A música na Educação Infantil



A música na Educação Infantil


A música, uma das linguagens da disciplina de Arte, está presente no nosso dia-a-dia, nas ruas, nas igrejas, no consultório, na televisão, no carro e também nas escolas, e nós nos relacionamos com ela, sendo músicos profissionais ou “leigos admiradores”. Como profissionais da Educação, usamos a música em vários momentos, e associadas à música estão a dança, as brincadeiras e os jogos com movimentos e gestos corporais, que devem constituir conteúdos para o trabalho com as crianças. A musica é importante coadjuvante no trabalho psicomotor, inglês, aprendizagem de números, cores etc., ajuda a acalmar as crianças, a organizá-las e alegrá-las.
Segundo Del Bem e Hentschke (2003), o primeiro objetivo da educação musical é facilitar o acesso à multiplicidade de manifestações musicais da nossa cultura, bem como possibilitar a compreensão de manifestações musicais de culturas mais distantes. Além disso, o trabalho com música envolve a construção de identidades culturais de nossas crianças, adolescentes e jovens e o desenvolvimento de atividades interpessoais. Nesse sentido, é importante que a educação musical escolar [...] tenha como propósito expandir o universo musical do aluno, isto é, proporcionar a vivência de manifestações musicais de diversos grupos sociais e culturais e de diferentes gêneros musicais dentro da nossa própria cultura.
As canções populares, por exemplo, constituem a mais viva expressão lingüística de um povo. As letras das músicas, em sua simplicidade, servem de modelo para as crianças em processo de alfabetização, que, de maneira prazerosa, captam a estrutura das frases e do pensamento do povo do qual fazem parte, ao mesmo tempo em que se divertem com aspectos sonoros como os ritmos as rimas, as aliterações etc., além das figuras de linguagem tão ricas. Os textos das músicas ajudam as crianças a perceber que a língua oferece ao falante diversas possibilidades de expressar-se verbalmente. Assim, vão apropriando-se do vocabulário e combinando as palavras de acordo com os modelos que ouvem, para comunicar-se com o outro.
De acordo com o relato pessoal e as respostas da entrevista, observa-se que a escola é ainda um vetor importante para a musicalização das crianças. Com caráter didático, as letras das músicas podem explorar sons da natureza, sons de instrumentos musicais (podendo trabalhar também a expressão corporal com jogos e brincadeiras que estimulam a imaginação e criatividade); exploram diferentes formas de contagem (seqüência numérica, fazer comparações entre quantidades), exploram temas de ciências, história e geografia e ainda existem as músicas que exploram os direitos das crianças.
É muito contundente a importância da música na escola, dando ás crianças a oportunidade de desenvolver suas sensibilidades estéticas e artísticas, o desenvolvimento da imaginação e do potencial criativo em sentido histórico da nossa herança cultural, dando meios de transcender o universo musical de seu meio social e cultural, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, o desenvolvimento da comunicação não verbal.
A música deve estar presente na escola como um dos elementos formadores do indivíduo, e é imprescindível que o professor observe a necessidade de seus alunos e identificar, dentro de uma programação de atividades musicais, aquelas que realmente puderam suprir as mesmas necessidades de formação desses alunos.
Autor: Eva Coutinho Matos Santana


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