OS PROCESSOS DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E O PAPEL DA ESCOLA E DOS EDUCADORES



No mundo moderno convivemos com tecnologia, avanços na cibernética e na produtividade e maior consumo dos bens naturais e dos recursos necessários à sobrevivência econômica do homem. O grande dilema moderno é conciliar tal processo com a geração de um ambiente ecologicamente equilibrado. A grande questão do momento é saber onde vamos parar com tanto avanço, com tanta depredação dos recursos e com o aumento considerável de instrumentos vorazes aos bens ambientais.
Do processo de geração de riqueza nascem problemas ambientais sérios que precisam ser considerados por todos indivíduos destas e das futuras gerações de seres humanos pensantes e que precisam aprofundar o senso crítico em relação ao processo de geração de riqueza e apropriação capitalista sobre os recursos naturais. É cada vez maior o crescimento de idéias que defendem uma nova relação do homem com o meio e com seus próprios semelhantes atitudes que farão grandes diferenças em relação ao problemas ambientais da modernidade. É impossível falar em mudança de hábitos sem mencionarmos a importância da educação neste processo e nesta nova forma de ver o meio natural.
É fundamental que os educadores procurem incorporar lições ambientais em sua prática ambiental envolvendo os alunos e seus familiares nas noções básicas de respeito ao ambiente e aos seus semelhantes. É preciso mostrar aos alunos que a justiça social , a solidariedade , o respeito e outros valores éticos são vitais para minorar os problemas ambientais que hoje verificamos com tanta veemência. É importante que os planejamentos curriculares e de funcionamento das escolas procurem desenvolver a transversalidade da temática ambiental em suas práticas educativas dando aos discentes noções importantes que levem a uma discussão e, após isso, ações práticas que mudem a concepção de utilitarismo dos recursos naturais e busquem alternativas de utilização de tais bens para uma relação mais harmônica com a natureza circundante.
As escolas tem de incorporar a prática de compreensão das questões envolvidas na problemática ambiental como a sustentabilidade, a geração de riquezas, os interesses econômicos, a proposta capitalista de exploração da natureza e outros temas que permitam uma reflexão crítica sobre os problemas ambientais dos dias de hoje que certamente estão ligados a uma visão meramente econômica dos nossos bens ambientais. As escolas devem ser organizadas pedagógica e funcionalmente na visão ambiental justa, correta e que seja ligada ao fortalecimento de idéias que visem uma melhor visão dos recursos naturais e numa compreensão plena dos fatores que motivam as agressões socioambientais. A escola tem uma importância cada vez mais forte na mudança de hábitos e na concretização de um processo de justiça social que certamente contribuirá para o fim das diversas formas de degradação ambiental.
A transversalidade da educação para a valorização do ambiente é importantíssima não apenas como instrumento de mudança mas, sobretudo, como ritmo forte que vai propiciar uma nova visão de mundo fortalecida pelos ideais de respeito e defesa veemente da justiça sócio ambiental. É preciso desenvolver oportunidades de conhecimento do meio natural e também da sociedade para interrelacionar os processo de degradação ambiental aos ditames do sistema. As escolas devem estimular a discussão sobre problemas ambientais, desenvolver atividades que permitam reflexão e entendimento da situação sócio ambiental das comunidades nelas inseridas, promover o debate contínuo sobre o que cada um de nós pode fazer para uma melhor relação com o meio e com nossos semelhantes.
Para que a Escola se torne instrumento forte na defesa ambiental é preciso que seus gestores tenham como missão forte a geração de um processo de união entre os que a fazem eliminando todo e qualquer antagonismo e propondo sempre a união , o cooperativismo e a partilha do conhecimento. A justiça que é proposta deve ser a prática constante no ambiente escolar e nas relações dos que a fazem. A Escola é um elemento fundamental na geração de hábitos de respeito , cidadania ativa e ética tanto ambiental quanto social.
Os membros da comunidade escolar devem ser estimulados a agir sempre buscando os preceitos da ética e da cidadania ambiental pois a contribuição maior da educação é a mudança de hábitos e a geração de valores que certamente poderão contribuir para um mundo melhor, mais justo e equilibrado no ponto de vista natural e social.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


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