Lição de Marketing com o Filme “Robôs”



O filme “Robôs”, da Disney, narra a história de um personagem humilde que aprendeu com seu pai a lutar pelos seus sonhos mesmo tendo que enfrentar muitos percalços ao longo do caminho, mas uma frase chama a atenção: “Vendo uma necessidade, atenda-a”.

Esse é o papel do marketing diante da realidade de concorrência cada vez mais acirrada pelo mercado, onde a empresa deve em primeiro lugar conhecer profundamente o seu cliente e descobrir qual a sua necessidade para, então, desenvolver uma solução que atenda e satisfaça essa necessidade.

Pois o papel do marketing não consiste apenas em oferecer produtos e serviços que se destinam ao mero consumo, mas em oferecer soluções que satisfaçam as necessidades de seus clientes. Assim, a estratégia de marketing deve oferecer opções para que o cliente decida satisfazer a sua necessidade por meio da troca voluntária com a empresa.

Segundo Philip Kotler, o cliente pode apresentar uma “demanda latente” com um forte desejo pela satisfação, mas sem ter a consciência de que existe uma necessidade a ser atendida ou mesmo que exista uma solução para uma determinada situação.

É neste momento em que a organização precisa efetuar uma venda consultiva, ou seja, não deve se preocupar em apenas vender, mas em descobrir as necessidades latentes do cliente e oferecer soluções para essa nova demanda.

Por isso Peter Drucker dizia que “o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só.”

Essa postura é capaz de produzir novas oportunidades de negócios e levar o cliente à plena satisfação de sua necessidade, estabelecendo com ele um relacionamento de longo prazo como no exemplo do desenho onde o protagonista passou a consertar as peças velhas e desgastadas dos robôs da cidade, o que lhe conferiu fama e reconhecimento.

Abraham Maslow dividiu as necessidades humanas em uma hierarquia de classes, cuja satisfação é capaz de conduzir à motivação. Por isso é tão necessário descobrir o que realmente o cliente precisa para oferecer a solução adequada, customizando o atendimento.

Isso significa que é preciso que o profissional de marketing saiba qual a necessidade a ser atendida dentro da escala de Maslow para não correr o risco de oferecer produtos e serviços equivocadamente, sem causar impacto positivo ou mesmo para evitar uma “demanda negativa”, onde o cliente rejeita as ofertas.

Necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, estima e autorrealização precisam de produtos e serviços que se encaixem perfeitamente a elas e os profissionais de marketing devem conhecer o cliente, descobrir as suas reais necessidades e oferecer as soluções adequadas, prestando muita atenção à máxima do filme que será responsável pela criação de novas oportunidades de negócios: “Vendo uma necessidade, atenda-a”.
Autor: Michael Jullier Gama Alves


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