VENDA CASADA PROLIFERADA NOS EMPRESTIMOS CONSIGNADOS



Lamentei muito a margem dos empréstimos consignados ter voltado ao patamar de 30% recentemente.
Pegar dinheiro emprestado não é uma boa pra ninguém, muito menos quando este empréstimo vem retido no contracheque junto com outros descontos de forma ilegal.
Conheço a realidade daqueles que se aventuram nesta triste empreitada onde existe uma serie de desmandos praticados contra os servidores públicos municipal, estadual e federal.
Uma das principais ilegalidades são as famosas vendas casadas, mensalidades de filiação em instituições que vivem intermediando estes empréstimos em troca de comissões dos Bancos e Financeiras e empurram mensalidades chamadas de “assistenciais” também descontadas diretamente na folha de pagamento dos servidores.
Um caso recente me chamou atenção; a servidora, policial militar, pegou 500 reais para pagar em nove parcelas de 136 reais e ainda vem descontada todo mês uma mensalidade de 45 reais, um absurdo!
Ou seja, a mensalidade da tal associação representa mais de 33% do valor da prestação que por sua vez no final vai representar 145% de juros em cima do valor emprestado em apenas nove meses.
Essa conversa de juros de 2% a 3% ao mês é pura balela, pura propaganda enganosa, e tome enganosa nisso!
Art. 39. Código de Defesa do Consumidor
É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:
I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos.
A lei é clara, mas não é clara as informações passadas pelos intermediários que se aproveitam da necessidade de quem está precisando do dinheiro e escondem estas informações além de cópias de contrato que jamais são fornecidos e o que é pior ainda, muitos e certamente a grande maioria destes intermediários, cobram comissão “por fora” dos servidores...
São desmandos em cima de desmandos e somente quem está passando por esta situação é que sabe exatamente o drama vivido.
Sendo ilegal, a solução é recorrer a justiça para reparar e restabelecer o direito violentamente violado dos servidores ativos, aposentados e pensionistas que transformam estes empréstimos em verdadeiros pesadelos.

Emanuel Gonçalves da Silva
Consultor Financeiro
Tel.: 71 9949 9075
www.sosdividas.com.br
Autor: Emanuel Gonçalves da Silva


Artigos Relacionados


Aposentados Endividados E Mal Orientado

Credores Se Beneficiam Com A InadimplÊncia

EmprÉstimos Com ModeraÇÃo

Crédito Consignado E Suas Vantagens

InadimplÊncia Aumenta Busca E ApreensÃo De Veiculos

Emprestimo Cosignado Para Aposentados E Pensionistas Do Inss

A Caixa Econômica Federal Oferece Diversas Opções De Empréstimos