MODO CICLOVIÁRIO DE TRANSPORTE: USO DA BICICLETA EM SALVADOR



O uso da bicicleta nas grandes cidades do mundo vem se tornando uma forma alternativa aos
defasados meios de transporte público, sendo bastante eficiente, para pessoas que buscam
fugir dos ônibus lotados, preços altos e congestionamentos característicos de um sistema de
transporte que, ao menos no Brasil, e, especificamente Salvador, não possui níveis
operacionais que ofereçam uma plena satisfação ao usuário.

A bicicleta, desta forma, representa para o ciclista, um meio de transporte: econômico, por
não utilizar combustível; saudável, pois a prática do ciclismo é uma atividade altamente
recomendada pelos profissionais da área de saúde e educação física; sustentável, pois além de
não usar combustível, não polui; porém, perigosa, devido à falta de uma visão do ciclismo,
pelo município, como meio de transporte ao invés de tratar o ciclismo apenas, como atividade
voltada ao lazer.

Num momento em que, no mundo todo, as pessoas passam a se preocupar com o meio
ambiente, pois a degradação do planeta torna-se evidente, a importância de modelos de
transporte não-motorizados, que não degradam o meio ambiente e nem poluam o ar. Desta
forma o modo cicloviário de transportes torna-se fundamental para uma melhor qualidade de
vida da população.

Por ser um modo de transporte que não utiliza combustível, o modo cicloviário possui
mínimos índices de degradação ambiental, ficando restrita a degradação causada pela
implantação de ciclovias e ciclofaixas, ainda que estas, comumente estão associadas a lugares
arejados, incentivando a plantação de árvores ornamentais e incentivando a prática do
paisagismo urbano, além de estar, normalmente, implantados, onde já há intervenção urbana,
sendo uma extensão das ruas e calçadas.

Este modo de transporte tem sido implantado também em cidades onde o tráfego de veículos,
bastante intenso, dificulta a locomoção para pequenas e médias distâncias, justificando
viagens de bicicleta. Cidades litorâneas também são localidades onde a prática do ciclismo de
lazer, garante uma mínima infraestrutura que justifica a complementação do sistema e o
incentivo a prática do ciclismo para cobrir viagens curtas com outros propósitos, como o
estudo e o trabalho, caracterizando o transporte cicloviário.

O presente trabalho pretende analisar a importância do ciclismo como meio de transporte,
demonstrando experiências bem sucedidas em outras cidades do Brasil e do mundo,
identificando as vias exclusivamente destinadas à sua prática em Salvador, e, verificando, a
sua utilização como elemento do sistema de transporte urbano na área da orla atlântica.
O método monográfico será o método de procedimento adotado neste trabalho, através da
observação da temática, para definir padrões, quanto a estrutura cicloviária do município de
Salvador, e, particularmente, de sua orla atlântica. O método de procedimento estatístico
também será empregado na construção deste trabalho, como meio de entender a dinâmica do
transporte urbano, através de estatísticas referentes ao uso da bicicleta como meio de
locomoção e comparações entre o modo cicloviário de transporte e os demais modos
existentes.

O método hipotético-dedutivo foi o método de abordagem na construção do projeto,
constituindo-se de observação da hipótese de que, a bicicleta é tratada como meio de
transporte por milhares de trabalhadores soteropolitanos, mas é tratada como objeto de
recreação pelos órgãos ligados a gestão do transporte urbano. A partir da hipótese da
existência de um modo cicloviário de transporte em Salvador, possibilitar uma comparação do
modelo cicloviário com a atividade ciclística de recreação, para, enfim, gerar um padrão
conceitual da atividade cicloviária de transporte em Salvador e na área da ciclovia localizada
na sua orla atlântica.

Este trabalho segue estruturado em três capítulos. O primeiro trata da construção de um
conceito consistente sobre o tema, modo cicloviário de transportes, definindo e analisando
seus componentes, primeiramente abarcando a temática da mobilidade urbana não
motorizada, passando pela construção de um conceito de bicicleta que utilize a sua
funcionalidade na área do transporte urbano, chegando a análise dos termos ciclovias,
ciclofaixas e faixas compartilhadas, para enfim, analisar a legislação específica sobre o uso da
bicicleta no meio urbano.
No segundo capítulo serão apresentados os parâmetros climáticos, geomorfológicos,
ambientais e de infraestrutura necessários à adoção de um modo de transporte cicloviário, a
relação da bicicleta com o espaço urbano e os padrões de dimensionamento da estrutura viária
voltada à atividade ciclística de transporte.
O terceiro capítulo se aprofundará no modo cicloviário local, analisando o modo cicloviário
de Salvador, primeiramente, identificando a infraestrutura específica existente no município.
Analisando ainda, o uso da bicicleta em locais sem infraestrutura adequada a prática de
atividade ciclística. Chegando ao caso específico da orla atlântica de Salvador, este trabalho
pretende analisar as condições físicas da estrutura viária cicloviária da orla e sua
funcionalidade.

Ao final, serão feitas as considerações finais sobre a temática discutida, a fim de refletir sobre
o uso da bicicleta com meio de transporte e o modo cicloviário de Salvador, e,
especificamente, do uso da bicicleta como meio de locomoção na orla atlântica e a
contribuição deste modelo de transporte ao sistema de transporte municipal.
Autor: EDSON GOMES MENEZES FILHO


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