Planos de Saúde X SUS



Ainda hoje fiz o pagamento de meu plano de saúde.

Plano de saúde é tratado quase como um seguro de vida, por nós brasileiros: Você acha que tem que ter um, mas prefere não ter que usar. Aliás, meu plano de saúde está entre os melhores do país, o custo não é nenhum absurdo, levando-se em conta que eu já não sou tão jovem na opinião das administradoras de planos de saúde. Talvez eles tenham razão. De uns tempos pra cá tenho usado bastante os benefícios que este plano de saúde me oferece.

Algumas pessoas usam sem problemas a rede pública e crêem que isso lhes basta. Mesmo quando suas condições financeiras lhes possibilita uma despesa mensal com plano de saúde preferem não tê-la e usam, mesmo a rede pública.

Usar a rede pública pode ser uma faca de dois gumes. Algumas doenças graves, recebem tratamento tão bom ou até melhor na rede pública do que na rede particular. No entanto, quando se trata do pronto atendimento ambas deixam muito a desejar, mas a rede pública é muitíssimo pior. Em ambos os plantões da emergência o atendimento é lento, os enfermeiros são muito superiores aos médicos em preparo e conhecimento, o que faz você preferir ficar com o profissional que te atendeu na triagem a ter que encarar um recém formado dentro do consultório, faltam especialistas para diagnosticarem problemas específicos (a lista se resume a clínico geral, ortopedista,pediatra e otorrinolaringologista).

Então posso dizer que a diferença entre ter um plano de saúde e não ter está principalmente nos tratamentos de longo prazo, muito mais comuns entre os idosos e as crianças com suas hipertensões e alergias, consecutivamente.

Mas se penso assim, o que me faz pagar mensalmente aquela conta?

Simples. Aprendi que o período compreendido entre ser criança e ser idoso é todo o resto de minha vida e que pra aproveitar mais este período é preciso prevenir doenças. Pessoas que cuidam de sua saúde de maneira preventiva, através da alimentação, chekups e exercícios físicos, além de serem clientes baratos para os planos de saúde vivem mais e melhor.

Talvez seja por isso que hoje o mote dos planos de saúde é prevenção. Sai mais barato para eles e é muito melhor para o cliente. Mesmo assim, diversos tratamentos não estão cobertos pelos planos de saúde e possuem filas intermináveis na rede pública. Para esses casos existem os seguros saúde e as financiadoras especializadas em procedimentos médicos.

Seja qual for sua preferência em emergências, hospitais particulares ou rede pública, bom mesmo é não precisar de nenhum. Para isso, tome muita água, exercite-se, coma alimentos naturais e ria muito.

http://www.dicc.com.br/portifolio
http://www.drcredito.com.br
Autor: Margarete Brandt Villas Boas


Artigos Relacionados


Plano De Saude

Tire Suas Duvidas Com Plano De Saude Individual

Planos De Saúde

Saúde Publica: Gravidez Na Adolescência Uma Problemática Social

Planos De Saúde

Planos De Saúde Sem Carência

Sus - Base Constitucional