DIABETES: TIPO 2



DIABETES: TIPO 2


O Diabetes tem se apresentado uma elevada prevalência na população, onde se observa um crescente número de mortalidade decorrente de complicações do diabetes, uma deficiência na qualidade de vida da população refletindo também em um elevado custo financeiro em saúde pública.

Diabetes Mellitus é uma doença co distúrbio do metabolismo de carboidratos, lipídios que ocasiona uma elevação da glicose e diminuição da insulina seja por não produção ou deficiência da mesma.

Diabetes tipo 2 causado por uma combinação de resistência à insulina e deficiência relativa de insulina __ alguns indivíduos possuem predominantemente resistência á insulina; NETTINA, S.M 2003).

O diabetes tipo 2 surge de uma alimentação inadequada, inatividade física, hereditariedade. A mudança positiva no estilo de vida, quando realizada, se torna efetivas na prevenção e controle do diabetes. Possui uma incidência maior em pessoas acima dos 30 anos de idade e característicos de pessoas obesas.

As complicações mais comuns são poliúria, polifagia e perde involuntária de peso, fadiga, indisposição e sonolência. Mas muitas pessoas não sabem que tem diabetes, e os sintomas são assintomáticos. Por isso a importância da pesquisa do diabetes nas pessoas, para que seja orientado e possível detecção das complicações associadas.

O tratamento engloba medidas não medicamentos e medicamentosas, priorizando um conjunto de plano alimentar, um plano de atividade física e um plano de educação de informações sobre a saúde e diabetes. O tratamento de pacientes com diabetes incluem controlar os níveis glicêmicos e evitar as complicações agudas e de longo prazo, isso se faz com a utilização de hipoglicemiantes orais.

O Diabetes tipo 2, correlaciona, com fatores genéticos com fatores ambientais e estilo de vida.
Atualmente o diabetes é considerado uma das principais doenças que acomete o homem é um dos mais importantes problemas da saúde da atualidade, por isso o ideal é investir em prevenção.


REFERÊNCIA

1.MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diabetes Mellitus. Brasília – DF 2006

2.NETTINA, S.M. Prática de Enfermagem, 7ª edição, Rio de Janeiro, Guanabara-Koogan, 2003.

3.SMELTZER, S.C; BARE, B.G, Brunner/ Suddarth Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan 10 ed. Rio de janeiro, Guanabara Koogan, 2005.
Autor: Hilvia