filhos, Ismael e Isaque, o sepultaram. Eles vieram a ser inimigos até hoje, pela sua descendência.

Quando Isaque morreu, a Bíblia também diz que ele morreu “velho e farto de dias”. Também diz que seus dois filhos, Esaú e Jacó, o sepultaram. Estes, haviam sido inimigos, mas fizeram as pazes depois. (Gênesis 25.8,9).

ESPERANÇA MAIOR. O Velho Testamento termina com a palavra “maldição”. E a culminância verdadeira de 4000 anos de história de um povo em busca, sem fidelidade, dependendo de seus próprios esforços e juízos.

O Novo Testamento termina com a gloriosa frase. “A graça do Senhor Jesus seja com todos”. É uma indicação real do teor dos seus 27 livros, que a graça de Deus é a única capaz de salvar os homens.

POR QUE UMA MULHER ENFERMA DESEJOU TOCAR NA ORLA DO VESTIDO DE JESUS PARA SER CURADA? A mulher que tinha um fluxo de sangue e resolveu tocar na orla do manto de Jesus para ser curada, fez isso provavelmente pela crença antiga que as veste dos profetas tinham qualidades miraculosas.

Tal crença foi altamente reforçada pela questão do manto de Elias, dado a Eliseu, com o qual ele feriu as águas do Rio Jordão e elas se abriram, deixando atravessar a pé. (II Reis 2.13).

Na realidade a unção de Deus sobre um homem consagrado chegava até a atingir objetos de uso pessoal, como foi o caso de lenços e aventais de Paulo, que eram levados para serem colocados sobre os enfermos e os curavam. (Atos 19.12).

TRÊS CAUSAS DA REBELDIA. Ezequiel descreve três causas da rebeldia de Sodoma, as quais podem perfeitamente enquadrar-se em nossos dias e explicar as causa de muitos problemas modernos.

Soberba

Fartura de pão

Abundância de ociosidade

(Ezequiel 16.49).

CURIOSIDADE PERIGOSA. A curiosidade algumas vezes pode ser altamente perigosa. No caso dos moradores de Bete-Semes, ela não foi apenas perigosa, foi fatal.

O Senhor feriu ali vários homens, porque olharam para dentro da arca do Senhor.

Descobrimos algo muito interessante, quando lemos o acontecimento na RA e na RC. A RA diz que Deus feriu setenta homens, por causa da sua irrelevância. A RC, porém, afirma que Ele feriu cinqüenta mil e setenta homens! (I Samuel 6.19).

Por que existem tais notórias discrepâncias nas Escrituras?

Deve-se, muitas vezes, a características do hebraico. Uma letra mal desenhada, com tinta demais ou de menos pode, por exemplo, mudar o significado de uma palavra, como “corvo”, que podem mudar para “Árabe”.

POR QUE TANTOS FORAM CIRCUNCIDADOS DE UMA SÓ VEZ? Nenhum israelita que nasceu no deserto, durante a peregrinação do Êxodo, foi circuncidado.

Todos os que haviam nascido no deserto foram circuncidados logo depois que entraram em Canaã, com facas de pedra, provavelmente sendo empregado a sílex.

Havia desde crianças de oito dias de nascidas, até homens de quase quarenta anos de idade.

Aquele histórico local recebeu o nome de Gilgal, que significava “Círculo”, ou “Roda”. Por quê?(Josué 5.1-9).

Porque a circuncisão é o corte circular do prepúcio.

A palavra “circuncidar” significa “circular ao redor de”.

HERDEIRO DO TRONO DE ISRAEL CANDIDATOU-SE AO SEGUNDO LUGAR.
Jônatas, mesmo sabendo que seria o virtual sucessor de Saul, conversou com Davi, e colocou diante dele sua futura pretensão de ficar ao lado de Davi.

Ele reconhecia que o reino seria de Davi, por causa da sagrada unção que estava sobre ele, por isso disse.

“Não temas, que não te achará a mão de Saul, meu pai. porém TU REINARÁS sobre Israel, e eu serei contigo O SEGUNDO, o que também Saul meu pai, bem sabe.” (I Samuel 23.17).

Jônatas pensava poder reformar Saul e seu rei, sua fidelidade a seu pai era louvável, porém se ele já conhecia a direção de Deus, a atitude mais correta seria ficar ao lado de Davi de uma vez.

Isto o teria livrado da morte na última batalha de Saul.

GUERREIRO RECUSA MATAR DOIS REIS. Na hora de matar dois reis inimigos – Zeba e Salmuna – Gideão resolveu dar a “Honra” ao seu filho primogênito, Jéter. Isto era um costume considerado de grande valor entre os povos daquele tempo.

O pobre rapaz, por ser ainda adolescente, temeu, e nem arrancou a espada da bainha.

Os reis se sentiram ainda mais diminuídos pelo fato de estarem a ponto de morrer pelas mãos de um jovem e, dirigindo-se a Gideão, exclamaram.

Levanta-te tu, e acomete-nos. porque, qual o homem, tal a sua valentia!

Gideão, então, levantou-se e matou-os. (Juizes 8.20,21).

PRESENTES DEMAIS. Com medo do seu irmão Esaú, de quem arrebatara a bênção da primogenitura, Jacó enviou-lhe um presente que é digno de figurar entre os maiores subornos.

200 cabras,
20 bodes,
200 ovelhas,
20 carneiros,
30 camelas de leite com suas crias,
40 vacas,
10 touros,
20 jumentas,
10 jumentinhos.

O mais interessante da história é que Esaú perdoou-o e nem quis receber tal presente. Jacó fez questão que seu irmão ficasse com os animais e tanto insistiu com ele, que ele terminou recebendo-os.
Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


Nas Cavernas

As TrÊs UnÇÕes De Davi

O ExtermÍnio Dos TerrÍveis Amalequitas

Funestos Resultados

Em Cristo Já Não Há Mais Maldição Para Os Homens.

O SacrifÍcio De JeftÉ NÃo Foi Deixar Sua Filha Solteira

TerrÍvel VinganÇa