Eclesiaste 7:1-2 - Faça a sua opção em vida



Ec 7:1-2 – (1) O bom nome é melhor do que um perfume finíssimo e o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento. (2) É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério. (Bíblia NVI).

Salomão, provável autor deste livro, nos dá uma reflexão da vida e da morte. Dá-nos uma direção sobre como devemos proceder nesse período entre a vida e a morte; ou seja, durante nossa estada na terra. No versículo 01 a. (o bom nome é melhor do que um perfume finíssimo), nos esclarece que devemos nos pre-ocupar com nosso interior e não com nosso exterior, pois sabe que Deus não olha para nossa aparência e sim para o que realmente somos, o nosso interior. Se tivermos sido realmente tementes ao Senhor, nossa morte será nossa passagem de ida para a cidade Celestial. No versículo 01 b. (e o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento), nos esclarece que, com a morte, inicia-se uma nova vida, uma vida ao lado de nosso Senhor.

No versículo 02 (É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos, os vivos devem levar isso a sério), nos esclarece que é melhor estarmos nos preparando para nossa morte, ou seja, cuidando de nosso interior, que é o que o Senhor estará levando em consideração; do que estar festejan-do, sem nenhuma preocupação com a nossa salvação. O que prestaremos conta ao Senhor será o que tivermos decidido até o dia de nossa morte. Depois de mortos, não conseguiremos mais consertar qualquer coisa que fizemos de errado em nossa vida, nem acrescentar nada ao que fizemos de certo. Assim nossa opção deve ser feita nesse período de vida que temos aqui na terra. E, ainda, nos é dado um alerta de que isso não é leviandade, que deve ser levado a sério, pois entende que muitos não estão dando a devida atenção aos avisos do Senhor para a Sua vinda.

Desde que nascemos, e nascemos porque o Senhor assim o determinou, visto que nada acontece sem a Sua aprovação; devemos ter em conta que o fim das coisas é melhor que seu início. Após nossa morte é que estaremos aptos, ou não, a entrar no reino dos céus. Assim, durante nossa vida, devemos nos preocupar em mostrar ao Senhor que realmente queremos estar na Sua presença. Nossa vida na terra é um período de tempo que o Senhor nos dá para mostrarmos a Ele a quem queremos servir. E não se pode servir a dois senhores ao mesmo tempo. Muitos passam pela terra pensando que devem ser divertir o máximo possível, porque depois que morrerem, tudo vai se acabar. Então, preocupam-se somente em diversão, aproveitar a vida o máximo possível, e não se preparam para a vinda do Senhor, perdem seu tempo em propósitos inúteis para a salvação.

A morte é o destino de todos nós. Após a morte, não teremos como mudar mais nada, só o pode-mos fazê-lo em vida. Assim, se a vida na terra parece um sofrimento, a vida eterna será totalmente o opos-to: não teremos tristezas, sofrimentos, doenças e muitas outras coisas negativas. E a vida na terra é curta, mas a vida celestial é eterna, porisso, esse “sofrimento” que passamos aqui na terra será compensado, e muito, quando estivermos ao lado do Senhor. Mas, quem passou pela vida só em farras e festas, e não se preparou para estar ao lado do Senhor, esse terá uma vida espiritual cheia de sofrimento, dores e angústias, pois vai ser lançado, eternamente, no lago de fogo. Assim é que, durante nossa vida nesta terra, nos é dado o tempo para optarmos por sofrer agora e termos a eterna de felicidade, ou sermos felizes agora e termos o eterno sofrimento. Lembrem-se, Jesus virá em breve.
Autor: Luis Eduardo Maran


Artigos Relacionados


Morrer

Quais São Os Benefícios Da Cruz ?

Lei Do Progresso

A Força Renovadora Do Senhor

Andando Na Palavra

A Vida Que Não é Alimentada Por Pão

Um Momento Sozinho