PRIMEIRA TURBINA EÓLICA FLUTUANTE



Um dos fatos marcantes de 2.009 com relação às energias renováveis, surgiu com o desenvolvimento da primeira turbina eólica flutuante. Foi uma das Boas Notícias Verdes do ano, pois as locações de parques eólicos marinhos esbarravam em diversos problemas. Coincidência com rotas marítimas, oposição de ambientalistas, interferências em radares militares, desvio de rotas migratórias de aves e influências negativas no turismo eram as principais. O cenário poderá mudar pela possibilidade de deslocamento para águas profundas. Até então, principalmente devido à necessidade de fixação no fundo do mar, era preciso que os parques fossem próximos da costa. A profundidade maior elevava consideravelmente os custos, inviabilizando a instalação.

A empresa Statoil, gigante norueguesa em produção de petróleo e gás natural, dentre outros, iniciou a produção experimental de uma turbina flutuante. As pás e as peças aéreas são as mesmas utilizadas em outros modelos, o que barateia o preço final. A experiência de mais de trinta anos da Statoil também conta muito.

Na fase experimental a produção será próxima à costa apenas para facilitar reparos e possíveis imprevistos. Futuramente haverá a possibilidade de instalação em profundidades de até 700 metros. Segundo a empresa, os possíveis mercados são as costas da América do Norte, costa da Península Ibérica e costas da Noruega e Reino Unido. As novas turbinas flutuantes serão de utilidade em diversas situações, mas também serão de extrema valia em países costeiros e que possuem pouco espaço em terra firme. Veja mais Boas Notícias de Meio ambiente no Blog //ideias-verdes.blogspot.com

Álvaro Sad
Autor: Álvaro Sad


Artigos Relacionados


A EvoluÇÃo Das Boas NotÍcias Verdes

Amortecedor De VeÍculos Gerando Eletricidade

Notebook De Bambu E Os Novos Desafios

EstratÉgias Verdes Da ConvenÇÃo Democrata Americana

Co2 Vira MatÉria Prima De Tintas E Resinas

Forças Da Natureza: Energia Eólica

Primeira Motocicleta HÍbrida Do Mundo