A comunicação e o marketing



Um papel poderoso na conscientização de pessoas, produtos, serviços e ideias.

Por muitas vezes estes dois termos se confundem na mente de muitos leigos e até mesmo para alguns profissionais na área ou se fundem, acreditando-se que seja a mesma coisa. Não é!

É importante deixar claro que o Marketing deve ser compreendido como uma área de pesquisas e estudos que possibilitam as empresas através de planejamentos, estratégias e ações a alcançarem melhores resultados, expansão de mercados e consequentemente aumento nos lucros por meio de um alto grau de conhecimento dos seus clientes. Para os profissionais de marketing existe um processo que consiste em cinco etapas que poderá deixar bem mais claro (Philip Kotler):

1) As pesquisas de mercado;
2) A definição do público-alvo e o posicionamento;
3) O mix de marketing ou os famosos 4Ps ou já em processos de marketing digital 5PS (Produto, Promoção, Praça e Preço e Pessoas)
4) Implementação e o quinto, controle e avaliação de resultados, além das melhorias das estratégias.

Mas onde está a confusão com a comunicação? De fato é que a comunicação faz parte de uma destas etapas, ela está inserida no mix de Marketing.
Apesar de a comunicação estar em inserida no mix de Marketing, não podemos pensar que ela é menos relevante. Pelo contrário, ela é uma das etapas mais fundamentais dentro de toda a análise.

Vejamos alguns aspectos dentre vários que existem que com certeza vão impactar na sua empresa:

1ª Comunicação interna, onde se encontra todos os níveis da empresa criando alinhamento com as estratégias.

2ª Comunicação empresarial, que é muitas vezes gerenciada por uma assessoria de imprensa e/ou relações públicas, contribuindo para que a empresa saiba o melhor caminho para interagir com os públicos externos, consumidores, fornecedores, entre outros. Além de uma divulgação “gratuita” e muito interessante, pois acaba despertando a atenção de várias mídias.

Outro ponto fundamental da comunicação é aquele associado à propaganda, que tem um papel importante e poderoso para a conscientização de pessoas, produtos, serviços e ideias.

Temos que imaginar que dentro de um plano de marketing, utilizamos a comunicação como ferramenta da propagação de ideias e conceitos, falando de uma forma geral. Uma agência de propaganda depois que recebe o plano estratégico de marketing com suas diretrizes e objetivos, utiliza-se de várias ferramentas de comunicação para atingir o proposto. Pode ser uma comunicação em âmbito digital web, em massa, direto e aí por diante.

O que jamais poderemos esquecer é a necessidade de se ter um alinhamento dessa comunicação com a visão, missão, valores de cada empresa. Para muitos isto é uma perda de tempo, mas deixo de forma reflexiva e pessoal a seguinte questão – Como chegamos a algum lugar em nossa vida se não sabemos nossos objetivos, valores, capacidades e visão?


Lembre-se o sucesso está em suas mãos!

Alexandre Stella – Palestrante Motivacional.
Presidente – Grupo Alexandre Stella.
Agência Goodae de Publicidade e Marketing.
11 4033 3512
Autor: Alexandre Stellla


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