Educação Ambiental: Um modelo pedagógico para aplicação no Distrito de Irrigação do Gorutuba baseado em técnicas de geoprocessamento



RESUMO

A água, recurso natural dotado de valor financeiro e necessário a manutenção da vida em todas as formas, é foco de atenção de pesquisadores em todo o mundo. Nossa proposta de trabalho na área de Educação Ambiental para Ensino e Formação de Educadores, parte do momento em que a água fornecida pelo Distrito de Irrigação do Gorutuba tem sua qualidade comprometida, dessa forma, tem o objetivo de contribuir com desenvolvimento sócio-educativo, individual e coletivo, agindo como ferramenta de mitigação, buscando a restauração da qualidade e sustentabilidade da água, através da conscientização ambiental, a participação popular, e a integralização entre os agentes envolvidos.

PALAVRAS CHAVE: Educação Ambiental, pesquisa-ação, meio ambiente.



ABSTRACT

Researches point that the water is misused, being necessary a constant work of environmental understanding, and even changes OF behavior linked to your use. Our work proposal in the area of Environmental Education for Teaching and Formation of Educators, since the moment in that the water supplied by the District of Irrigation of Gorutuba has your committed quality, in that way, has the objective of contributing with development partner-educational, individual and collective, acting as mitigation tool, looking for the restoration of the quality and support of the water, through the environmental understanding, the popular participation, and the integration among the involved agents.

WORDS KEY: Environmental education, research-action, environment.

PROBLEMA

O estudo-problema surge a partir do momento em que a água fornecida pelo Distrito de Irrigação do Gorutuba tem sua qualidade comprometida. Estudos preliminares, realizados pela EMATER e ISEJAN, apontaram que o caso se agrava devido à comodidade ao uso da água, e como agentes diretos do problema, destacam-se as mulheres.
A rede de canais do DIG possui em suas margens e extensão, residências rurais que são beneficiadas pelo projeto. O uso errôneo desse recurso, como lavagem de roupas, vasilhas, higienização, etc, traz, consequentemente, problemas à saúde da população (doenças de pele, gastrintestinais, etc.), a depreciação acelerada dos equipamentos públicos e particulares (motores, bombas, tubulações, etc.), a perda da qualidade dos solos, da água e do meio ambiente (alterações fisioquímicas e orgânicas), e respectivamente, comprometendo sua própria sustentabilidade.
Historicamente foram tomadas algumas medidas para solução dos eventos, porém, as ações não alcançaram efetividade. A instalação de uma lavanderia coletiva não despertou interesse das lavadeiras. O deslocamento para algumas chega a 12 km. Outras medidas apontadas foram o cercamento do canal, e/ou sua conversão para tubos, porém os custos extrapolam qualquer orçamento.



OBJETIVOS

OBJETIVOS GERAIS

Nossa proposta de trabalho na área de Educação Ambiental para Ensino e Formação de Educadores, tem o objetivo de contribuir com desenvolvimento sócio-educativo, individual e coletivo, agindo como ferramenta de mitigação, buscando a restauração da qualidade e sustentabilidade da água, através da conscientização ambiental, a participação popular, e a integralização entre os agentes envolvidos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Apresentação de método para formação de equipe multidisciplinar;
• Abordar a metodologia do diagnóstico rural participativo;
• Apresentar programa pedagógico de educação ambiental, para integralização e desenvolvimento na área do DIG;
• Inferir à cerca da viabilidade econômica e social do projeto.

JUSTIFICATIVA


Através da “Pesquisa-Ação”, (THIOLLENT. 1980), com foco nas pessoas e famílias, em especial no comportamento individual e sua relação com o meio, somada a uma abordagem universal entre coercibilidade e incoercibilidade, dentro da “Pedagogia do Projeto”, (REIGOTA, 2009), o uso de princípios do “Diagnóstico Rural Participativo”, (VERDEJO, 2006), voltado à Educação Ambiental, seria apontado como norte à construção da consciência social, a participação, e a ampliação de conhecimentos e competências. Além dessas observâncias e métodos, paradoxalmente, a equipe multidisciplinar e participantes, agiriam como mentores ao tratamento do problema, quantificando e qualificando seus resultados através de dados comparativos aos índices de desenvolvimento humano (IDH), local.
A problemática e métodos apresentados justificam a escolha da Educação Ambiental, “sine qua non”, como efetiva ferramenta para solução de problemas. É o norte a seguir, pois nesse contexto, a busca, acompanhamento e avaliação, bem como a articulação política e democrática, desenvolver-se-á de modo natural, discutindo de forma crítica e reflexiva aspectos educativos e comportamentais.
Além da viabilidade econômica e ampla projeção social do projeto, segundo Preti & Sato, 1996, “é de fundamental importância lembrar, que a educação sozinha não vai resolver todos os problemas da humanidade, é necessário de que todos estejam elaborando estratégias e participando ativamente na construção de uma sociedade mais responsável”. Assim o projeto de educação ambiental apresenta-se como grande atrativo ao desenvolvimento do saber e emancipação dos envolvidos.



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Autor: Kened Soares


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