A EDUCAÇAO DENTRO DA ESCOLA - tema tcc e monografia



A vivência do cotidiano escolar significa uma experiência de vida, localizada em um espaço, cuja materialização é muito objetiva. O conteúdo da experiência escolar varia de sociedades, de culturas, de escolas, de sujeitos.

Uma das tarefas mais complexas da coordenação pedagógica e dos dirigentes é reordenar os espaços, os tempos e o trabalho dos profissionais de modo a permitir que diferentes propostas pedagógicas se tornem realidade, acontecendo um processo real e complicado de comunicação entre os sujeitos. Ao organizar o tempo e o espaço escolar, não podemos perder na abstração das normas. Para construir uma nova forma de organização dos tempos, é preciso superar a idéia de cronometrar o tempo, organizado em etapas em ascensão, calcado na tecnologia de aceleração, da qualidade total e da produtividade. Reorganizar o tempo na escola é dar aos alunos condições adequadas para pensar, agir e interagir com o conhecimento e com a vida. A instituição escolar tradicional organiza seu tempo detalhadamente, assim, os educadores não exploram pedagogicamente a riqueza das relações humanas presentes no tempo e no espaço escolar.


Por AC Monografia de Pedagogia e Educação

Através de sindicatos e de fazer educativo no dia-a-dia escolar, os professores inovam o currículo, questionam o conteudismo das práticas pedagógicas, constroem projetos políticos-pedagógicos, recuperam a historia de vida dos alunos e da comunidade, interferem no processo de gestão e administração da escola, transgridem normas burocráticas e rígidas e indagam sobre a organização dos tempos e espaços.

A educação na escola antes era seriada agora passou a ser em ciclos. A primeira refere-se ao modo de distribuição espaço-temporal do processo de ensino e à concepção de estuda escolar que ela reproduz. Já o ciclo, a idéia é de o aluno passar de ano (não há reprovação); aprender através de seu desenvolvimento de fase etária; proposta de projetos (temas —> conteúdos), atualizados de acordo com a circunstancia; e a nota não é primordial.

Na organizada seriada, pressupõe que a função do ensino é repassar conhecimentos que já estão prontos e organizados nos livros didáticos, segundo uma seqüência a ser estabelecida pelo plano de aulas, este por sua vez, procura garantir que os conteúdos só podem ser repassados e aprendidos de modo seqüencial, obedecendo à precedência de cada um deles, tem-se a concepção de que a função da educação escolar é, principalmente, repassar conhecimentos e formar habilidades. O aluno mais persegue são pontos necessários à passagem para a etapa seguinte e não a aquisição de conhecimentos.

A educação escolar tem como objetivo repassar conhecimentos segundo uma metodologia de ensino que opta pela fragmentação dos conteúdos e considera ser a retenção do aprendizado o objetivo final da atividade escolar, por mais que se insista em negar esse objetivo. O processo educacional relaciona-se com os fins da educação escolar. Quase todos os educadores têm consciência de que o objetivo da educação é a formação de sujeitos livres, autônomos, felizes e participantes da vida social, logo, cidadãos responsáveis.

A educação na escola é necessária, pois, se considerarmos o aluno sujeito de direitos, de conhecimentos e aprendizagem, o professor poderá tornar-se um elo importante na construção do desenvolvimento pleno do humano. Para isso, além de investimentos em cursos de formação e palestras, e preciso que a escola se reorganize internamente, dando espaço para o professor discutir e trabalhar coletivamente novas propostas de intervenção. O professor deve proporcionar ao aluno mais tempo para aprender e demonstrar o que sabe.

Atualmente as exigências da educação são para o desenvolvimento e implemento de trabalhos escolares, nos quais os alunos sejam desafiados a pensar/refletir e a propor soluções para questões e problemas contemporâneos, sendo professor e aluno chamados de pesquisadores em interação. O aluno deve desenvolver sua criatividade, sugerir, propor e solucionar problemas, levantar e reelaborar hipóteses, saber tomar decisões, desenvolver a capacidade de expressar por varias linguagens – trabalhando com diversas fontes de conhecimentos. Afinal, conhecer é descobrir a razão das coisas, é procurar soluções para o que não entendemos, é observar, questionar, registrar, analisar, generalizar.

Importante também à educação é a interdisciplinaridade, que é um principio mediador entre as diferentes disciplinas, elementos teórico-metodológico da diferença e da criatividade, de transversalidade que é um procedimento didático-pedagógico. Porém, não basta que se interagem conteúdos, a postura interdisciplinar envolve uma determinada forma de conceder e se relacionar com o conhecimento produzido socialmente. O envolvimento é condição para a prática de interdisciplinaridade. Um projeto de interdisciplinaridade de trabalho ou de ensino consegue captar a profundidade das relações conscientes entre as pessoas e entre pessoas e coisas.

Na reflexão dos princípios norteadores de uma prática interdisciplinar, é fundamental a compreensão de que a aprendizagem escolar é parte de um processo maior que é a vida social, na qual alunos e professores são sujeitos que compartilham espaços e tempos. Uma política interdisciplinar pressupõe uma renovação de idéias, valores e concepções. O que caracteriza a atitude interdisciplinar é a ousadia da busca, da pesquisa: é a modificação num exercício de pensar.

A interdisciplinaridade pode ser dificultada de acordo com o tempo e o espaço no qual a escola é organizada.

AD Monografias e Ordenamento Racional

Alpha Pesquisa para TCC
Autor: Monografia AD


Artigos Relacionados


Currículo Organizado Em Ciclos De Formação Humana

Currículo De Ensino: Espaço Para Pensar Os Temas Socialmente Relevantes

O Jogo Como Recurso Pedagógico Na Sala De Aula

Está Na Escola: As Orientações Curriculares Da Educação Básica De Mato Grosso. E Agora?

Fazer Pedagógico, Interface Necessária Com O Contexto Social

Projeto Pedagógico, Estratégia Metodológica Necessárias Para A Relação Ensinar E Aprender.

A Escrita E O Fracasso Escolar