Uma ferramenta de vendas chamada entusiasmo



Em muitas das minhas palestras sempre tento dar exemplos bem claros da diferença entre MOTIVAÇÃO e ENTUSIASMO. A motivação é uma força, uma energia, o ar que os nossos pulmões precisam constantemente para nos manter vivo. Independente de estarmos tristes, felizes, com saúde ou doentes, a motivação tem de ser constante em nossas vidas. Já o entusiasmos tento comparar como um gol do Brasil em final de copa do mundo contra a Argentina. GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL... É fantástica esta energia que sentimos, mas repare o como ela acaba rápido, e por que isto acontece? O entusiasmo é algo que devemos buscar sempre nas pessoas, nos resultados e claro dentro do nosso tema, as vendas.

Agora como podemos utilizar do entusiasmo como uma ferramenta de vendas?

Quando temos contatos profissionais bem-sucedidos, transmitimos e recebemos uma resposta emocional positiva fazendo com que nos dê forças e “entusiasmos” para uma próxima venda de sucesso.

Quando acabo minhas palestras e as pessoas vêm querendo tirar fotos, pedindo autógrafos como se eu fosse uma celebridade, me abraçam com muita força e me falam “parece que esta palestra foi para mim, você me ajudou muito!” isso mostra como eu consigo, de alguma forma, com as minhas palavras e interatividade, ajudar muitas pessoas em um curto espaço de tempo, e isto me faz ter energia para no mesmo dia ministrar mais duas palestras, pegar um avião no dia seguinte para Rondônia, ministrar mais duas palestras em seguida voltar para São Paulo, para que no dia seguinte eu esteja em outro evento. Ufa, cansei, mas não perdi a energia e as pessoas que estão em nossa volta sentem e recebem isto de maneira muito positiva, fazendo com que no meu caso a palestra tenha um bom resultado e no caso de uma venda de um serviço ou produto o cliente se sinta satisfeito com a aquisição que você proporcionou. Como já disse em outro artigo, vendedor não é um anotador, mas sim um solucionador, com propostas inovadoras, com alta criatividade e alinhado constantemente com o mercado do seu cliente.

Cabe a cada um evoluir o seu perfil profissional, passando a ser um verdadeiro “homem de negócios”, um empreendedor com características próprias.

Mas esta realidade, que é nova para muitos, traz um desafio. No mercado competitivo de hoje o consumidor sabe que tem outras opções de compra, mas se levarmos isto como uma oportunidades de aprimoramento, podemos, seguindo da forma como explanei acima e algumas sugestões que deixo abaixo, ter um grande diferencial e claro, sucesso!

- Tenha bom humor sempre. A menor distância entre dois pontos é o bom humor;
- Como o título, entusiasmo. Uma pessoa entusiasmada tem um brilho pessoal que faz com que o cliente acredite em você;
- Comprometimento é uma obrigação de qualquer profissional;
- Se você deseja que o cliente acredite em não lhe pegue com perguntas difíceis é ter sempre muito conhecimento, através dele você transmite segurança;
- Treinamento constante. Hoje não podemos mais dizer que não temos oportunidade de aprendermos algo, a internet é um mar de informação e não aprende quem não quer;
- Saúde, o mais importante de tudo, sem ela não chegamos muito longe;

Para finalizarmos, lembre-se que cada dia, é um dia diferente, uma oportunidade nova de recomeçar, conquistar e recarregar as nossas energias.


Não se esqueça: o sucesso está em suas mãos!


Alexandre Stella – Palestrante Motivacional.
Presidente – Grupo Alexandre Stella.
Agência Goodae de Publicidade e Marketing.
11 4033 3512
Autor: Alexandre Stellla


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