Relator Forense - Ensaios:“Esperança” como Virtude...



DISSERTAÇÃO: “ESPERANÇA” COMO VITUDE.

Primeiramente peço licença ao Boníssimo (a) Leitor (a) para apoiar a presente dissertação nos ensinamentos dos Ilustríssimos mestres, Rabi Israel Meir Hacohen, Will Durant, Francis Bacon, Sigmund Freud e Platão (“Sócrates”), como os mesmos seguem no decorrer deste petitório em três partes.

De primeiro: Uma narrativa alegórica sobre lição de Vida

“(...) Permita-me contar um incidente de outrora, quando eu ao finalizar uma arbitragem pedi a um agente para que contratasse para mim um transporte para levar-me de volta à minha cidade; é uma viagem de, aproximadamente, setenta e sete quilômetros. O veículo que ele conseguiu para mim não era dos mais elegantes. Mas, ainda assim, foi o agente que combinou o preço para mim.

Enquanto isso, um outro agente, um sujeito desonesto que esperava me enganar, mencionou que uma carruagem mais elegante acabava de chegar. Esta nova carruagem era equipada para proporcionar muito mais luxo e conforto. Além disso, o condutor estava disposto a aceitar uma tarifa menor, uma vez que tinha vindo para cá apenas para deixar um passageiro e, assim, não queria voltar a sua origem com o veículo vazio.

Prontamente interessei-me pela nova carruagem. No entanto, depois de ter feito algumas perguntas, eu descobri que o condutor se dirigia a uma direção totalmente deferente! Foi muita sorte eu não ter dado ouvidos aos conselhos do charlatão que tentou me enganar com a simples aparência da carruagem. Se eu não tivesse pensado em checar mais detalhadamente a questão, eu teria de percorrer no mínimo o dobro da distância para, somente depois retomar o caminho certo de volta para casa...
― ESTE MUNDO É UM GIGANTESCO MERCADO QUE OFERECE A VENDA MUITOS TIPOS DE MERCADORIAS. A TORAH E AS MITSVOT (OS MANDAMENTOS) É A MELHOR MERCADORIA QUE ALGUÉM PODE CONSEGUIR... QUANDO RETORNAMOS À D’US É QUE SEREMOS JULGADOS PELAS NOSSAS AQUISIÇÕES, SOMENTE APÓS O JULGAMENTO PODEREMOS NOS AQUECER SOB A “LUX” DIVINA. ‘ E A JUSTIÇA O PRECERÁ E A GLÓRIA DE HASHEM O ACOLHERÁ’. RABI ISRAEL MEIR HACOHEN

Enxergo o vocábulo “esperança” sob a égide da confiança, da verdade, dos valores Morais, sobre tudo como “virtude”. Repare que está parábola é clara ao relacionar a ação do Homem ao Temor a D’us. Entendimento este que compartilho em sua totalidade.
Posso ratificar o exposto em uma simples definição para como interpreto a Esperança, para mim é o mesmo que:

Lux, Veritas, Virtus!!!

De segundo: As Armadilhas e Magnetos do Pensamento

“(...) A perspectiva total, que é a minha mira nestas enevoadas aventuras, escapará aqui a todas as armadilhas e magnetos do meu pensamento. Um pouco de honestidade e modéstia fazem-me ver que a vida e o mundo são complexos demais para caberem em meu espírito. Todo meu orgulho será ter descoberto os abismos da minha ignorância. Mais estudo e aprendo, menos sei; cada passo a frente abre campo para novos mistérios, novas incertezas; a molécula revela o átomo, o átomo revela o elétron, o elétron revela o quantum e o quantum salta por cima de todas as nossas categorias e leis. A educação não passa da mudança de pena dos dogmas – simples progresso na arte da dúvida – nossos instrumentos estão ligados á matéria, como nossos sentimentos ao espírito; e é através destas nevoas que nós, humalimas gotas de água, queremos compreender o oceano...” DURANT, Will. Filosofia de Vida.

Em meu cotidiano, a Esperança é o revestimento que dou para tudo que faço e que acontece, seja de bom ou ruim, o que importa é ter a convicção de que tudo é passageiro, inclusive nós mesmos.

De terceiro: O inconsciente (“o Isso; o Eu; e o superEu segundo Freud”)

“(...) Outrossim, me representando muitas vezes Vossa Majestade em meu pensamento, e vos observando não com o olhar inquisitivo de presunção para descobrir o que a escritura me disse se inescrutável, mas com o olhar observador do dever e admiração, deixando de lado as outras partes de vossa virtude e fortuna, me percebi comovido e também tomado ao extremo assombro diante daquelas vossas virtudes e faculdades que os filósofos denominam intelectuais; a amplitude de vossa capacidade, a fidedignidade de vossa memória, a rapidez de vossa compreensão, a penetração de vosso julgamento e a facilidade e a ordem de vossa elocução; e amiúde vim a pensar que, entre todas as pessoas vivas que conheci, Vossa Majestade era o melhor exemplo para persuadir a opinião de Platão, de que todo conhecimento não passa da reminiscência, de que a mente do homem conhece por natureza todas as coisas. E nada mais tem suas noções nativas e originais (que pelo estranhamento e obscuridade deste tabernáculo do corpo se acham seqüestradas) novamente revividas e restauradas: tal é a “Lux” natural que observei em Vossa Majestade, e tal vossa disposição de abrasar e brilhar à menor ocasião que se apresente, ou da menor faísca do conhecimento comunicado por outro.” BACON, Francis. The proficience and advancement of Learning Divine and Humane (1605)

Pretendo cada vez mais prestar a atenção em tudo que esteja relacionado com a esperança, buscando harmonizar e equilibrar Razão, Emoção e Fé.

É O PENSAR PROFUNDO, PERMITIR QUE O INCONSCIENTE INTERAJA ABERTAMENTE COM O ESTÍMULO!!!

De quarto e fim: Razão à apreensão da realidade

“(...) Examina o que naturalmente sucederia se os prisioneiros fossem libertados de suas cadeias e curados de sua ignorância. A princípio, quando se desate um deles e se obrigue a levantar-se de repente, a virar o pescoço e a caminhar em direção à “LUX”, sentira dores intensas e, com a vista ofuscada, não será capaz de perceber aqueles objetos cujas as sombras via anteriormente; e se alguém lhe dissesse que antes não via mais do que sombras imanes e é agora que, achando-se mais próximo da realidade e com os olhos voltados para objetos reais mais reais, goza de uma visão mais verdadeira, o que supões que responderia?” Platão, Diálogos, livro VII, A república.
Penso que a partir da Lux encontrarei a Veritas e por conseguinte terei Vurtus...

É o como eu enxergo alimentar o meu espírito com a sabedoria de bem interpretar o verdadeiro significado do vocábulo Esperança.

Conclusão:

Para mim Esperança está intimamente relacionada com a Fé, os bons costumes, a tradição, sobretudo com o Divino, razão pela qual não temos como viver em paz, digo, prosseguir na Vida se não acreditarmos na existência da “Esperança” no sentido espiritual. Seria o mesmo que vagar como fantasmas!!!

Finalmente entendo que o presente estudo traz a lume o apoio necessário para embasar a minha reflexão e dar uma primeira amostra de quão importante para mim é servir ao próximo e respeitar os mandamentos divulgados por Moshe (“ as tábuas das Leis”).

Até Breve,
o autor, 33 .´.
Autor: Franklin Delgado Tavares


Artigos Relacionados


Pedido A Deus

Nietzsche

Oração

Textos Escritos Por Priscilla Machado - Participantes Da Natureza Divina

Nossas Petições

Prece Poderosa Para A Prosperidade

Esperança