Sofwares Pró- Ativos vão integrar PNE’s a ambientes digitais



Os esforços do Brasil em prol da inclusão social, bem como da promoção de assistência e apoio a pessoas com deficiência, contribuirão decisivamente para promover a criação de novos sistemas e tecnologias inclusivas. Parece ser evidente que precisamos descobrir os benefícios do desenvolvimento de aplicativos, equipamentos e instalações que permitem sua utilização por todas as pessoas.
Como ainda há pouco debate sobre assunto preciso desenvolver três questões pertinentes: 1) O que são softwares pró-ativos?; 2) Quais as dificuldades hoje apresentadas pelos Portadores de Necessidades Especiais (PNEs)?; 3) Como aliar o processo de inclusão as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC)?
1. O que são softwares pró-ativos? Eles permitem a ampliação de dispositivos de multimídia, permitindo uma comunicação interativa, conferindo prioridade ao acesso à informação.
2. Quais as dificuldades hoje apresentadas pelos PNEs? Exemplificadamente, no caso da pessoa com baixa visão, elas apresentam enormes dificuldades para acessar a web ou elaborar um site no programa fhash. Os PNEs, geralmente, têm muitas responsabilidades, porque além de dedicar maior esforço para as atividades do dia-a-dia, precisam também vencer os desafios do mundo tecnológico.
3. Como aliar o processo de inclusão de PNEs as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC)? As novas tecnologias se bem empregadas reforçam a possibilidade de acesso à internet e outros recursos.
Desde o inicio deste processo, tenho sido um defensor das tecnologias sociais para fins de inclusão, mas, ainda, não posso antever com precisão se elas estarão conectadas a soluções humanitárias no futuro. Apenas reforço as questões apresentadas - coloco o desenvolvimento de aplicativos para PNEs como um grande avanço para a inclusão. Destaco as idéias como sensíveis e inovadoras, pois acresce-se, a elas a dificuldade de acesso ao conhecimento.
Portanto, devemos destacar, por alguns instantes, três exemplos:
1) Rybená- este software realiza a tradução de textos em português para a Língua Brasileira de Sinais( libras).
2) Virtual Vision-é um softwares que permite aos usuários com deficiência visual utilizar os recursos do windows e seus aplicativos.
3) Microfênix-promove a acessibilidade de pessoas com deficiência física a microcomputadores.
Contudo, penso que a verdadeira e mais sábia inclusão da pessoa com deficiência se dê pela educação, pois só com um pensamento crítico e inquieto será possível viabilizar o entendimento de seu significado. A partir desta compreensão vamos, enfim saber para onde caminham as novas tecnologias.
Ricardo Damasceno Moura
Pesquisador de Tecnologia Social
Autor: Ricardo Damasceno Moura


Artigos Relacionados


O Uso Da Tecnologia Para Auxiliar Na EducaÇÃo De Pessoas Com DeficiÊncia Visual

Educação Inclusiva No Ensino Regular

A Importância Da Utilização Das Tecnologias De Informação E Comunicação (tics) Na Sala De Aula

Novas Tecnologias Na EducaÇÃo

Sociedade E A Diversidade Da Acessibilidade No Ambiente Virtual

A InclusÃo Do Aluno Com DeficiÊncia Visual No Ensino Superior

Tecnologias Para Acessibilidade Aos Surdos