Processos de Integração
Dependendo da configuração de cada organização esses processos são fragmentados nas diversas áreas da empresa, porém, geralmente estão a cargo da Controladoria.
Exemplos desta natureza de processos são: a contabilidade geral e gerencial, fiscal, formação de custos, política de preços, auditoria, acompanhamento dos indicadores de produtividade e qualidade, desempenho e resultados, orçamento, financeiro (tesouraria, contas a pagar e receber), planejamento e controle em nível macro, responsabilidade social (norma SA, balanço social), atendimento (site corporativo -“fale conosco”), áreas de métodos e SII (responsável pela administração do sistema de informação integrado, no que tange a consolidação das informações).
Dado o tamanho e complexidade de administração em algumas organizações, os sistemas de integração podem ser estruturados em vários níveis que permeiam os departamentos, setores e seções, delegando responsabilidades aos gestores intermediários através de modelos de gestão tais como: orçamento, funcionalidades (competências), por objetivos, por qualidade total, por processos, orientada a clientes, estratégica, etc.
Os processos de integração são de natureza coletora e aglutinadora de dados para num segundo passo sofrerem análises e divulgação das informações, caracterizando processos de controle.
O principal cliente destes processos é a alta-administração (diretorias) posto que a partir de relatórios e mapas com informações consolidadas da empresa, corrija rumos e defina as orientações para o futuro de curto prazo.
Os processos de integração são responsáveis pelo alinhamento e balanceamento dos objetivos e metas globais da organização no intento de buscar a sincronia, o equivalente ‘à marcação do ritmo pelos tambores nos antigos navios de guerra’.
O clima organizacional, política de cargos e salários, estabilidade, aprendizagem organizacional, desenvolvimento de competências e treinamento dos vários níveis gerenciais e operacionais buscam a sensibilização dos colaboradores para obter a sintonia - todos imbuídos de vontade, pois um colaborador desmotivado, não incentivado torna-se o elo mais elo fraco da cadeia. Em se conseguindo a sincronia (compasso) e a sintonia (vibração) conquista-se a sinergia, que é o ganho superior à soma dos resultados individuais das equipes.
Numa analogia com o corpo humano, entende-se a Controladoria como o cérebro em sua função cognitiva que vê, sente, ouve, escuta, processa e dissemina as informações para a função intelectiva, o centro de decisão (alta-administração). Numa outra metáfora, diria que a Controladoria equivale a uma cabine de um jato, com seus inúmeros medidores apoiando os pilotos e o navegador para uma viagem segura.
Autor: Wagner Herrera
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