tema monografia – SEGMENTAÇAO DE MERCADO



Níveis de segmentação de mercado

A segmentação de mercado representa um esforço para o aumento de precisão de alvo de uma empresa. E para atingir esse alvo pode-se adotar níveis de segmentação como:

Marketing de Massa – é uma estratégia de marketing, onde os profissionais tomam a decisão de produzir, distribuir em massa e tentar atrair todos os tipos de compradores.

O marketing de massa cria maior potencial de mercado, o custo final do produto é menor, em conseqüência o preço do produto é mais baixo e a margem do lucro maior.

Podemos citar como exemplo a Coca-Cola, que praticou marketing de massa por muitos anos quando vendia seu refrigerante em apenas um tamanho de garrafa.


Por AC Monografia de Marketing e pronto auxílio em Monografias

Atualmente a proliferação de mídias de propagandas e canais de distribuição está dificultando a prática de marketing que não esteja ajustado às necessidades de públicos específicos e aos poucos o marketing de massa está desaparecendo e as empresas estão passando a adotar micromarketing usando assim um dos quatro níveis de segmentação: Marketing de Segmento; Marketing de Nicho; Marketing Local ou Marketing Individual.

Marketing de Segmento – é formado por grande grupo de consumidores identificável em um mercado. Neste segmento apesar dos consumidores diferenciarem em seus desejos, poder de compra, localizações geográficas, atitudes e hábitos, a empresa não está disposta a personalizar seu pacote de ofertas e comunicações a cada consumidor individual, ela procura isolar alguns segmentos amplos que formam um mercado.

A segmentação torna-se um ponto intermediário entre marketing de massa e marketing individual, onde os consumidores pertencem a um segmento bastante similares em desejos e necessidades. Porém não são idênticos, onde alguns desejarão características e benefícios adicionais não incluídos na oferta, enquanto outros estão dispostos a abrir mão de algo que não têm tanto desejo.

Exemplo: Uma rede de hotéis Ritz-Carlon visa hóspede rico e proporciona muitas comodidades em seus apartamentos, alguns clientes gostariam de encontrar mais itens, como um aparelho de fax; outros já preferem menos itens e um preço menor.

O marketing de segmento possibilita a empresa criar uma oferta de produto ou serviço mais ajustado e cobrar um preço apropriado a esse ajuste, também torna-se mais fácil à escolha de canais e distribuição de comunicações e a empresa usando esse tipo de marketing pode enfrentar menor número de concorrentes.

O marketing de segmento não é tão preciso como o marketing individual, mas é muito mais preciso do que o marketing de massa.

Marketing de Nicho – é formado por um grupo muito bem definido, geralmente identificado ao se dividir um segmento em subsegmentos ou ao se definir um grupo com conjunto de traços distintos que pode buscar uma combinação especial de benefícios.

As empresas que praticavam nichos conhecem muito bem as necessidades de seus consumidores e estão dispostas a pagar um preço maior para satisfazerem, pois têm certeza de obter retorno imediato. Um exemplo pode citar a empresa Ferrari que cobra um preço alto por seus carros porque ela sabe que seus clientes leais consideram que nenhum outro veículo chega próximo à oferta do pacote de benefícios de produto e serviço oferecido por ela.

O nicho é caracterizado por seus consumidores possuírem um conjunto distinto e completo de necessidades; estão dispostos a pagar um preço maior para a empresa que pode satisfazer a suas necessidades; as empresas por sua vez possuem habilidades exigidas para atender os seus consumidores de maneira superior e tem potencial, tamanho, lucro e crescimento suficiente.

Exemplo: American Express - oferece não apenas seus tradicionais cartões verdes, mas também cartões ouro, corporativo e até o de platina destinado a grupos de consumidores diferenciados.

Marketing Local – é formado para atender as necessidades e desejos de grupos de consumidores locais. Quem pratica esse segmento vêem a propaganda nacional como desperdício porque deixa de visar grupos locais e também vêem o poder de varejistas regionais e locais, que estão demandando sortimentos de produtos mais ajustados a suas vizinhanças.

Exemplo: Citibank que fornece compostos de serviços bancários diferentes em suas agências, dependendo das variáveis demográficas das vizinhanças.

Kraft ajuda as redes de supermercados a identificar o sortimento de queijo e a posição das prateleiras que otimizarão as vendas nas lojas que atendem a consumidores de baixa, média e alta renda em diferentes comunidades étnicas.

Marketing Individual – em nível individual, as empresas estão praticando o marketing customizado, onde possuem a habilidade de preparar uma base consistente de produtos e comunicações para atender às exigências de cada consumidor.

Exemplo: Motorola - Os vendedores da Motorola estão preparados para fornecer pagers sob medida para uma empresa-cliente e entregá-los em tempo muito curto. Eles transmitem o design à fábrica, e a produção inicia-se em 17 minutos. Os pagers são despachados em duas horas para chegar ao cliente no dia seguinte.

Automarketing - é forma de marketing individual em que os consumidores individuais assumem maior responsabilidade em determinar que produtos e marcas comprar. E a empresa oferece condições aos consumidores para facilitar o acesso aos consumidores como criando linha 0800, disponibilizando páginas na Internet, fornecendo informações amplas sobre seus produtos e serviços e suas garantias. Dando condições assim aos seus consumidores individuais a fazerem suas próprias busca pela melhor oferta de produto.
Autor: Monografia AC


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