O investidor iniciante pode ser perdoado se ele pensou que o fim do mundo estava próximo. Com a crise e os preços das ações, que caíram drasticamente em todo o mundo, o futuro parecia realmente sombrio. Ainda mais com a maioria das economias desenvolvidas



O investidor iniciante pode ser perdoado se ele pensou que o fim do mundo estava próximo. Com a crise e os preços das ações, que caíram drasticamente em todo o mundo, o futuro parecia realmente sombrio. Ainda mais com a maioria das economias desenvolvidas entrando em recessão, assim como a economia do Japão. Com as coisas melhorando, vamos voltar ao básico. Quando você compra ações de uma empresa de capital aberto, o que significa isso? Na verdade, ações não são apenas simples números. Não são apenas cotações. Isso representa a posse de uma porção de um negócio real. A propriedade da ação lhe dá o direito de uma participação dos lucros de determinada empresa.

Por esta razão é muito importante você não se deixar levar pelas flutuações diárias nos preços das ações. Estes preços muitas vezes são movidos pelas emoções dos investidores ou por um monte de gente tentando adivinhar o futuro. Já o valor real do negócio não muda rapidamente. É algo que cresce ou diminui com o tempo. Então, para investir na bolsa é necessário estar preparado para as baixas e altas do mercado. Creio profundamente na compra de ações para o longo prazo. Uma das vantagens disso é que sua mente não fica presa às oscilações do mercado. Ao olhar firmemente para um horizonte de 3 ou 6 anos, você não se preocupa tanto em ficar comprando e vendendo no dia-a-dia. Mas é claro, você não precisa ficar despreocupado e parar de acompanhar suas ações. Recomendo que você continue estudando muito, para aprender mais sobre a bolsa e poder ter ganhos maiores, investindo com mais inteligência. Aprenda a ler as demonstrações financeiras das empresas, considere sua liquidez, aprenda sobre índices. Há uma série de livros muito bons que você poderá comprar para entender melhor sobre a parte técnica do mercado acionário.

Uma palavra sobre quando comprar ações

Esta é a essência de ser um investidor de longo prazo e é o que eu fazia alusão anteriormente. Se você está disposto a ter uma visão de longo prazo, você pode se dar ao luxo de pensar mais sobre as melhores ações para comprar e não sobre o melhor momento para comprar ações. Acredito que se você não ter o foco em resultados a curto prazo, você irá remover um dos maiores impedimentos para iniciantes a compra de ações. Então resumindo: (1) Esteja preparado para as altas e baixas do mercado. (2) Invista a longo prazo. (3) Leia, estude, se informe, faça cursos. Com estas dicas você investirá na bolsa de valores com mais inteligência. (4) Faça uma planilha de gastos pessoais, para que sobre mais dinheiro para investir (www.organizze.com.br).

Sobre o autor

Dave Freitas Lucas é brasileiro, escritor, especialista em marketing digital, sócio-fundador da Metafour Marketing Digital (www.metafour.com.br), empresa localizada em Criciúma, SC. Dave tem escrito vários artigos para sites e blogs, trabalhando com SEO, SEM, Adwords, Finanças e outras áreas.
Autor: Jonas


Artigos Relacionados


Investimentos

Investimentos

Como Usar Uma Planilha De Gastos

Como Usar Uma Planilha De Gastos

O Que Você Precisa Saber Antes De Começar A Investir Em Ações

Eu Preciso Ser Rico Para Investir Na Bolsa De Valores?

O Potencial Da Bolsa De Valores Brasileira Para O Futuro