Livre Arbítrio ?



LIVRE ARBÍTRIO ?

1 Coríntios 7:37Todavia, o que está firme em seu coração, não tendo necessidade, mas domínio sobre o seu próprio arbítrio, e isto bem firmado no seu ânimo, para conservar virgem a sua filha, bem fará.

O ÚNICO TEXTO BÍBLICO EM QUE MENCIONA o termo "LIVRE ARBÍTRIO", é constatado na passagem acima.

Todavia caminhamos no entendimento por inúmeras pregações que já ouvimos, que temos o LIVRE ARBÍTRIO.

Subtender que DESOBEDIÊNCIA ou OBEDIÊNCIA seja LIVRE ARBITRIO é não participar de contextosem que a teologia sobre ao assunto menciona o que seja e o de onde procede.

Aosespíritas se menciona queter opção de fazer coisa erradas e ao certo, é uma questão de evolução do espírito na reencarnação da vida.

Aos hinduístas dizem que praticar o livre arbítrio é a pessoa levarconsigo o peso dos erros e dos acertos que ela carrega. E menciona que o reto conhecimento salvará os homens do sofrimento.

Aos budistas menciona que o homem carregará consigo e nas reencarnações pelo que passa, ele fará "purificação" das palavras, dos atos e dos pensamentos que expôs durante sua vida, objetivando atingir o NIRVANA. Tudo causado pela ignorância enquanto viveu.

Aos seguidores do islamismo se entende que a "submissão" completa a Alá nesta terra, os submeterá à recompensa tanto no céu como no inferno. As ações praticadas aqui as poderão recompensa-lo ou não na vida futura. Portanto, sendo sua vida material a preparação para o julgamento vindouro onde ele assume total responsabilidade pelos seus atos.

Aos conscritos como cristãos, são levados ao entendimento que o homem já nasce com o peso do pecado original e aí advém todo o entendimento do que seja o LIVRE ARBÍTRIO em que o homem "possa" caminhar segundo seu pensamento e escolha, mas acreditamos que na verdade o homem carrega dentro sua alma, a questão a desobediência praticada pelos seus antecessores, seus pais primitivos, Adão e Eva, que colocaram toda a humanidade que caminha, a perecer pela DESOBEDIÊNCIA. Sendo assim, os homens caminham na contramão da vontade de Deus, e seus estatutos.Quando Deus determinou ao homem que não comece do fruto da árvore do conhecimento, e, ele DESOBEDECENDO, fez o contrário, portanto, perdendo a sua liberdade como ser vivente e deixando-se escravizar pela LEI DO ENGANO, qual condenou toda a humanidade.O objetivo de buscar conhecimento em que esteja a salvação, se deve ao fato de que toda criatura TEME em PADECER sem ter o VERDADEIRO CONHECIMENTO de onde irá sua VIDA ou como sabemos: sua ALMA.

Nós, evangélicos, somos participantes da teologia em quese aceitamos a Jesus Cristo como Único Senhor, Ele passa a ser o ÚNICOe tão SUFICIENTE SALVADOR. Já o católico é defensor da teologia em que suas obras o conduzirá ao lado bom ou ruim de sua vida, ou seja, participa que sea pessoa foiboa vai para o céu e se foi má, seu destino é o inferno, razão pela qual clama por misericórdia a Deus, e procura fazer em que celebrandomissas e acendendo velas, o morto possa sentir-se "confortado" em sua passagem ao incerto.

Cremos que não há evolução após a morte. Não cremos na reencarnação.

Cremos que espírito evoluído é aquele que busca a SANTIFICAÇÃO em que cresça a sua santificação para poderver a Deus.

Cremos que se deixamos o erro, passamos a ser FILHOS DA OBEDIÊNCIA e não mais caminhamos na DESOBEDIÊNCIA, portando se aceitamos a Cristo, fomos justificados pelo sangue e pela Graça que sobre nós veio. Agora, se abandonamos a nossa fé, passamos a ser FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA e portanto, já tendo conhecido o CAMINHO CERTO, retornando, PERDEMOS o LIVRE ARBITRIO.

Eis que somos livres até tomarmos conhecimento do certo e do errado. Reconhecendo os nossos erros, tomamos a consciência que não devemos voltar a errar, sob pena de destruirmos o que já foiedificado, na questão, a nossa fé, recebida pelo batismo do arrependimento.

A Palavra de Deus menciona em Hebreus 11:6De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

Deus não tem prazer naqueles que retroagem. Portando, devemos vigiar, pois aquele que PENSA em estar em pé, DEVA CUIDAR PARA QUE NÃO CAIA, perdendoa sua liberdade e sua vida abundante em CRISTO JESUS.

Os homens sempre procuraram definir o que seja A VIDA e sua aparente LIBERDADE de ser vivente, sem considerar que seja PARTE DE UM PROJETO MAIOR DO SENHOR DO UNIVERSO.

O dom da vida não adveio de um BIG BEM. Adveio sim em uma palavra em que o CRIADOR DISSE :HAJA !

Infelizmente caiu o homem, e a criação ficou órfã, até que foi anunciado pelo anjo Gabriel: NASCERÁ UM DEUS, E ESTARÁ CONVOSCO, E SEU NOME SERÁEMANUEL .

Nasceu o DEUS que estava presente no início de toda criação. Cresceu, habitou, armou tenda no meio do arraial e se fez homem, padecendo por SUBMISSÃO, e teve sua GLÓRIA de volta. Sabia a que tinha vindo. Sendo Deus, poderia ter praticado sua morte de outra forma, mas não o fez, foi OBEDIENTE e CUMPRIDOR de toda JUSTIÇA do seu PAI.

Foi para REMISSÃO de todo aquele que crê, pois o que não crê já está condenado. Marcos 16:16Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém não crer, já está condenado.

Ou ainda quando Jesus menciona:

João 15:22Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado.

E ainda:

João 14:6Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Como também está:

Atos 4:12E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

O Homem pode pensar em ter a liberdade da sua vida, mas está preso pela vinda de Cristo, querendo ou não o julgamento da DESOBEDIENCIA é CERTO.

Valdir Carvalho – Cascavel-Pr 08.01.2008


Autor: Valdir Carvalho


Artigos Relacionados


O Salmo 23 Explicitado

Nossa Literatura

Eu Jamais Entenderei

Tudo Qua Há De Bom Nessa Vida...

Minha Mãe Como Te Amo

Pra Lhe Ter...

Mulher