Programas de Trainees - Recrutamento e Seleção



Tenho participado ativamente como candidato e agora com Consultor de programas de Trainees desde a década de 70, quando em 1972 fui trainee do Bank Of London & South América LTD.

Estes programas tiveram uma evolução muito rápida e constituiriam-se na principal ou uma das principais fontes de busca por talentos para as organizações de ponta.

Participando como consultor em alguns processos em 2008 e 2009 pude verificar que o mesmo tornou-se uma competição de estratégias tal qual um jogo de xadrez. De um lado um jovem preparado para sobreviver e vencer na sociedade de consumo onde a competitividade traspassa a barreira da moralidade e de outro lado uma empresa preocupada em conquistar os melhores “talentos” com potencial para serem os CEOs das mesmas no futuro.
As empresas contratam empresas especializadas em recrutamento e seleção, que contratam outros prestadores de serviços e assim é montado um dos exércitos desta batalha.
O outro exército é montado pelas escolas, cursos especializados e pela mídia que preparam candidatos cada vez mais capazes de interpretarem o perfil do ideal para as vagas abertas.
Desta forma o cenário da batalha está armado num teatro de faz de conta e agora cada lado se municia das armas “ferramentas” que irão utilizar na competição (salários, benefícios, planos de carreira, programa de treinamento, carreira no exterior, seleção de currículos, dinâmicas de grupo, painéis, entrevistas, testes, etc).
O custo desta batalha é gigantesco principalmente se considerarmos todos os custos diretos e indiretos desta cadeia que se forma entorno dos programas de recrutamento e seleção para trainees. No final da batalha sobram alguns candidatos "vencedores" e a grande maioria de "perdedores" e a falta de segurança das empresas se realmente contrataram os melhores candidatos ofertados.
A dúvida das empresas deve ficar ainda maior se for perguntado a quem comanda este processo, o que ou quem é realmente o melhor candidato. Quem estamos procurando? Quais nossas expectativas de médio e longo prazo para esta pessoa na empresa? O porque a empresa quer contratar talentos? O que é Talento?
Qual o cenário mundial, as demandas e valores daqui a 15 ou 20 anos quando este jovem n for o CEO da empresa?
Competências referentes a conhecimentos e habilidades técnicas todos os candidatos que preencherem o perfil básico da vaga possuem, são commodities para os mesmos.
As empresas devem parar de focar em seus produtos e serviços e passarem a focar na razão de ser de suas existências, ou seja, no consumidor final, no ser humano, no topo da pirâmide desta sociedade. Produtos, serviços e tecnologia também já viraram commodities e tanto quanto o preço ou campanhas de marketing não se constituem em diferenciais.

Você leitor pode estar pensando (Onde este cara quer chegar?). Exatamente neste ponto, ou seja, o que falta às empresas é humanidade e sobra tecnicidade. O verdadeiro desejo do cliente “ser humano” foi relegado a último plano e a sociedade de consumo não quer mais saber o que realmente este ser humano necessita e quer para ser feliz, ao contrário ela impões a ele até sua forma de pensar e querer. Ela dita as regras sobre o que ele deve querer, o que é bom ou ruim e como ele deve ser feliz,

Meu amigo Diretor ou Vice Presidente de RH cabe a você tomar as rédeas deste processo e humanizar sua empresa. Contratar pessoas com valores humanitários inquestionáveis, gente que ama gente e que é feliz por ser gente. São estas competências que farão a diferença no futuro próximo. É este tipo de gente que perpetuará esta organização empresarial e sucumbirá qualquer outro concorrente que não tenha estes valores que são o anseio em “standby” da humanidade.

Senhores recrutadores fiquem atentos para identificar os verdadeiros talentos humanos que vocês irão colocar para dentro da empresa. Procurem gente que tenha como maior diferencial o quanto entendem de gente, o quanto gostam de gente, o quanto se preocupam com o futuro da Humanidade e do Universo. Busquem pessoas que uma vez atendendo as competências commodities se diferenciem por valores como respeito ao próximo, questões ambientais, moral, ética, espiritualidade, civilidade, felicidade.

Bom trabalho a todos. Espero que tenham êxito em mais um processo de recrutamento e seleção de trainees e que este artigo possa ter ajudado você de alguma forma.
Autor: Marcos Falcon


Artigos Relacionados


AdministraÇÃo De Recursos Humanos

Recrutamento E Seleção

Seleção Por Competências

Recrutamento

Análise Do Sistema De Recrutamento E Seleção De Pessoal De Uma Microempresa Do Setor Têxtil

Seleção E Contratação Do Profissional De Hotelaria

Comprometimento - Competência Requerida Desde A Porta De Entrada