Penalidade Máxima



Falta na grande área, pênalti, penalidade máxima, na marca da cal ou qualquer outro nome, quando apitado gera dois tipos de reação e sentimentos, os de quem sofreu a penalidade e os de quem a cometeu.
Esta infração será cobrada através de tiro livre direto da marca dos nove metros, portanto sem barreira, devendo todos os demais jogadores, além do goleiro e do cobrador, ficarem fora da grande área.
As chances são mínimas para o defensor, o que é muito justo, pois estamos punindo uma inflação em uma jogada que poderia ser convertida em gol e neste sentido não podemos beneficiar o infrator.
Para o cobrador o gol fica pequeno com mais ou menos 1.5 metros de altura por 2,5 de largura e o goleiro fica tão grande que quase cobre todo o espaço existente entre os três postes.
O goleiro tem uma visão oposta a do cobrador, para ele a bola está a mais ou menos 3 metros e a distância entre as traves é de aproximadamente 13 metros.
O batedor pensa em correr e dar uma porrada no meio do gol, pois já viu aquele goleiro e sabe que ele sempre se joga para um canto tentando adivinhar.
O goleiro olha para o batedor e pensa em ficar parado no meio do gol, pois sempre tem escolhido um canto e provavelmente este cobrador sabendo disto irá bater no meio.
Ao caminhar para a bola o cobrador questiona a si mesmo sobre o que fazer no caso de o goleiro não se mexer para qualquer canto, bato no meio mesmo ou mudo a cobrança planejada e bato num canto? Neste caso em qual canto no direito ou n o esquerdo?
O goleiro ao ver o cobrador caminhar lentamente para a bola com olhar fixo e determinação de quem sabe exatamente o que vai fazer se questiona se não seria melhor ficar preparado para escolher um canto de última hora tendo em vista a movimentação do atacante.
O atacante, na dúvida bola de imediato uma nova estratégia a de dar a tradicional paradinha para ver a reação de reflexo do goleiro e somente após a movimentação escolher o canto onde irá bater.
O Goleiro dá uma olhada para o árbitro e define por se adiantar na primeira cobrança. Caso defenda, o árbitro pode dar seqüência ao jogo ou mandar voltar a cobrança e neste caso vale a pena correr o risco, pois ele não tem nada a perder.
O arbitro está seguro quanto a falta que marcou e disposto a fazer com que as regras sejam observadas nesta cobrança, ou seja, ele mandará retornar a cobrança no caso do goleiro se adiantar e defender ou no caso de invasão da defesa em o gol não sendo convertido ou ainda no caso de invasão do ataque se o gol for convertido.
O auxiliar se posiciona para observar a movimentação do goleiro e o árbitro se posiciona para observar a linha da grande área.
O batimento cardíaco do atacante fica acelerado, pois ele está com medo de falhar na cobrança. O goleiro tem a adrenalina a mil, pois nada tem a perder e se defender será herói.
O locutor como sempre comenta que o pênalti é tão importante que deveria ser batido pelo presidente do clube.
O árbitro apita. O goleiro curva o corpo e bate palmas fazendo um estardalhaço com as luvas tentando intimidar ainda mais o cobrador.
O cobrador corre e dá a paradinha. O goleiro adianta-se. O cobrador bate no canto esquerdo ao mesmo tempo em que atacantes e defensores invadem a grande área. A bola caprichosa toca na trave esquerda e retorna para o cobrador que ao preparar para concluir sofre falta de um dos defensores que invadiram a grande área.
O arbitro apita a inflação. Qual delas? Todas.
Dá cartão amarelo para o goleiro por ter se adiantado.
Dá cartão amarelo para os invasores dos dois times.
Dá cartão vermelho para o defensor que cometeu a falta grave no cobrador que se preparava para arrematar o rebote da trave.
Manda voltar a cobrança original.
Agora começa tudo outra vez só que com o cobrador trocado, pois o técnico perdera a confiança na cobrança do primeiro, que independentemente das inflações foi ridícula.
Você me pergunta. E ai, foi gol ou não.
Bola num canto Goleiro no outro, gol e o infrator fora punido adequadamente.
Autor: Marcos Falcon


Artigos Relacionados


Finalmente O Hexa No Futsal Chegou!

Goleiros

Batalha Dos Aflitos: Um Jogo Que Marcou A História Do Futebol Mundial

Gols Que O Rei Não Fez Prá Nós

Fenômeno Já Errou Pênalti Que Deu Título Ao São Paulo

Libertadores: Dodô Leva Fluzão à Final

O Cobrador De Faltas