Profetas? Profetas!



Eu me batizei em 1980, aos 19 anos de idade. Foi naquela época que, pela primeira vez, eu ouvi falar o nome do Profeta Joseph Smith, o Profeta da Restauração.

As palestras transcorriam bem, até o momento em que os missionários me disseram que eu teria que me batizar na Igreja, para tornar-me um membro.
Eu já havia sido batizado duas vezes em outras Igrejas e um terceiro batismo me parecia algo desnecessário. Para mim, o preenchimento de uma ficha de filiação seria o suficiente.

Como os dois batismos anteriores tinham sido decididos pelos meus pais, o primeiro quando eu era recém nascido e o segundo quando eu tinha doze anos, eu decidi que este eu teria que decidir por mim mesmo.

Pacientemente os missionários me explicaram que, os dois anteriores, não haviam sido feitos pela verdadeira Autoridade do Sacerdócio, que havia sido restaurado através do Profeta Joseph Smith.

Seguindo a orientação dos missionários, que me desafiaram a fazer conforme consta em Moroni 10:4 e 5, que diz o seguinte:

“E quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo. E pelo poder do Espírito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas”.

Eu orei e recebi esta confirmação, conforme havia sido prometido pelos missionários e pelas escrituras.

Foi naquela época também que eu ouvi, pela primeira vez, o nome do Profeta Spencer W. Kimball, e os missionários explicaram que aquele era o atual profeta da Igreja de Jesus Cristo na terra.

Todas estas coisas eram boas novas para mim e minha família, ter um profeta nos nossos dias, era algo realmente inusitado para nós. Passados 29 anos desde o meu último e definitivo batismo, realizado com a verdadeira autoridade do Sacerdócio restaurado, como eu sou grato por conhecer estas verdades, como eu sou grato pela oportunidade de ouvir a orientação do Pai Celestial através dos Profetas.

As atuais tecnologias nos permitem, ver, ouvir em tempo real as mensagens dos Profetas e dos Apóstolos e ainda temos a oportunidade de ter no nosso lar a revista da Igreja com o registros do que eles falaram para nós, disponível a qualquer momento para consulta.

Neste mês de dezembro/09, no blog “Escritura do Dia e Dicas de Estudo”, patrocinado pelo Bispo Denelson Urbano da Silva, há uma pesquisa e a pergunta é: “quem era o Profeta da Igreja no dia em que você foi batizado”. Eu já respondi esta pesquisa e agora todos vocês sabem que era o Pres. Spencer W. Kimball.

O Presidente Thomas S. Monson, nosso atual Profeta, responderia a esta pesquisa, informando que o Presidente da Igreja quando ele se batizou era o Presidente Heber J.Grant.

Eu estou relendo o livro do Instituto cujo título é: “História da Igreja na Plenitude dos Tempos”, neste livro, tenho observado com detalhes o relevante trabalho realizado pelo Profeta Joseph Smith e os grandes desafios que representou a restauração desta Igreja.

Fátima e eu recentemente visitamos a Vila de Palmyra, o bosque sagrado, onde o Profeta Joseph recebeu a visita do Pai Celestial e do seu filho Jesus Cristo, a casa onde o Profeta vivia quando ele recebeu a visita do anjo Moroni, relatando sobre as placas de ouro das quais seria traduzido o Livro de Mórmon, o Monte Cumorah onde o anjo lhe entregou as placas de ouro e também a casa onde foi realizada a primeira reunião da Igreja nesta dispensação. Que experiência maravilhosa, que sentimento extraordinário e que certeza temos de que efetivamente todos estes eventos ocorreram tal como estão relatados. Visitamos também a gráfica onde foi impresso a primeira edição do livro de Mórmon.

Vivemos realmente numa época especial em que a plenitude da verdade está à nossa disposição, os modernos meios de comunicação nos permitem acessar informações preciosas de nossos Profetas.

Embora esta época de Natal nos remeta ao nascimento de Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor, o tema do meu discurso é falar sobre os Profetas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Concordo com o Pres. Brigham Young quando ele afirmou que, depois de Jesus Cristo, ninguém fez mais para a salvação da humanidade do que o Profeta Joseph Smith.

Nos últimos dois anos tivemos a oportunidade de conhecer ou relembrar mais sobre a história do Profeta Joseph Smith através do Manual do Sacerdócio e Sociedade de Socorro.

No próximo dia vinte e três de dezembro, completará 204 anos do nascimento do Profeta Joseph Smith. Eu admiro o seu trabalho, sua coragem, o respeito e reconheço como um Profeta de Deus e sou imensamente grato pelo que ele fez por nós, restaurando a verdadeira Igreja de Jesus Cristo na terra e todas as ordenanças sagradas necessárias para nossa exaltação no Reino de nosso Pai Celestial.

Como o Presidente Thomas S. Monson, nosso atual Profeta é muito mais hábil do que eu, para falar sobre qualquer tema e em especial sobre os Profetas da Igreja, eu busquei um discurso dele proferido no devocional na Universidade Brigham Young no dia 15/set/2009, há quase três meses, ocasião em que ele teceu alguns comentários sobre os Profetas que ele conheceu. Gostaria de compartilhar com vocês, alguns trechos deste discurso e sugiro que vocês ouçam na íntegra, nos sites da Igreja, este discurso do Presidente Thomas S.Monson.

Ele começa seu discurso mencionando que estava na sala do Templo de Salt Lake City onde a Primeira Presidência se reúne semanalmente e observou na parede da sala a foto de todos os Profetas e Presidentes desta Igreja, desde o Profeta Joseph Smith até o Profeta Gordon B. Hinckley e pensou:

“Nós Tivemos grandes Presidentes nesta Igreja, cada um deles tem nos guiado, seus escritos tem nos estimulado, suas mensagens tem nos inspirado. Para nos mostrar o caminho que o Senhor tem nos preparado”.

O homem que era Presidente da Igreja quando eu nasci e até próximo de eu completar meus 18 anos foi o Presidente Herber J. Grant, 7º. Presidente da Igreja, ele foi ordenado e designado como Presidente da Igreja em 23/12/1912, aos 62 anos de idade.

Naquela época a Igreja era relativamente pequena e um amigo meu me disse que ele e outro irmão da Igreja foram até o escritório do Presidente Grant, para convidá-lo para falar em sua Ala na comemoração da restauração do Sacerdócio Aaronico. Eles chegaram ao Edifício Administrativo da igreja e se dirigiram ao local onde ficava o escritório do Presidente Grant, perguntaram à secretária se o Presidente Grant estava. Ela respondeu afirmativamente e indicou o caminho.

Ao chegarem na sala do Presidente Grant ele perguntou, “o que eu posso fazer pelos dois jovens hoje?” eles fizeram o convite e o Presidente Grant disse “Claro, ficaria feliz em falar para os jovens do sacerdócio, dê-me a data e hora que estarei lá” O Presidente Grant esteve lá no dia e hora marcada.

Em uma outra ocasião, ele estava na reunião do Sacerdócio e disse: “Eu tenho uma carta de um homem com a sugestão do assunto que eu devo tratar aqui hoje nesta conferência, este homem disse que achava que eu já tinha falado muitas vezes sobre a Palavra de Sabedoria e me pediu fortemente que eu fale sobre um tema diferente. Este é um homem que, obviamente, precisa ouvir mais sobre a Palavra de Sabedoria e, portanto, eu devo abordar este tema hoje à noite”.

Após 27 anos como Presidente da Igreja, o Presidente Heber J. Grant faleceu em 14 de maio de 1945, aos 88 anos de idade.

O Presidente George Albert Smith, oitavo Presidente da Igreja foi ordenado e designado como Presidente em 21 de maio de 1945, aos 75 anos de idade, Ele era o Presidente da Igreja quando eu servi como um Bispo, ele assinou o meu certificado de Bispo.

Creio que uma das realizações mais nobres do Presidente George Albert Smith foi após a segunda guerra mundial, quando a fome assolava a Europa.
Pres. George Albert Smith encontrou-se com o Presidente dos Estados Unidos, Harry S. Truman e disse que gostaria de enviar ajuda humanitária, mas a burocracia na Europa está nos impedindo de faze-lo. O Presidente Truman então perguntou: em quantos meses vocês terão pronta esta ajuda para envio à Europa?
Presidente George Albert Smith respondeu, ela já está pronta, tudo o que precisamos é que o Presidente diga vá, e em 24 horas a ajuda foi remetida para a Europa e como resultado, vidas foram salvas.

Presidente George Albert Smith serviu como Presidente da Igreja por seis anos e faleceu com 81 anos em 4 de abril de 1951.

Presidente David O. Mckay , o nono Presidente da Igreja foi ordenado e designado em 9 de abril de 1951, com 77 anos de idade.
Doze anos depois, em outubro de 1963, Presidente Mckay estendia a mim o chamado para servir no quorum dos doze apóstolos. Ele puxou minha cadeira bem próximo dele colocou as mãos no meu joelho e seus olhos penetraram profundamente na minha alma e disse: Irmão Monson, o Senhor o está chamando ao apostolado, você será o mais novo membro do quorum dos doze.
Nós dois choramos e eu chorei muito mais quando percebi a extensão das minhas responsabilidades.

Presidente Mckay foi um homem de vários atributos, mas um que se destaca é a consideração. Numa ocasião, observei uma pintura na parede de sua sala e perguntei: “Presidente Mckay, que linda pintura, está é a casa onde você viveu a infância?”

Ele sentou em sua cadeira e deu uma familiar risada e disse, deixe-me contar sobre esta pintura. Uma doce mulher veio ver-me um dia e me presenteou com esta linda pintura emoldurada e pronta para pendurar na parede, Ela disse, “Presidente Mckay eu passei todo o verão pintando esta imagem de sua antiga casa”. Ele disse então que agradeceu muitíssimo aquela mulher e aceitou o presente. E ele continuou, “você sabe irmão Monson que aquela mulher pintou a casa errada, ela pintou a casa ao lado e eu não tive coragem de dizer isto a ela. Ela pode voltar e por isto ela está pendurada na parede”. Mas então ele fez este comentário: “Na realidade, irmão Monson, ela pintou a casa certa, porque quando eu era um jovem rapaz, eu deitava na varanda da casa de meus ancestrais e era esta vista que eu tinha da varanda”.

Presidente Mckay serviu por 19 anos como Presidente da Igreja e faleceu em 18 de janeiro de 1970 aos 96 anos de idade.

Joseph Fielding Smith, o décimo Presidente da Igreja foi ordenado e designado em 23 de janeiro de 1970 aos 93 anos de idade.

Numa ocasião eu estava visitando algumas missões no Pacífico, tendo deixado minha esposa e filhos em casa. Eu lembro que quando eu cheguei na Nova Zelândia, após 4 ou 5 semanas de reuniões em vários países, havia uma carta do Presidente Joseph Fielding Smith, que naquela época era o Presidente do meu quorum. Ele escreveu, “querido irmão Monson, eu tenho pensado em você e gostaria que você soubesse que tudo está bem por aqui e que eu estou satisfeito que você esteja no Sul do Pacífico”. Tenho orado por você. Nós estamos prontos para dar-lhe as boas vindas quando do seu retorno. Sinceramente, Presidente Joseph Fielding Smith”.

Presidente Joseph Fielding Smith foi um dos mais férteis escritores da Igreja. Escreveu vários livros e artigos que ajudaram a educar gerações de Santos dos últimos Dias com relação à história e doutrina da Igreja.

Presidente Joseph Fielding Smith serviu como Presidente da Igreja por dois anos e meio até sua morte em 7 de julho de 1972, aos 95 anos de idade.

Harold B. Lee, o décimo primeiro Presidente da Igreja foi ordenado e designado em 07 de julho de 1972 aos 73 anos de idade.

Eu fui com o Presidente Lee a uma viagem a Nova York, onde o Presidente Lee teve uma entrevista com George Cornell, jornalista sênior da Associated Press. O jornalista então disse ao Presidente Lee “Eu gostaria de falar com voce sobre alguns aspectos controversos da sua Igreja”

Como ele mencionou um ou dois deles, o Presidente Lee disse, “George, os seus leitores não querem saber sobre isto. O que os seus leitores querem saber é sobre o grande programa de ajuda humanitária e sobre os programas educacionais da Igreja”. O resultado foi quase uma página do Associated Press descrevendo nossos esforços educacionais e o programa de ajuda humanitária da Igreja.
Esta era a Habilidade de persuasão do Presidente Lee.

Presidente Lee também ensinou algumas lições. Em uma ocasião nosso filho mais velho teve um tumor na sua perna e nós estávamos naturalmente preocupados. Nosso filho estava no hospital para fazer uma cirurgia que poderia resultar na amputação de sua perna. O Presidente Lee tinha sido meu Presidente de Estaca quando eu era um jovem, eu então pedi a ele que fosse comigo dar uma benção no meu filho. Ele concordou e nós nos encontramos no hospital à noite após o trabalho, ele parou e antes de subirmos a escada e disse “Tom, não há nenhum lugar no mundo onde eu deveria estar e não há nada que eu deveria estar fazendo do que estar ao seu lado para dar uma benção no seu filho”. A cirurgia foi um sucesso, o tumor era benigno. Serei sempre grato ao Presidente Harold B. Lee.

Harold B. Lee serviu como Presidente da Igreja por apenas um ano e meio e faleceu em 26/12/1973 aos 74 anos.

Presidente Spencer W. Kinball, décimo segundo presidente da Igreja foi ordenado e designado em 30 de dezembro de 1973 aos 78 anos de idade.

Para o Presidente kimball obstáculos se tornavam suas oportunidades. Ele era totalmente dedicado, um trabalhador como raramente se vê.

Um dia eu estava no templo sentado próximo ao President Kimball, quando eu olhei para baixo, notei que havia um enorme buraco nos seus sapatos. Após a reunião eu falei para o secretário dele, irmão Arthur Haycock, “Arthur, você não pode deixar o Presidente usar aqueles sapatos”.

Ele então respondeu, ele está usando aquele sapato novamente? Ele tem vários outros pares de sapatos e eu sempre escondo este, mas ele procura e o encontra na maioria das vezes,

Presidente Kimball era conhecido por sua humildade, ele foi totalmente, completamente e inequivocadamente dedicado ao Senhor. Sua vida foi dedicada ao evangelho.

O Presidente Kimball serviu como Presidente da igreja por 12 anos até sua morte em 5 de novembro de 1985 aos 90 anos de idade.

O Presidente Ezra Taft Benson, décimo terceiro Presidente da Igreja, foi ordenado em 10 de novembro de 1985 e eu tive o privilégio de servir como seu segundo conselheiro no período em que ele foi Presidente da Igreja.

Presidente Benson foi um líder generoso.

Nos seus primeiros anos de Apostolado, Pres. Benson foi chamado pelo Pres. George Albert Smith para sair em missão pela Europa no pós guerra. Por dez meses e meio ele trabalhou dia e noite abençoando os membros da Igreja que sofreram durante anos com a guerra. Através do programa humanitário da Igreja centenas de toneladas de roupas e alimentos foram transportadas pelo vasto Oceano Atlântico e sob sua direção, elas foram distribuídas aos famintos e desabrigados.

Ezra T. Benson serviu como Presidente da Igreja por oito anos e meio, até seu falecimento em 30 de maio de 1994 aos 94 anos.

O décimo quarto Presidente da Igreja foi Howard W. Hunter que foi ordenado no dia 05 de junho de 1994 aos 86 anos de idade e foi meu privilégio servir como seu segundo conselheiro.

Em 03/10/1963 eu me apresentei no escritório do Pres. David O. Mackay, ele havia me convidado para estar lá naquela quinta feira à tarde. O irmão Howard W. Hunter estava lá também para tratar de alguns assuntos com o secretário do Pres. Mackay, nós nos cumprimentamos e eu notei lágrimas nos seus olhos, um sorriso nos seus lábios e uma voz embargada. Eu não entendi porque ele estava tão emotivo.
Após visitar o Pres. Mackay , ocasião em que ele me chamou para fazer parte do quorum dos doze apóstolos, eu entendi. Howard W. Hunter tinha sabido porque eu estava lá aquela tarde e conhecia os sentimentos que eu teria ao receber o meu chamado.

Pres. Hunter faleceu aos 87 anos em 3 de março de 1995.

Gordon B. Hinckley, 15º. Presidente da Igreja foi ordenado em 12 de março de 1995 aos 84 anos.

Dois anos após sua ordenação ao Quorum dos Doze Apóstolos eu me juntei a ele neste mesmo quorum e nós sentamos lado a lado nos 44 anos seguintes. Nós já nos conhecíamos antes de nossos chamados para o quorum dos doze, ele foi um amado amigo.

Vocês observaram que nos últimos anos Pres. Hinckley tinha uma bengala com ele no Centro de Conferencias, que ele usava para acenar ou cutucar o ombro de alguém.
Pres. Hincley e eu consultávamos com o mesmo médico por vários anos e, durante uma de minhas visitas anos atrás o médico me disse: Poderia me fazer um favor? O Pres. Hinckley deve usar a sua bengala para dar-lhe equilíbrio para andar, diga a ele que a bengala foi uma prescrição médica.

Após ouvir o pedido do médico eu respondi: Eu sou o conselheiro do Presidente Hinckley e você é o médico dele, diga você isto a ele.

Presidente Gordon B. Hinckley serviu como Presidente da Igreja por quase 13 anos, até sua morte em 27 de janeiro de 2008, aos 97 anos.

Como 16º. Presidente da Igreja, minha história está ainda para ser resumida por aqueles que me sucederem.

Eu, Augusto Luiz de Almeida, sei que estes foram homens de Deus, profetas dos nossos dias. Em nome de Jesus Cristo Amém.

Fonte: Discurso do Profeta Thomas S. Monson proferido no devocional na Universidade Brigham Young em 15/09/09.
Autor: Augusto Luiz de Almeida


Artigos Relacionados


Livro De Mórmon: Um Evangelho Revelado Em Placas De Ouro

Horario Comercial...

Adoração: Rotina De Igreja ? - Por Ramon Tessmann

O Tribunal Dos Porcos 2

Sardes - Uma Igreja De Mortos-vivos

Meu Presidente Matuto

Meu Presidente Matuto