PRÁTICA DOCENTE EM QUESTÃO: ANÁLISE DE UMA AÇÃO



A prática docente é de grande importância para o desenvolvimento dos jovens e adolescentes, pois a forma como se faz educação e seu modus operandi vai determinar uma série de características que serão levadas por todos os que freqüentaram os bancos escolares no seu cotidiano de trabalho ou das relações sociais. O professor tem a capacidade de moldar caráter, de criar personalidades e de desenvolver atitudes e relações a partir de sua prática e sua vivência.
O processo de formação da classe docente tem importância vital para o desenlace de uma prática, pois da formação depende o processo de ação do professor que para isso deve ser formado e informado em um processo pleno de discussão ideológica sobre a práxis e sobre os processos políticos em que cada educador está envolvido. Muitas Universidades não investem na prática e no desenvolvimento cotidiano de seus formandos preocupando – se apenas nos princípios burocráticos do cumprimento de programas, regras e apontamentos não dando aos formandos a oportunidade de desenvolver seu conhecimento e construir sua dimensão formativa. É preciso investir numa formação prática para que os futuros professores conheçam a realidade da sala de aula e dos problemas que a escola enfrenta. É preciso dar um choque de realidade no processo de formação para que aqueles que se tornarão educadores não sejam surpreendidos no momento em que exercerão sua prática.
É também de grande importância que as instituições responsáveis pela formação docente invistam mais na criação de mecanismos que permitam ao formando desenvolver o que aprendeu a partir de estágios completos e eficientes para que haja uma formação baseada na prática e nas ações concretas. Os estágios devem ter acompanhamento permanente e apoio das entidades que recebem os jovens permitindo que os mesmos possam ter um processo de desenvolvimento da prática e conhecimento de todos os trâmites da profissão que vai abraçar. Infelizmente há muitas instituições que dificultam e às nem recebem estagiários numa falta de compromisso com o desenvolvimento de uma educação que merece ser apoiada para que novos profissionais estejam no mercado para oxigenar a prática docente.
No processo de formação do professor é também vital que seja divulgadas e difundidas as ideologias engendradas no processo de formação do conhecimento para que o ensino não seja ingênuo ou supostamente neutro, pois quem educa o faz movido por algum tipo de interesse que deve ser sempre a serviço das reais necessidades de nosso povo e deve fazer parte de um luta constante pela melhoria do nível de vida da população em geral. O entendimento das ideologias é vital para o processo de formação dos educadores para que os mesmo possam entender o que fazem, o que dizem e o que pensam.
A educação é um fenômeno de grande importância para o desenvolvimento do país, pois o processo educativo é nas sociedades capitalistas um mecanismo de ascensão social e de crescimento econômico, nações poderosas só alcançaram o desenvolvimento a partir de seu investimento em educação ou no desenvolvimento da pesquisa e da tecnologia. No mundo globalizado a formação é um fator de qualificação da mão – de – obra e somente poderão alcançar o nível de crescimento e desenvolvimento tecnológico exigido pelo contexto de hoje as nações que aplicam em educação e qualificação de seu povo.
Os docentes têm grande importância no momento em que ministram suas aulas, pois suas ações determinam o crescimento de seus alunos, crescimento em termos de intelecto, domínio de conteúdos, experiências, vivências, costumes, atitudes éticas, cidadania ativa e participação. Os valores determinados por uma aula são de grande importância para a vida do aluno, quem não se lembra da sua primeira aula ou da grande professora ou professor de sua vida?
No decorrer da prática docente há grandes obstáculos que precisam ser rompidos no sentido de uma nova forma de ver a educação, onde haja democracia e condições objetivas de trabalho, pois os professores só podem desenvolver um trabalho adequado se forem estimulados para isso, se forem desafiados, se forem respeitados em sua prática. Infelizmente em muitas escolas os professores são impelidos a não cumprir sua tarefa tão importante de educadores, pois as políticas de gestão das escolas se caracterizam por um processo de centralização que procura determinar apenas os aspectos burocráticos sem preocupação com o verdadeiro processo de educação para todos. As gestões da maioria das escolas têm um sentido autocrático, pois apesar das eleições serem diretas prevalece sempre a palavra dos gestores sem haver uma proposta democrática de condução da escola e de administração escolar.
A importância da Escola geralmente não é passada para a sociedade e temos em muitos casos a transformação de escolas em depósitos de alunos e de cumprimento de carga horária sem a preocupação com o verdadeiro sentido da educação. É preciso que os pais sejam trabalhados no sentido de entender e valorizar a escola e os que dela fazem parte. A escola deve ter uma participação de todos para se desenvolver , pois é a partir do apoio da sociedade que a escola tem chances de crescer de forma concreta e vitoriosa. Nossa escola precisa ser discutida em todos os setores da sociedade e deve ser apoiada no seu desenvolvimento para ter um processo de construção de cidadania ativa onde pessoas educadas podem saber de seus direitos e deveres e construir um mundo melhor e mais justo.
Nos dias de hoje temos a impressão de que nossa sociedade ainda não desenvolveu uma prática de valorização da escola. Pesquisa realizada pelo INSTITUTO PAULO MONTENEGRO ligado o IBOPE realizada em novembro de 2006 com um universo de 2002 pessoas mostra que a educação ainda não é colocada como prioridade pela população. Diante dos diversos temas que se configurariam como ÁREAS MAIS PROBLEMÁTICAS DO PAÍS a educação vai aparecer em 7º lugar perdendo para outros setores como SAÚDE, EMPREGOS, FOME E MISÉRIA, SEGURANÇA PÚBLICA, CORRUPÇÃO E DROGAS que aparecem em ordem crescente e provam que ainda não é a educação uma preocupação da sociedade, pois os problemas imediatos são mais atrativos e parecem ser de maior preocupação por parte do povo em geral.
Este posição parece equivocada , pois a educação é talvez a solução para a maioria dos problemas que assolam nosso povo. Educação de qualidade proporciona saúde através da prevenção e do conhecimento, gera empregos e mão – de – obra qualificada, pode ser um fator de redução da fome e da miséria e contribuirá par o problema da segurança reduzindo as desigualdades sociais e dando esclarecimento ao povo para fugir da corrupção através da cidadania participativa e certamente afastará o jovem das drogas através de políticas de educação e desporto adequadas.
Em recente artigo publicado no Jornal o Globo do dia 13/10/2007 o Senador Cristovam Buarque assinala que é uma tragédia a pequena consciência da população brasileira onde ricos não se preocupam com a necessidade de educar a todos indistintamente , onde pobres não reconhecem que a boa educação é um direito e uma necessidade e os líderes políticos, empresariais e sindicais não percebem a importância da educação de base. Como se vê é preciso, nas palavras do Senador, que estes grupos despertem e busquem uma revolução na educação que garanta escolas de qualidade para todos.
É de grande importância que as políticas públicas voltadas para a educação sejam eivadas de bons propósitos por parte dos governantes que devem se eximir da simples administração da crise do sistema e procurar desenvolver uma prática constante e permanente de valorização do trabalho docente em várias linhas de ação que vão desde a questão salarial até o sistema de transporte que em muitos casos beira ao caos. É inadmissível que muitas escolas sequer tenham papel para desenvolvimento do trabalho extra e intra – escolar.
Precisamos que os governantes tomem a iniciativa de desenvolver a educação de forma coerente sem retórica o bravata eleitoral e coloquem em seus planos de governo seu desenvolvimento como prioridade administrativa para buscar uma revolução que vai mudar a cara do país e vai reduzir a maioria dos problemas decorrentes da desigualdade social provocada pelo desnível educacional de nosso povo.
Não podemos deixar de levantar a necessidade da luta e do engajamento do pessoal docente e de todos que fazem a educação , é preciso que os educadores em geral sejam tocados pelo desejo e pela ânsia de mudança para que todos se irmanem na busca por uma educação de qualidade com ambientes aconchegantes para que ela se desenvolva, com condições adequadas de trabalho em termos de instrumentação e apoio didático, com professores reconhecidos no seu trabalho e a melhoria da auto – estima dos que fazem e dos que precisam da educação.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


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