COMO LUTAR PELA DEFESA DO VERDE



A luta ecológica não é uma simples manifestação em efemeridades ou datas especiais, pois a defesa do ambiente é, antes de tudo, um processo de luta que deve fazer parte das ações da sociedade e uma das metas principais a serem buscadas por todos os homens em sua luta cotidiana. A luta ecológica é hoje uma das principais missões de todos os segmentos sociais, pois querer um mundo ecologicamente justo e ter acesso a uma vida saudável é uma das mais justas lutas de todos os seres humanos.
Com o passar do tempo e com o avanço tecnológico vemos que o desperdício, a descartabilidade, as agressões ambientais e os níveis de poluição estão cada vez mais aumentando em nosso planeta. Uma das soluções mais imediatas para tal problema é desenvolver um processo de aprendizado ecológico que tenha a justiça social como meta e a luta por cidadania uma missão concreta e aprofundada na sociedade. A Educação Ambiental é urgente a medida que os crescem os problemas ambientais, no entanto tal processo deve ser permanente e pleno para todos os cidadãos sendo praticada em todas as instâncias sociais. Temos que exigir processos educativos em todos os segmentos da sociedade para que os cidadãos aprendam como defender o ambiente e sejam educados para isso. O processo de Educação Ambiental deve ser uma práxis das gestões escolares e de todas as comunidades que devem compreender a dinâmica da natureza e entender como pode haver o rompimento do equilíbrio ecológico no momento em que nossos recursos naturais tem caráter apenas econômico.
A luta pela defesa do ambiente deve incluir processo organizativo da sociedade que deve criar grupos de discussão e debate sobre os problemas locais, regionais e mundiais. A defesa do ambiente deve incluir no rol de ações estudo permanente sobre o que se passa no cotidiano das pessoas e problemas decorrentes da ação econômica sobre os recursos naturais. Hoje é importante que cada cidadão procure se associar com seus semelhantes para um processo de conhecimento pautado na lógica de defesa do ambiente e na construção de linhas de ação que possam reduzir ou erradicar os problemas ambientais nos locais de vivência. A luta ambiental deve ser permanente e deve envolver a todo o indivíduo independente de sua posição social, credo ou nível de conhecimento. É importante garantir aos indivíduos um nível de entendimento dos problemas que os cercam e a natureza de tais problemas para que todos saibam os porquês dos problemas e as causas sociais, econômicas e políticas de tais problemas.
O processo de luta pelo ambiente deve buscar uma nova forma de sociedade e o conhecimento do sistema e suas anomalias que trazem os problemas ambientais hoje em vigor. A luta pelo ambiente inclui também a luta pela mudança das relações sociais e econômicas para corrigir e erradicar possíveis injustiças decorrentes do processo de relação social no mundo de hoje. A luta pelo ambiente inclui luta por uma sociedade justa pautada na liberdade, na construção da solidariedade e no fortalecimento de valores éticos. A luta pelo ambiente deve incluir também muito estudo, melhoria do nível cultural da população e acesso ao conhecimento pleno da sociedade e de suas relações. É importante garantir um nível cultural melhor aos indivíduos para que estes entendam as ideologias que se escondem diante dos problemas ambientais que certamente estão vinculados à ordem econômica e social. É preciso garantir escola de qualidade , erradicação do analfabetismo e melhoria das comunicações para a formação dos indivíduos em busca de um ambiente digno sem agressões ambientais.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


Artigos Relacionados


Revolucionar A Ecologia

Meio Ambiente : A Responsabilidade De Todos

O Engajamento Pela Natureza

O Dia Da Terra - ReflexÃo Urgente

Planeta, Responsabilidade Ambiental E Mundo Da Economia

Meio Ambiente: E Eu Com Isso?

Ambiente, Empresa E Cidadania